PM Tech - Gerenciamento de Projetos
« Volta  |  PMP » Aprovados » A partir de 2013

Depoimentos dos Aprovados

Base: Guia PMBOK® 5a Edição

Faça o curso da PM TECH, eu fiz em 2008 e só agora em 2014 que fui fazer a prova. Quando cursei era a versão 3 do PMBOK, mas mesmo agora sendo a 5, ainda me lembrava de muitas coisas e o material é de 1ª!
Alex Gracioli - 19/12/2014

Procurei a PM Tech por ser muito "propagandeada" pelos seus alunos, além de oferecer o curso próximo da minha residência, com horário compatível e possibilidade de recuperação das aulas. Outra coisa que chamou atenção foi o foco no teste da Certificação PMP, o que foi extremamente útil para a realização da prova. Não li nenhum livro adicional, fora a apostila do curso e partes do Guia PMBOK®. Utilizei exaustivamente o gerenciador de simulados da PM Tech. Esse, sem sombra de dúvida, foi o recurso de estudo que julgo o mais importante para preparação após o encerramento do curso, pois está intimamente ligado ao meu modelo de aprendizado.
Diogo Bohm - 18/12/2014

Com orgulho informo que fiz o exame para certificação PMP  em São Paulo e passei!. Agora, quero minha caneca... :-)) Muito obrigada, o curso preparatório, as dicas e todo o material do CD foram muito importantes nesse processo. Agradeço novamente.
Tatiana Barranco - 11/12/2014

Desde já agradeço o apoio de toda a equipe da PM Tech por ser parte responsável pelo objetivo atingido.
Taner Pereira - 10/12/2014

Fiz a prova de papel  e fui aprovado!! O curso preparatório foi muito importante e os simulados também, as questões foram muito parecidas. Dediquei uns 3 meses de preparação e no último mês foram 3h/dia e 8h nