« Volta  |  PMP » Aprovados » Até 2012

Depoimentos dos Aprovados

Base: Guia PMBOK® 4a Edição

Fui aluno da turma de Capacitação em GP.Fiz a prova para PMP em papel e já recebi o resultado (aprovado). Fiquei em torno de um mês estudando umas 2h/dia. Basicamente fazendo os simulados.Obrigado pela sua contribuição nesta conquista.
Francis Rossato Lopes - 08/12/2012

 Fiz o exame em papel e hoje recebi o e-mail do PMI informando que fui aprovado. Estudei conforme o plano de estudo da PM Tech lendo os principais livros indicados e realizei alguns simulados fornecidos pelo curso
Fernando Cézar - 08/12/2012

Recebi hoje a resposta do PMI e é com muita satisfação que o resultado foi positivo! A prova foi muito boa, no mesmo nível dos simulados (alias, os simulados estavam mais difíceis que a maioria das questões da prova), e estudamos (eu e o colega que também passou) pelo material do curso, e fizemos 5 simulados. Fica o meu muito obrigado e os mais sinceros parabéns pela qualidade do curso e do material, sem os simulados teria sido muito mais difícil se preparar para a prova.
Lucas Barcelos Leite - 08/12/2012

Realizei a prova de certificação PMP no dia 08/12 em Porto Alegre, a prova foi muito boa, com questões muito coerentes com os simulados e com um conteúdo que foi visto no curso. As questões de calculo foram muito mais fáceis e em menor quantidade com relação aos simulados. Gostaria de parabenizar a qualidade do treinamento, tanto para prova como para o dia a dia.
Maicon Martins - 08/12/2012

É isso aí pessoal, também já solicitei minha caneca! Faço questão de colocar um excelente depoimento no site da PM TECH, pois você esta de parabéns pela qualidade do curso, conhecimento, etc, etc,etc. Com certeza ter feito o curso na PM TECH foi o grande diferencial!
Marcelo Gomes - 08/12/2012


Fiz o curso preparatório e fui aprovado. Gostaria de lhe agradecer pelas excelentes aulas, ótimo material didático e principalmente pelo sistema de simulados. A PM Tech sem dúvida é melhor escola preparatória para a prova PMP. Mais uma vez muito obrigado!
Emerson Barrufi Fernandes - 08/12/2012

Quero minha caneca!!
Cristiane Lucia Jaskulski, PMP - 08/12/2012

 
Acabei de receber o email da PMI avisando que estou certificado. 
Nelson Wagner - 08/12/2012

Saiu o resultado. Passei.
Marcelo Matos - 08/12/2012

Gostaria de compartilhar minha preparação para a prova de certificação PM...  O curso é essencial para quem quer obter a certificação, principalmente pela qualidade da apostila da PM Tech e pela larga experiência do Mauro Sotille, o qual consegue passar todo o conteúdo de uma forma clara, light e usando muitos exemplos práticos; A meu ver o ideal é fazer a prova poucos meses depois de realizado o curso, após algumas semanas de auto estudo, para aproveitar o conteúdo (e os exemplos do Mauro) frescos na memória; Durante e após o curso, li uma vez só o PMBOK. Mas o foco do meu estudo foi a apostila e os simulados da PM Tech. A apostila resume e muito bem o conteúdo do PMBOK, ainda mais se você encheu a mesma de anotações durante o curso, o que aconselho fortemente; Os simulados da PM Tech certamente são a principal ferramenta para aprovação na prova...
Pablo Roos - 08/12/2012

O curso da PM Tech foi excelente, li e reli a apostila diversas vezes, procurando memorizar os pontos chave. O instrutor (Mauro) está de parabéns pois é extremamente claro e objetivo, com domínio do assunto e faz o treinamento fluir com “leveza”;. Logo após o curso, parti para os simulados – fiz todos do CD PM Tech e mais os oferecidos gratuitamente pela Internet (na apostila da PM tech tem os sites principais). Um ponto importante: Para cada questão que fiquei em dúvida ou que errei, fiz um “print” da resposta (que é bem didática e explicativa) e colei em planilhas do Excel, para atuar em meus pontos fracos. Li o PMBOK por completo só no final – É fundamental ter em mente as entradas/saídas/ferramentas e técnicas e enxergar os “links” entre os processos.  É claro que a experiência também me ajudou bastante, pois fica fácil correlacionar a teoria com a prática. O PMBOK é bastante genérico, se não se correlaciona com o dia-a-dia, os conceitos podem ficar “no ar”, e fica difícil assimilá-los. Por fim um ponto que posso dizer que foi falho em meu caso. Comecei a prova em um ritmo “muito tranqüilo”. Por um lado foi bom pois analisei muito bem as questões e pude captar muitas informações que estavam nas “entrelinhas” e algumas “pegadinhas”. Mas no final, o tempo ficou curto e tive que escolher as questões que não iria responder (umas 7 que tive que chutar, fazer o quê...).  A prova foi muito desgastante (saí “tonto”), mas não faltou conhecimento. A dificuldade maior foi a falta de tempo e o desgaste físico. Algumas questões também envolvem “julgamento”, bom senso sob o ponto de vista e raciocínio de um americano, o que exige um pouco de abstração; Após 11 dias da prova, enfim recebi o e-mail confirmando minha aprovação. Pulei na cadeira, é muito emocionante, uma grande conquista!! Agradeço à PM Tech pelo treinamento, simulados (muito aderentes às questões da prova) e dicas que muito auxiliaram para minha aprovação.
Cirano Gewehr Campanher - 08/12/2012

Passei na prova do PMP.
Carlos Alberto Fleck, 28/11/2012

Realizei ontem a prova de certificação PMP e fui aprovada.
Tábada Cássia Gomes da Rosa - 18/10/2012

Queria agradecer pelo apoio com as dicas, materiais e liberação dos simulados, contribuindo que eu pudesse estudar para o exame no qual fui Aprovado. Pessoal, acabo de receber, esta semana a ótima noticia de ter sido aprovado no exame do PMP realizado em Porto Alegre, no último dia 15/setembro. Gostaria de deixar o meu depoimento de como conduzi o pouquissimo tempo dedicado de estudo para ter sido aprovado na primeira tentativa do exame. Acho que tive sorte, pois só consegui dedicar 45 hs de estudo, incluindo o tempo de realização dos simulados que, aliás, foram o foco da minha estratégia. conduzi os estudos da seguinte forma: 1) Lia o capitulo do PMBok 2) Desenhava o Fluxo com os processos, principais entradas, saídas e técnicas que me lembrava. Ao término do desenho, o q havia esquecido, buscava no PMBok para completar. 2) Realizava toda a bateria de simulados ref ao capitulo (disciplina) 3) Quando não sabia responder a questão, parava e pesquisava a resposta ou solução (o que já considerava um ponto de estudo) no material do PMbok, apostila do curso da PMTech ou na propria Internet 4) Registrava num caderno, de forma bem resumida, tópicos importantes da questão, que eu julgava que iria esquecer até o dia da prova 5) Refazia o simulado, caso fosse reprovado 6) Fiz esse mesmo processo para cada Capitulo (Área de Conhecimento) 7) Na véspera da prova, estudei as anotações do Caderno e a folha de fórmulas. Achei a quantidade exagerada de questões com enunciados extensos, 5 linhas ou mais, que, para interpretação das questões situacionais, consumia muita atenção, e consequentemente gasto de tempo também. Questões envolvendo fórmulas ou cálculos foram muito poucas.
Eduardo C Ramos  - 15/09/2012

Recebi hoje por email, a excelente notícia de que fui aprovado no exame em papel, realizado em POA na escola Panamericana. Fiz o curso da PM TECH em abril e só fui fazer a prova em setembro. Neste intervalo de tempo a única coisa que fiz foi ler uma única vez o guia PMBOK e fazer um simulado para cada capítulo concluído. Isso deve ter totalizado no máximo 2 semanas de estudos, com 1 hora por dia. Eu nem iria fazer a prova, mas resolvi ir para conhecer o ambiente e tentar numa próxima oportunidade, mas felizmente, o resultado foi positivo!! Muito obrigado pelo conhecimento adquirido, pois, somente com o curso consegui ir bem a prova, sem a necessidade de mais montanhas de livros para ler.
Gelsimar Machado - 15/09/2012

Gostei muito do curso e do simulado, contribuíram muito para obter minha certificação.
 Caroline Neuwald - 15/09/2012

Recebi, ontem, a notícia da aprovação! Posso dizer que o teu treinamento foi fundamental na minha aprovação. Como atualmente quase todas as questões são situacionais, as dicas que tu passas em aula são muito importantes pra interpretar corretamente o que está sendo pedido. Os Simulados, estão muito aderentes às questões. Não lembro de nenhuma questão cujo conteúdo não tenha sido abordado, de uma forma ou outra. Agora sou PMP graças ao treinamento do mestre Mauro. Obrigado!
Nélson Richter  - 15/09/2012

Obtive a aprovação no PMP. A prova foi realizada no Inter Americano Educational Business Center, em Curitiba, pois não temos mais locais autorizados em POA, pelo menos ate o dia em que agendei a minha prova. Agradeço ao Sotille pela passagem de conhecimento durante o curso realizado em Nov/2011. De lá pra cá, estudei intercaladamente entre trabalho e vida pessoal, tirando 10 dias de ferias em Jul/2012, os quais foram dedicados a prova. Valeu o esforço. Material utilizado: Curso PM TECH com todo material didático; PMBOK 4a edição. Bom senso, segundo a visão do PMI (detalhe importante... :).
João Batista Brogni - 01/08/2012

É com grande satisfação e alegria que compartilho a obtenção da minha certificação PMP. Bem como agradecer pelo conhecimentos compartilhados no Treinamento realizado na PM Tech.
Depoimento completo em
Raoni Spyker Monteiro  - 31/07/2012

Sou do Rio de Janeiro e informo que fui aprovado no exame PMP e agradeço ao Mauro Sotille porque comprei o simulado da PM Tech e informo que as dicas foram muito importantes. Se eu fosse dar uma dica, faça um grande resumo, anote tudo, não se preocupe com o número de folhas, se preocupe com os detalhes: como é usado o processo de risco, Qualidade: entenda a qualidade. Pelas minhas anotações eu poderia simular uma questão teste:  Qual a relação entre Estimativa de Ordem de Magnitude, Ordem de Grandeza, Identificação de riscos de Alto Nível e Estimativa Paramétrica?   Planejamento de Alto Nível é realizado durante a INICIAÇÃO do projeto e pode ser criada uma EAP de Alto Nível e a realização de uma Estimativa de Ordem de Magnitude OU Ordem de Grandeza e a Identificação de riscos de Alto Nível. Essas informações podem ser utilizadas para identificar se o projeto pode ser entregue na data planejada e dentro do orçamento. Qualquer chute de tempo/custo antes de se ter uma EAP e o escopo completo e assinado é chamado de Estimativa de Ordem de Grandeza, onde se pode variar pra ±50%. Mais tarde, conforme mais informações são conhecidas, as estimativas podem estreitar para uma faixa de ±10%. Estimativa orçamentária este tipo de estimativa normalmente é feita durante o planejamento do projeto com o intervalo de -10% a +25% do real. Estimativa definitiva conforme o projeto progride, a estimativa se tornará mais refinada. Alguns gerentes de projetos usam o intervalo de ± 10% do real, enquanto outros usam de -5 a + 10% do real.
Rodrigo da Silva Lopes - 27/07/2012

Gostaria de compartilhar com todos que depois de muito esforço e estudo obtive a minha certificação PMP. Foi grande a surpresa de receber o e-mail do PMI informando o resultado da prova em papel. Para quem esperava ter o resultado em seis semanas receber em apenas 10 dias foi excelente. Para que ainda busca a certificação segue como estudei: Fiz a tuma 88 do PM Tech em abril de 2011. Material de apoio do site da PM Tech, vale a pena usar. Uma lida no PMBOK, apenas para dizer que li porque não ajudou muito. Simulados e Apostila da PM Tech (milhares de vezes). Fiz várias cópias do Fluxo Resumido de Processo da PM Tech e deixei em pontos estratégicos (no vidro do banheiro, na mesa do escritório, e uma cópia reduzida que andava sempre no bolso para consultas). Os simulados eu procurava fazer várias vezes por dia no tempo livre que tinha. Muitas vezes o tempo dava apenas para umas 10 questões. Nos últimos dias antes da prova parei os simulados e fiquei apenas estudando os pontos que precisava melhorar.  Quanto a prova estava bem difícil, poucas foram as questões que tive 100% de certeza de acerto. As 4 horas estão no limite, o ideal é fazer a prova e já ir preenchendo a ficha ótica para não perder tempo no final. Obrigado ao Mauro Sotille por todo conhecimento e material disponibilizado, tenho certeza que fiz a escola certa quando decidi fazer o curso na PM Tech.
 Eng° Wander Ferreira Esteves - 23/06/2012

Recebi hoje o resultado do exame feito em papel e graças a Deus consegui ser aprovado Que sensação maravilhosa é passar no PMI depois de tanto estudo!
 Marcelo G. Rosenthal  - 23/06/2012

Consegui a certificação. Grande professor Mauro!! A prova foi bastante difícil, contendo todo o material.
Muito obrigado e parabéns pelo conhecimento fornecido (treinamento).
Paulo Suzuki - 20/04/2012

Ontem conquistei a certificação PMP! 80% do estudo foi com o Simulado da PM Tech.
Igor Rodrigues - 12/04/2012

Queria avisar que passei na prova. Obrigado pela ajuda, Quero minha Caneca rsrsrs.
Felipe Blaas - 16/03/2012

É com grande satisfação que eu informo que agora também sou certificado PMP. Fiz a prova dia 02/03 e reforço o que já foi dito na lista, o simulador da PM Tech me ajudou bastante na preparação.
André Lehdermann Silveira - 02/03/2012

 Fiz a prova ontem, e hoje já é possível encontrar meu nome ao procurar pelo site.
Agora quero a minha caneca!
Martim Sisson - 01/03/2012

Agradeço a todas as lições e material de estudo fornecido pela equipe PM TECH, os quais foram muito importantes para meu aprendizado da teoria de Gerenciamento de Projetos segundo o PMI.
César Ricardo Konrad - 23/02/2012

Tenho a satisfação de anunciar que sou o mais novo PMP do grupo! Trabalho com gerenciamento de projetos, fiz o curso introdutório da PMTech (turma 73) há dois anos e continuei minha preparação paulatinamente, dentro das possibilidades que a atribulada vida profissional permitiram. Depois de tanto suor, estou contente e orgulhoso. A prova teve uma série de questões longas e um pouco confusas. A tradução atrapalhou em alguns momentos e precisei recorrer ao original em inglês para me "salvar". Muitas questões de riscos, e a clássica massa de perguntas sobre entradas e saídas de processos. Algumas questões ficaram mais longas e complexas para "acoplar" os conceitos de Responsabilidade Social e Profissional. Usei quase a totalidade do tempo. Obrigado à PM Tech e, principalmente ao Mauro Sotille. Apesar dos dois anos já passados, muito do conteúdo que domino ainda vem do curso.
Mas a experiência da certificação só será completa quando puder exibir minha caneca exclusiva!
Fernando Bartelle - StudioB Arquitetura e Urbanismo - 30/01/2012

Aproveito para agradecer a toda a equipe da PM Tech pelo excelente simulado oferecido, recomendarei a todos os meus amigos que estão nesta árdua caminhada para a certificação PMP.
Marcio Moura de Campos - 24/01/2012

Já Sou CAPM!.
Luci Jochins - 15/12/2011

Fiz o curso da PM Tech e ontem realizei o exame de certificação PMP e fui aprovado.
Carlos Theisen - 28/11/2011

Boa noite! Hoje fiz a prova e fui aprovado! Obrigado pelo curso e pelas dicas, realmente fazem a diferença. Os simulados são excelentes e indispensáveis para quem quer a certificação, são muito aderentes a prova e nos deixam totalmente preparados para o dia da verdade. Aos que estão na luta: vão em frente, o sentimento de realização nos estimula ao próximo objetivo!
Nicolas Rossi - 21/11/201
1

Tenho a grande satisfação de lhe informar minha aprovação na prova de certificação do PMI, Agradeço seu apoio e espero me aprimorar cada vez mais nesta área.
Marco Antonio Corvino Iaconis - Fibria/SP - 31/09/2011

Acabei de receber o e-mail do PMI. Passei no exame!!! Foi uma semana com foco total nos estudos, claro, aproveitando a experiência dos últimos anos. O simulado da PM Tech foi de grande ajuda para eu ganhar confiança para prova.
Gustavo Krowczuk - 10 /10/2011
 

Vou aí buscar minha caneca, obtive a credencial PMP!
Fernando D. M. Katz- 30/08/2011
DHB Componentes Automotivos S.A.

Fiz o exame de certificação PMP (30/08/2011) e fui aprovada. Minhas dicas são as seguintes: Estude, estude e estude. Depois faça simulados, faça simulados e faça simulados (de 200 questões!!!). Você vai precisar acostumar o seu corpo e a sua mente. É bem estressante, acredite. Quando estiver acertando 80% das questões você está preparado. Boa sorte a todos.Quero minha caneca!!!
Claudete Cunha de Moraes - 30/08/2011

Gostaria de compartilhar com vocês que fiz a prova no último dia 30 e passei.  Sem dúvida o simulador ajudou a “ costurar “ os conceitos na minha cabeça. Fiz a leitura do PMBOK e RITA duas vezes, mas o simulado foi fundamental para fixar os conceitos e pegar o jeito da prova. Não basta estudar e decorar o conteúdo, já que as questões são situacionais. Você deve adquirir habilidade de leitura e interpretação rápida da pergunta e do cenário onde o conceito está inserido, o que é possível apenas através dos simulados. Uma dica: usei os simulado de uma forma diferente. Após responder cada questão já verificava o resultado na sequência e estudava a resposta em relação a pergunta, sem me preocupar com o tempo e se estava acertando ou não. As vezes recorria ao PMBOK para reaver o tópico. Agradeço muito e com certeza indicarei vocês para o pessoal que está correndo para a certificação aqui na GE. Em contrapartida, gostaria muito de receber aquela famosa caneca PMP.
Antonio Martinho - 30/08/2011
GE Energy Motors, Campinas ==

Fiz hoje pela manhã a prova de certificações e... "Congratulations on passing the PMP examination". Quero minha caneca! Praticamente toda ela foi de questões situacionais, entre estas várias mescladas com o assunto ferramentas e técnicas e E/S de processos. Poucas questões de cálculo, porém várias que exigiam saber as fórmulas para se responder. Optei pela a prova em português, tinham várias questões com problema de tradução as quais para entender tive de dar um olhada na questão em inglês.Consegui manter um ritmo de em média 1 minuto por questão, no fim sobrou um tempo para revisão. Obrigado pelas orientações, dicas e apoio! (muitos por e-mail após o curso)
Luiz Adriano A. Ferreira, 23/08/2011

 Fiz um planejamento que contemplava leitura completa do Guia PMBOK + livro preparatório da Rita + apostila do curso e a realização de todos os simulados que acompanhavam o CD do curso. Em 5 meses de estudo e aproximadamente 150 horas eu havia completado esse roteiro, porém quando fui realizar a prova, teve uma queda de luz e a minha prova não conseguiu ser recuperada. A moça que cuidava da sala então me propôs duas possibilidades: recomeçar a prova do zero ou remarcá-la para outro dia. Eu com muita ansiedade e obcecado pela aprovação optei por recomeçar a prova porem não avaliei o risco físico e mental. Saí da prova as 16h cansado e com fome. Isso resultou na minha reprovação. Porem não desisti, Não subestimem o tempo de duração da prova. A prova tem muitas questões capciosas, só com muito estudo é possível dominar todo o conteúdo. Eu tenho alguma experiência em certificações, a PMP é a minha oitava. No meu ponto de vista essa foi a que me exigiu um esforço muito superior as outras mesmo que o assunto não fosse novidade pra mim. Outra dica é prestar bastante atenção nas explicações das questões simuladas. Raramente apareceu alguma igual no exame, porem muitas eram similares. Através das explicações das respostas dos simulados é possível estender o conhecimento no assunto. Por fim, um entendimento das entradas / ferramentas e saídas de todos os processos.  Credito muito dessa certificação ao curso realizado na PM Tech e aos seus ensinamentos. A caneca que a PM Tech dá para quem é aprovado para mim será um símbolo dessa importante conquista.. Boa sorte e sucesso a todos
Cassius Bombarda, 23/08/2011

Fiz o exame da certificação PMP e fui aprovada. Curso PMTech (turma 76) em abril-maio/10 mas comecei a estudar apenas este ano. Leitura do PMBOK 1x. Leitura a apostila do curso e resolução de todos os exercícios da apostila 1x . Leitura do livro como se tornar um profissional em gerenciamento de projetos 1x. Livro da Rita 1x. Fiz 4 Simulados da PMTech. Estudei em torno de 200 horas. Fiz a prova quando já estava acertando 80% em todos os simulados. Houveram inúmeras questões idênticas sobre VA, IDC, IDP.
As questões dos simulados da PMTech e da Rita foram muito semelhantes com as questões da prova.
Abraços e muito sucesso a todos!
Juliana Remor - 22/08/2011

Gostaria de informar que consegui obter a certificação do PMI.
Gisela Costa - 22/07/2011

Fiz minha prova de certificação ontem e fui aprovado!!! Foi uma intensa preparação (pelo menos 150 horas de estudo e umas 30 de simulados) que valeram muito a pena. Terminei a prova em pouco mais de 3 horas. As questões com IDC e IDP estavam bem fáceis, bastando ter atenção. Já as questões situacionais continham "pegadinhas" tipo "reserva para gerenciamento", sendo que a expressão que estamos acostumados é "reserva gerencial" e algumas c/mais de uma resposta que se poderia considerar certa. Nessas, é imprescindível uma 2ª lida para melhor interpretá-las. Enfim, tudo que o mestre Mauro já nos tinha dito. Agora estou pronto para o principal: MINHA CANEEEEEECA !!!
Luis Pedro - 19/07/2011

Fiz o exame da certificação PMP nesta manhã e fui aprovado. Aguardo o envio do prometido troféu (caneca).
Curso PMP (turma 87) em março-abril/11.  Estimo haver estudado 100 horas de estudo individual.
Marcus Sanches - 15/07/2011

Fiz a prova hoje para PMP e passei!!! A prova é mais fácil que os simulados da PMTech. Caiu uma questão sobre diagrama de Tornado, como havia mencionado e muitas, quase todas de comunicação e RH, tratando de equipes virtuais ou de desenvolvimento de projetos em outros países com equipes de diferentes partes do mundo. Quero agradecer o apoio e a prontidão com a qual você se apresentou para tirar dúvidas, e não foram poucas. Saio de Porto Alegre muito feliz pela certificação e pela experiência com o curso na PMTech, estou indo para Brasilia trabalhar com projetos. E quero a minha caneca hein...
André Luiz Pereira Corrêa, PMP
Engenheiro Mecatrônico pela Universidade de Brasilia
12/07/2011

Fiz a prova de certificação e foi aprovado! Os simulados da PMTech retratam com bastante fidelidade a realidade da prova. Na prova tiveram muitas questões diretas sobre entradas, saídas e ferramentas dos processos ou um texto que remetia a um processo específico. Muitas questões situacionais perguntando sobre conflitos de equipe e estilos de liderança, 3 questões sobre análise de Monte Carlo e uma sobre diagrama de tornado. Os cálculos são facilmente resolvidos com fórmulas básicas (VC, VPr, IDC e IDP), algumas questões sobre folga total e livre.  Conhecer os "gurus" da qualidade foi importante também. Mauro, eu quero minha caneca!!! Abraço e sucesso a todos!
Rodrigo Borges da Silva - 02/07/2011

Segunda passada fiz a prova e passei sem maiores problemas.
O simulado da PM Tech foi de grande valia. Muito obrigado.
Frederico Comério - 19/06/2011

Neste último sábado fiz o teste de certificação para o PMP e fui aprovado! Alguns pontos que me chamaram a atenção no teste: Pouca necessidade do uso da calculadora; Muitas questões voltadas à experiência do profissional em gerenciar projetos; Algumas questões de entradas e saídas de processos; Dá para fazer a prova com tranqüilidade, e ainda sobra 01 hora para verificar as “marcadas”; A prova começou com 30 minutos de atraso. E na preparação: Foco nos simulados; Apostila da PM Tech foi fundamental; Uma lida no PMBOK. Mauro, já sabe, quero minha caneca!
Alexandre Wolf - Yara Brasil Fertilizantes - 19/06/2011

Primeiramente gostaria de agradecer ao pessoal da PM Tech, pois fiz o curso ano passado e sempre me forneceram apoio quando precisei, principalmente sobre o exame simulado. Para quem for fazer a prova, seguem algumas dicas: Caíram quatro questões muito parecidas sobre valores de IDP e IDC e pedindo que você indique como está o projeto (questões muito simples); As questões de RH focavam nas técnicas de resolução de conflito e formação de equipe; Diferença entre os processos de Qualidade e também Controle de Qualidade x Verificação de escopo; Sobre risco teve uma questão sobre o diagrama de tornado, a qual respondi com sucesso, devido a atenção especial que dei a este assunto depois de ter recebido um e-mail deste grupo, onde o Mauro enviou a questão exemplo que existe no simulado; A prova exige muitos detalhes sobre os processos de Escopo (técnicas e ferramentas, entradas, saídas, relações com outros processos, etc) e muita atenção.Não querendo ser repetitivo, mas já sendo, a principal  dica é fazer os simulados até atingir uma média de acertos de 80%. Bons estudos a todos!
Há ja estava esquecendo, Mauro quero a minha caneca!
Vítor Hugo Hoffmann da Costa - 15/06/2011

Passei na certificação...quero uma caneca....
Dagoberto Trento - 14/06/2011

Valeu muito o curso e os simulados, permitindo a correta organização de todos os conhecimentos e os exercícios necessários para preparar-se melhor para a prova. Muito obrigado.
Alvaro Cagnasso - 14/06/2011

Quanto à prova, achei parecida com os simulados e senti mais dificuldade com algumas questões de E/S. Cálculos bem simples de VA, IDP e IDC. Questões sobre diagramas principalmente carta de controle, árvore de decisão e análise de sensibilidade. Tinha uma questão perguntando qtas variáveis eram possíveis no diagrama de dispersão por exemplo. Me chamou atenção isso, dava uma situação e tinha que dizer qual era o melhor diagrama / gráfico. Eu cai na auditoria e foi muito organizado todo o processo com o PMI.
Cláudia Bagatini - 03/06/2011

Fiz a prova e fui aprovado. Meu roteiro foi: Li o PMBOK 2x; Li o livro "Como se tornar um gerente de Projetos";
Fiz todos os simulados da PM TECH...e após revisava todas as questões anotando os detalhes de cada uma para, nas últimas semanas de estudo, me concentrar só nessas anotações. Fiz a prova em 3 horas...e os simulados foram fundamentais.  Quanto ao teste, achei que teve muitas questões solicitando entradas /ferram / saídas para diversos processos. Era decoreba que eu não fiz. Haviam questões de cálculo de VA que eram tão simples e diretas que parecia pegadinha...Exemplo: Fornecia VA e CR e solicitava IDC. Como não poderia deixar de ser, solicito informações para receber meu troféu (caneca)!!!!  Muito obrigado!
Richard Traut -  03/06/2011

Hoje pela manhã fiz a prova e obtive a aprovação - Mauro! Quero minha caneca pra exibir por aí! A estratégia de estudo, pós curso PM Tech, foi focada nos simulados da PM Tech. Fazia os simulados completos, corrigia as questões, depois fazia uma avaliação das áreas com menor performance no simulado e revisava-as. Por fim começava novo ciclo fazendo o simulado e assim sucessivamente. As questões seguem muito de perto as questões dos simulados.
Cleber Sana - 25/05/2011


Fiz a prova para a certificação PMP com sucesso. Para o exame me preparei lendo e realizando os exercícios da apostilha da PM TECH. O material que mais ajudou no meu aprendizado foi os exames simulados da PM TECH. O tempo de 4 horas é suficiente, porém é importante simular uma prova de 4 horas.
Maurício do Nascimento (Turma 76) - 18/05/2011

Fiz a prova e fui aprovado. Agora, um profissional de gerenciamento de projetos certificado pelo PMI.
Obrigado pela ajuda.
 Adriano Pitt - 13/05/2011

Passei na prova e agora sou uma PMP! Quero agradecer suas instruções com relação ao cadastramento e as horas de projetos e ao treinamento em si que foi fundamental para que eu conseguisse realizar este sonho.
Priscila Nesello - 11/05/2011

 Fiz a prova no último dia 06 e passei, graças a sua valiosa contribuição.
Muito obrigado.  Aguardo a minha caneca.RSRSRSR
Júlio César Silveira- 06/05/2011
Fíbria - SP

Não achar que o período de 1 ano de elegibilidade é muito tempo. Eu cometi este erro e não planejei corretamente o período de estudo e agendamento da prova. Marquei o exame para o último dia possível e tive que correr atrás de todo o tempo possível para estudo. Li uma vez o PMBOK e a apostila da PMTech. Após, foquei nos simulados da PMTech. Sempre que finalizava os simulados, revisava as disciplinas que tinha uma pontuação mais baixa na apostila da PMTech. Fazer todos os simulados faz muita diferença. Durante todo o processo de estudo, o resumo de fórmulas e fluxo de processos da PMTech sempre na mão. Achei a prova muito boa de ser realizada, pois a maioria das questões foram situacionais. Utilizei 2:45 para passar todas as questões, marcando todas as que tinha dúvida. Após, fiz a revisão das marcadas, levando mais 45 min. Fundamental ler atentamente as questões, pois o enunciado já elimina algumas alternativa e, por vezes, indica a alternativa correta. Achei as questões bem distribuídas entre os processos e disciplinas: Sobre questões de cálculo, muito foco sobre índices de desempenho (custo e prazo). A maioria das questões não é necessário calcular nada e os índices são dados. Fundamental entender como o projeto esta no momento, segundo os índices apresentados. Existem algumas questões sobre entradas, ferramentas/técnicas e saídas de processos. Mesmo que não saiba qual é, neste ponto é importante pensar: "que info preciso para trabalhar neste processo", "o que entrego para o processo seguinte", etc. Muitas questões com "a melhor", "deve", "fazer primeiro", etc. Prestar atenção nisso, pois também é o indicativo da resposta correta.
Fabio Lara - 30/04/2011

Passei no exame de certificação hoje. Nada mal pra quem terminou o curso 9 dias atrás!
A prova me pareceu bem mais fácil que os simulados. Calculadora nem precisou.
Júlio Leão Silva
Jr. - 18/04/2011

Consegui a certificação PMP.  Estou aguardando minha caneca!
Fernando Ramiro Martins
Coordenador de Projetos - Gerência de Engenharia - Unidade Aracruz
15/03/2011

Segui o plano de estudos e todas as suas dicas: Marquei a data a seis semanas atrás, durante as 4 primeiras semanas estudava em média 4 horas, com descanso aos domingos, nas duas últimas semanas, solicitei dispensa do trabalho e ampliei a carga para 9 horas por dia. Ao perceber que perdia percentual nos simulados nos dias em que descansava, adotei a estratégia na última semana de estudar direto, ou seja, não descansei o dia anterior. Três dias antes da prova, reescrevi um Resumo de 10 páginas do PMBOK, para ajudar a fixar os conceitos. As dicas dos últimos participantes foram importantes, caem bastante sobre as formulas de variação de custo e prazo, e os índices de desempenho de Custo e Prazo e 1 uma questão de ENT, bem como muitas questões de riscos. Qualidade é um área que cai muitas questões e principalmente, claro, sobre os processos, entradas, ferramentas e saídas. O primeiro simulado da PM Tech foi o que mais achei parecido com a prova. É importante salientar que uma bibliografia complementar ajudou muito. Gostaria muito de agradecer os materiais e todas dicas pois foram fundamentais atingir o objetivo. Obrigado pela ajuda e grande Abraço!!!
Daniel Freitas - 14/03/2011

Fiz o curso na PM Tech em 2008. Em função de prioridades fui postergando minha certificação, mas sempre trabalhando na área. No dia 12/03 resolvi prestar o exame para o PMI e obtive aprovação. Gostaria de agradecer à PM Tech que, além de proporcionar um curso de preparação com extrema qualidade, suportou os estudos mesmo após o encerramento do curso.
Sobre a prova: Usar a folha de rascunho para desenhar os processos e as fórmulas. O desenho dos processos ajuda muito na hora de responder as questões. As fórmulas escritas ajudam a identificar visualmente qual utilizar. Poucas questões de cálculo, em torno de 3-4. Cálculo simples de variação de custo ou IDC. Muitas questões perguntando a diferença sobre garantir e controlar a qualidade. Para quem não é acostumado com esse tipo de assunto, sugiro estudar bastante e procurar fazer analogias dos processos com situações reais. É mais fácil de lembrar. Muitas questões perguntando a situação do projeto, apresentando IDP e IDC. Questões situacionais. Muitas delas!

Processo de estudo: Li o PMBOK uma vez e preparei um resumo dos processos com suas entradas técnicas/ferramentas e saídas. Posteriormente usei apenas o resumo  Li o livro do Harold Kerzner (Gestão de Projetos) Li o livro "Como se tornar um profissional em gerenciamento de projetos". Repassei as anotações que fiz durante as aulas na PM Tech. As dicas que o Mauro dão são muito importantes Simulados.. Simulados.. Simulados. Sempre estudando as áreas que obtinha menor aproveitamento. Trabalhei com 50 questões para medir o conhecimento e fiz 2 exames de 100 questões e 2 de 200. Experiência profissional! Parece bobagem, mas durante a prova me vi em diversas situações que já havia passado no "dia a dia". Para mim os simulados foram fundamentais. Não apenas para medir a evolução do conhecimento mas para preparar o candidato fisicamente para a prova. Não, não estou brincando! Fazer 200 questões em 4 horas é uma prova de resistência também (hehehe). De mais, era isso. Com o material de aula + PMBok e bastante estudo a aprovação tem um caminho mais curto.
Gustavo Passos Tourinho - 12/03/2011

Pode mandar minha caneca!
Mauricio R. R. Silva - 28/02/2011

Consegui a aprovação no exame PMP. Primeiramente gostaria de agradecer ao pessoal da PM Tech. Caíram umas quatro questões quase iguais apresentando valores de IDP e IDC e pedindo que você indique como está o projeto (questões muito simples); As questões de RH focavam nas técnicas de resolução de conflito (confronto, negociação, recuo, etc); Diferença entre os processos de Controle de Qualidade e de Verificação de escopo. Muitas questões sobre risco e quase todas apresentando uma ação do gerente de projetos e questionando em que processo ele estava. A prova exige muitos detalhes sobre os processos de Escopo (técnicas e ferramentas, entradas, saídas, relações com outros processos, etc). Bons estudos!
Júnior César Alves - 25/02/2011

Fiz minha prova na semana passada em São Paulo. De maneira geral, achei a prova em um nível médio de dificuldade se comparado com os simulados. Teve algumas questões difíceis mas o que mais me chamou atenção foram as questões que exigiram cálculo. Todas sem exceção foram muito fáceis exigindo apenas uma operação matemática. As de valor agregado então foram barbada. Isto acaba sendo um pouco prejudicial na hora da prova porque você acha que a resposta está muito na cara para ser verdade e acaba procurando pelo em ovo. Mas no geral acho que fui bem (resultado em anexo). Um grande abraço e obrigado!
Vinicius Brasil Pim, PMP - Coordenador de Projetos - Fibria - Aracruz,ES - 21/02/2011

Fiz o exame  e passei! O curso e as dicas foram fundamentais no exame.
Wagner Cendra - Turma 83 - 20/02/2011

Fiz a prova e passei. As dicas do treinamento foram excelentes e o simulador da PM Tech ajudou muito a atingir o resultado positivo. Agora, só falta a caneca para eu ser um PMP completo!!!
Nilson Gracia de Oliveira - 17/02/2011

Informo que fui aprovado no exame PMP
Marcos Antonio Betini - Unidade Aracruz - 16/02/2011

Passei no exame PMP! As dicas e o simulado fornecido no curso foram muito uteis para o exame PMP!
DICAS E SENTIMENTO SOBRE O EXAME PMP: Fazer simulados (estava acertando 75% nos últimos). Conhecer todos os processos e suas principais interações nas áreas e fases (perguntas situacionais sobre determinado processo e fase de projeto. Ex:querendo saber qual a prox. processo ou qual processo se encontra). Conhecer os "gurus" de RH e qualidade. Conhecer as formulas de analise de valor agregado (pouco calculo, mais de uma questão apresentando indices (VA, VC, IDP, IDC) e querendo saber se o projeto estava atrasado/diantado em relação ao cronograma e acima/abaixo dos custos planejados. Perguntas sobre cronograma (calcular folga a partir de uma rede). Fazer braindump nos 15 min iniciais descrevendo os itens acima resumidamente. Marquei p/ 8:30. Era 08:45 e não tinham me chamado ainda, então pode ocorrer atraso p/ iniciar a prova (comecei pelas 9h), mas não prejudica o tempo de exame, somente p/ sair.
Eduardo Androvandi - 03/02/2011

Gostaria de informar que fiz a prova do PMP no dia 31 e passei. Segui exatamente suas dicas quanto aos simulados e não tive problemas. A prova é bastante alinhada com os simulados e com o curso preparatório. Da turma da Fibria que fez o preparatório, todos os que já fizeram a prova passaram, portanto 100% de aproveitamento até agora.
Jean Willian de Moraes - Gerente de Engenharia e Projetos - Fibria - 31/01/2011

Estou escrevendo para informar minha aprovação no exame para certificação PMP! Mais uma vez, obrigado pelo treinamento e material de estudos.
Marcos Fabricio de Franceschi - Consultor de Projetos - Fibria - 28/01/2011

Inicialmente gostaria de agradecer a atenção e informar que fui aprovado na Certificação PMP e que os simulados que foram enviados pela PM TECH, foram de fundamental importância no resultado alcançado.
Gustavo Muricy Torres - Odebrecht - 17/01/2011

Acabei de passar no exame e gostaria de compartilhar algumas dicas:
Li o material(2x). Fiz muitos simulados. Aqui você tem uma idéia bem clara da forma como eles vão abordar no exame. Verificava as questões erradas e o motivo do erro. Geralmente era preciso voltar ao material de apoio para entender. Fazia o BrainDump diariamente durante a semana anterior ao teste.
Notei que o meu rendimento estudando na biblioteca era muito melhor do que estudando em casa.  Muita disciplina e força de vontade. As dicas do Sotille em aula valem ouro.
Christiano dos Santos Berti - Turma 75 - 19/11/2011

Realizei a prova de certificação PMP e fui aprovado.
Sidinei Model - Turma 82 - 18/01/2011


Fui aprovado no exame PMP na primeira tentativa.
Gabriel Hoff - 05/01/2011

Fiz o curso na turma 81, e o curso me ajudou bastante na orientação de preparação para a prova e revisão geral dos conceitos. Me surpreendeu a quantidade de questões sobre Valor Agregado, mas todas boas de responder sabendo os conceitos, fórmulas e avaliação IDC/IDP! Obrigado!
Carlos Eduardo M. Machado
Terex Roadbuilding Latin America - 12/12/2010

O curso preparatório do PM Tech foi muito importante pra mim pois tive oportunidade de esclarecer e reforçar vários conceitos além de me atualizar das mudanças da última versão do guia PMBOK... quando atingi e mantive os 80% de acertos nos simulados marquei a prova... Resultado final, CONGRATULATIONS.
Márcio Vaz Goulart - 18/11/2010

Fiz o exame de certificação esta manhã e fui aprovado.  Muito obrigado pelo enorme apoio durante as aulas, e após o término das aulas através dos inúmeros emails para esclarecimento das dúvidas.
Daniel Werneck Pinheiro
28/10/2010

Fiz hoje a prova do PMP e passei. Não estava difícil, realmente os simulados dão uma grande ajuda.
Murilo Schulz - 08/10/2010

Fiz ontem  a prova de certificação PMP e fui aprovada!
Maria de Fatima Borssatto - 21/09/2010

Estudei resumindo o Guia PMBOK e realizando todas as questões que consegui pela frente, principalmente o simulado da PM Tech, o melhor e mais parecido com a prova. Meu muito obrigado pela ajuda,
David Guaspari Barreto - 23/08/2010

É com a grata satisfação que gostaria de lhe informar que obtive a credencial de PMP junto ao PMI. Tal conquista se deu com a ajuda indispensável do material fornecido pela PM Tech em seus cursos.
Parabéns pela qualidade!
Christiano Santos -  Good Card -10/08/2010

Finalmente consegui chegar ao meu objetivo!!! GANHEI UMA CANECA DA PMTECH!!! E de brinde ainda tirei a certificação PMP!! Valeu o esforço... Obrigado. Maurício Lempke Nunes - 09/08/2010

Realizei com sucesso a prova de certificação PMP hoje pela manhã.O conteúdo foi bastante parecido com os simulados do preparatório, com muitas questões situacionais e extensas. Gostaria de agradecer a atenção dispensada durante o treinamento, e dizer que o simulado foi essencial na minha aprovação assim como as aulas em Porto Alegre. Valeu a pena as viagens do Rio de Janeiro até Porto Alegre! Apesar de conhecer muitos instrutores (professores) dá área de GP e do conhecimento prévio adquirido durante o MBA da FGV, a sua didática fez toda a diferença na abordagem que tem a prova de certificação.
Igor Lucas, RJ - 04/08/2010

Fiz a prova ontem e obtive a certificação. Obrigado pelas dicas. Algumas sugestões para quem vai fazer a prova: Utilizei apenas o PMBOK, apostila PM Tech e os simulados e dicas do CD. Não usei outros livros. Meu roteiro foi: leitura PMBOK + simulados + eliminação de dúvidas. Os simulados são essenciais. As questões que envolvem cálculo são muito simples, a maioria dá pra fazer sem a calculadora. O tempo é suficiente, fiz a prova, revisei e sobrou tempo.
Celso Peter - 14/07/2010

Passei no exame feito neste mês. Obrigado pelas dicas dadas em classe.
Rogerio Almeida - 13/07/2010

Fiz a prova ontem pela manhã e....PMP!!! Como dica para que está se preparando, aconselho fazer os simulados. Eles foram fundamentais para mim.
Henrique Becker - 06/07/2010

Conquistei a certificação PMP. Foi uma emoção muito grande!! Sem dúvida nenhuma, o seu simulado me ajudou muito na preparação!!!!
Kelly Anselmo, SC - 07/06/2010

Hoje pela manhã fiz o teste e ... agora sou PMP!! Aguardo minha caneca.
Pablo Garateguy - 07/06/2010

Hoje pela manhã fui fazer o teste de certificação e: CANECA !!! Material utilizado: PMBOK; Livro “Como se tornar um profissional em Gerenciamento de Projetos”; Apostila do curso PM Tech; Software de simulados da PMTech; Alguns arquivos do CD PMTech, sobretudo os resumos e artigos. Fiz o teste em 03:30, descansando uns 5 minutos após a questão 100.
Alex Cardoso - 04/05/201
0.

Hoje pela manhã obtive minha certificação  PMP. Gostaria de agradecer a PM Tech pelo curso, material e as dicas. O uso de simulados fez diferença no exame. Segui o plano de estudo indicado e durante os simulados fui identificando as deficiências. Estas foram eliminadas com uma nova leitura do material. Na ultima semana realizei todos os simulados PM Tech simulando o exame, o que me “treinou” para as questões situacionais. Observei mais questões de aquisição,  risco, qualidade e ética.
Fulvio Ritter - 30/04/2010

Hoje fiz a prova e fui aprovado. Estudei através do material da PM Tech, principalmente os simulados, e a prova é bastante semelhante. É necessário não descuidar do tempo.
Glênio Rigoni - 17/04/2010

Fiz a prova hoje à tarde e fui aprovada. Não achei a prova difícil, fiz o simulado que o Mauro me orientou e isso me deixou super tranqüila! Fiz todas as questões, marquei as que tive dúvidas e consegui revisar todas, ainda com tempo de tomar um lanche (meu almoço!)
Roberta Barbosa - 07/04/2010

Eu tbm consegui o PMP. Forte abraco.
Rafael Azevedo (São Jose dos Campos/ SP - Mectron) - 20/03/2010

É com muita alegria que informo que passei na prova de certificação do PMI. A prova não estava difícil, pois estudei muito e fiz vários simulados. Durante a prova, tem que prestar bem atenção nas perguntas e analisar todas as respostas. Tiveram várias perguntas de Aquisição e Ética. Poucas questões envolviam cálculos complexos, apenas utilizando a lógica do que significa cada sigla de Custos já é suficiente pra responder estas perguntas que envolvem cálculos de custos.
Helen Klering - 17/03/2010

Fiz parte da turma #66 da Pm Tech e finalmente reservei um tempo pra estudar e fazer a prova, e consegui passar. O curso fez toda a diferença no modo como interpretei os textos do PMBoK.
Parabéns pelo curso Mauro.
Marco Enes - 15/03/2010

Fiz o exame para obter a certificação PMP. Terminei faltando uns 10 minutos. Foram muitas questões de processos, inclusive sobre entradas.As de PERT foram fáceis.Poucas questões extensas.
As questões são muito parecidas com os simulados, algumas até pareciam ser a mesma.
Paulo César Martins Amaral
Construtora Andrade Gutierrez S.A.

É preciso domínio de todos os assuntos, pois tiveram  questões teóricas, processos, ferramentas e técnicas, entradas e saídas, etc., porém muitas questões sobre situações do dia a dia que vivenciamos nas empresas.O simulador PM Tech foi realmente essencial, pois as funcionalidades são praticamente as mesmas -  isso diminui o estresse pela familiaridade com a mecânica da prova. Além disso, as questões dos simulados também se aproximaram muito. Projeto certificação PMP encerrado com sucesso!
Roberto Karst Kaminski - 12/02/2010

O material do curso da PM Tech me deu base para ir confiante para a prova.  Sugiro a regra dos 3, ler uma vez com atenção e passar pelo livro mais duas vezes.  Procurar atingir 80% nos simulados para ir despreocupado.Concordo também que o simulado do Mauro faz toda a diferença.
Moisés Simões
FMTec Consultoria - 12/02/2010

Gostaria de reportar minha aprovação na certificação PMP hoje pela manhã. Obrigado.
Rafael Fabris Furlan - 14/01/2010

Conquistei minha certificação PMI. Utilizei o software de simulados da PM TECH com uma das ferramentas de estudo. Ele foi bastante útil. Ele realmente se parece muito com as questões encontradas na prova. Vale a pena se dedicar e utilizá-lo na preparação.
Leandro Ostroski - 17/12/2009

Fiz a prova de certificação hoje pela manhã e fui aprovado!  A maior parte das questões da prova me pareceu mais fácil que as dos simulados. Sobre a prova: É extensa e cansativa mesmo. A tradução para português está muito boa, usei a versão em inglês apenas para os acrônimos. Não recebemos um relatório detalhado de desempenho, apenas uma indicação de como ficamos em relação à média em cada área. Li o PMBOK 4ed e fiz vários simulados.
Gustavo Schirmer dos Santos
Tribunal Regional do Trabalho 4ª Região - 19/10/2009

Fiz a prova de certificação e passeeiiiiiii!
Marcia Audibert Silveira
Procempa - 19/10/2009

Quero compartilhar a alegria de ter passado na prova do PMP. Fiz hoje de manhã, e já digo que precisa estudar bastante. Tem muitos detalhes de cada assunto em específico, e também são confusas as questões para tentar desviar a atenção. Mas sempre na resposta tem um pedaço da teoria do guia oficial. Os simulados e o curso do Mauro na PM Tech foram fundamentais para o meu sucesso, agradeço o apoio.
Fábio Junior Oliveira - 05/10/2009

Fiz a prova no final de agosto e passei!  Queria aproveitar a ocasião para agradecer pelo excelente simulado. A prova foi muito parecida com os simulados da PM Tech, me chamou atenção a quantidade de questões sobre ética. Segui a dica de chegar na prova e escrever todas as fórmula que eu lembrava na folha de rascunho e deixei todas as questões de cálculo para o final.  Terminei a prova com 20 minutos de folga para revisar as questões que eu tinha marcado e deu tudo super certo.
Dóris Garcia 
Hewlett Packard Company - 03/09/2009

Hoje pela manhã realizei a prova para certificação PMP e obtive aprovação. A prova estava bastante extensa, com um número significativo de questões com enunciado longo. Aconselho deixarem por último questões extensas pois requerem muito tempo para interpretação. Adotei esta estratégia e consegui evoluir rápido nas questões menores / diretas, o que me deu maior segurança. Terminei a prova após 3:35 hs do seu começo. As questões de calculo / custo / diagrama de rede estavam muito simples. Por outro lado, senti maior dificuldade na associação de algumas técnicas e ferramentas. Grande parte das questões eram situacionais. Realizei o curso da PMTECH baseado na 3ª ed do PMBOK. Não fiz nenhuma reciclagem, mas não percebi alterações. Minha preparação baseou-se no curso dado pela PMTECH, re-leitura do PMBOK, realização de alguns simulados (muito importante para assimilar o conhecimento) e bibliografia de apoio para áreas de menor desempenho.
Cláudio Francisco Schefer - 03/09/2009

  Fiz a prova de certificação para PMP. Passei!!! A sala é silenciosa e com ar condicionado. Fiz a prova em 3 horas e 20 minutos. Os últimas 40 minutos eu revisei algumas questões. Caíram muitas questões de risco e também de custos. No caso de custos a maioria eram de desenvolvimento de vários cálculos para chegar na ENT. Dica: A questão sempre diz se o restante do que precisa ser feito ocorrerá na situação atual ou na situação prevista com relação a custos e tempo. Tem que se ligar pois muda a fórmula. No meu estudo para a prova eu fiz o curso da PM TECH e comecei a MBA em Gestão de Projetos.  Na prova entrou MUITA coisa sobre o código de ética, muita coisa sobre ENT (vários cálculos, IDC, VA... secundários) e o principal, a maioria das questões tentavam confundir sobre o que é uma técnica/ferramenta ou o que é feito em cada processo. As questões dos simulados ajudaram bastante. Eu fiz todos no simulador.  O nível de dificuldade dos simulados e da prova é o mesmo. A pessoa que fizer uns 3 simulados direto e conseguir passar nos mesmos pode ficar tranqüilo que tem muitas chances de passar na prova.
Daniel Heisler - 01/09/2009

Hoje pela manhã fiz o exame e tive sucesso. Tudo muito parecido com os novos simulados da PMTech.
Pelo que tenho ouvido dos relatos até agora, a única novidade que constatei foi que a tela é bipartida na horizontal, na parte de cima a questão traduzida em português e em baixo em inglês.(sendo que a resposta tem que ser marcada na tela em inglês).  Isso meio que atrapalhou um pouco porque é muito difícil não olhar para as 2 telas antes de responder; no fim sobraram só 10 minutos. Agradeço ao Mauro pelas dicas.
Cleber Osório - 06/08/2009

Realizei minha prova de certificação ontem e fui aprovado. Muito bom o material fornecido no curso. Os simulados ajudam bastante.  Haviam muitas questões relacionadas e Qualidade e Risco. Algumas questões abordavam as entradas de cada uma dos processos. A dica é sempre avaliar se nas respostas não haviam alguns itens de saída do processo misturados.
Luis Fernando Mizutani - 31/07/2009

Fiz minha prova e fui aprovado. Não vi nada muito diferente do que estudei e dos simulados da PM Tech. Sobraram 40 minutos, deu tempo para revisar tranquilamente. Agradeço ao Mauro pelo curso e pelas dicas.
Éderson Frozi - 13/07/2009

Gostaria de compartilhar esse momento com vocês e informar que fui aprovado no exame PMP  Quero agradecer o empenho de vocês, foi de vital importância para alcançar esse objetivo.
Rodrigo Foscarini - 11/07/2009

Hoje completam-se exatos 49 dias que decidi estudar e fazer a certificação PMP. Quando decidi fazer a prova, me inscrevi no curso da PM Tech. As dicas do curso e os simulados foram muito importantes para entender o "espírito" do exame. Achei a prova um pouco  difícil pois no meu caso haviam muitas questões dúbias e com pelo menos 2 respostas que eu poderia jurar que estavam corretas. Algumas, sinceramente, pareciam um pouco mal formuladas ou colocavam termos desnecessários apenas para dificultar o entendimento. Foram poucas e fáceis questões de cálculo e nenhuma difícil sobre diagrama de redes. Terminei em 2:45, sai, tomei água, café e fui ao banheiro. Retornei, revisei algumas questões e finalizei em 3:30.
Eduardo Maciel - 30/06/2009

Gostaria de agradecer  pelas dicas e conhecimento sobre PMP, pois elas me foram muito úteis para que eu pudesse obter a certificação PMP no último dia
Roberto Fasanaro Jr. - 29/06/2009.

Fiz minha prova ontem e fui aprovado. Basicamente, fiz o curso do Mauro e li outras literarturas e, quando tinha alguma dúvida, esclarecia no PMBOK. Por fim, fiquei o mês de junho só fazendo exercícios e simulados (CD da PM TECH). Achei os conceitos abordados na prova muito próximos dos abordados no CD da PM TECH. Portanto, aqueles que estão para fazer a prova ainda, façam exercícios. Inclusive fora dos CD da PMT ECH (o Mauro conhece uma lista de sites que disponibilizam questões diariamente). Para mim, sobrou 20s de prova. Terminei e acabou o tempo. Porém, eu analisava cada questão com calma, mas tem que ficar de olho no tempo para não bobear (e sangue frio para a prova manter o padrão de questões do início ao fim). Agradeço ao Mauro pelo curso de ótima qualidade e a todos que postaram sua experiência nessa lista. Essa informação foi essencial para ter uma noção da prova de antemão.
Alcides Costa - 29/06/2009

Hoje (29/06) pela manhã me tornei um membro de tão seleto grupo! Fiz a prova em 3:00 horas, revisei por 30 minutos. Os simulados retratam com bastante fidelidade a realidade da prova... E ajudam a "pegar o molejo" de como responder e pensar sobre as questões. Na minha prova tiveram muitas questões diretas sobre entradas, saídas e ferramentas dos processos ou um texto que remetia a um processo específico.
Algumas questões de custo com calculo facilmente resolvidas pelas fórmulas básicas (VC, VPr, IDC e IDP), algumas questões sobre folga total. Muitas questões com enunciados grandes. Agradeço ao Mauro pelas dicas no curso e pelo excelente material de estudo (aquele CD vale ouro), mais um bom plano de estudos e exercícios a aprovação é uma conseqüência.
Federico Aguilar Delgado - 29/06/2009

Finalmente, 1 ano após ter realizado o curso da PM Tech, agendei o exame  receoso de que as mudanças referentes à 4a edição fossem significativas. Felizmente fui aprovado. Achei a prova relativamente fácil, com questões muito parecidas com as do simulado, mas como tenho bastante dificuldade de memorização, tive várias dúvidas, principalmente quanto às questões com entradas e saídas (que direta ou indiretamente representaram uns 30% da prova). . Eu não tinha tempo, mas como tenho dificuldade de memorização, acho que se tivesse lido o PMBok mais umas 2 vezes fazendo anotações de apoio teria ficado mais seguro na prova(li fazendo anotações o PMbok 2 vezes, 1 fazendo anotações, e a apostila do curso 2 vezes).Agora entendo porque os colegas fazem tanta questão da caneca, é como se fosse um troféu, merecido após tanta dedicação, pelo menos para mim tem este significado. Gostaria de agradecer pelo suporte e declarar o quanto foi importante a realização do curso pela PM Tech, principalmente os simulados
Eduardo Calvilho - 26/06/2009

Fiz a prova hoje e passei.o pessoal do Instituto Cultural é bem rigoroso e deu para notar a seriedade de levam no assunto. O ambiente das questões é muito semelhante ao simulador, o que com certeza ajudou muito. A minha prova não teve muitas questões longas, cerca de 70% eram de no máximo 2 linhas. Teve várias questões de valor agregado (cálculos simples) e também várias questões das ferramentas e técnicas de estimativas de custo e prazo. Várias questões também de entradas e saídas, muitas vezes não diretamente, mas precisava saber quais as entradas, ferramentas/técnicas e saídas. O tempo é muito apertado, algumas questões que coloquei para revisar não deu tempo, então sugerido que se marcar para revisão, pelo menos deixe uma opção marcada, que se não der tempo de revisar, pelo menos tem uma resposta. Gostaria de agradecer a PM Tech na condução do curso, de todo o material disponibilizado e também a possibilidade de se refazer as aulas, que foram muito importante para a etapa final do estudo.
Jefferson Bornhausen - 22/06/2009

Fui aprovado no exame hoje pela manha. Consegui terminar as 200 questoes em 03h20min. Ainda restando 13 questoes para revisao, o que conclui em + 10 minutos. A grande maioria das questoes eram situacionais com grande enunciado. Bastante dificeis. Tambem umas 08 questoes envolvendo formulas. Muitas dependendo de saber identificar valor agregado. Deve-se identificar para cada questao a area de conhecimento e processos envolvidos. facilita muito. Agradeco o treinamento e os simulados.
Jose Fernando Weege - 22/06/2009

Fiz a prova hoje pela manhã e fui aprovado!! O tempo me pareceu bastante razoavel. Demorei 3h para responder todas as questões, fiz uma pausa e revi somente as que eu havia marcado. Umas 10 questões de cálculo. Nada que as fórmulas básicas não matem rapidamente. Tem que ficar atento porque muitas vezes é necessário fazer MAIS DE UM cálculo para chegar na resposta. Ex.: com os dados calcula o Earned Value, para com o Earned Value fazer outro cálculo e chegar a resposta.Muitas questões de entradas e saidas. Creio que tinham umas 10 também. Vale a pena dar uma revisada antes da prova. Obrigado ao Sotille pelas instruções, dicas, simulados, apoio, etc.
Gustavo Braga - 22/06/2009

 

 

«Mais Recentes

Mais Antigos»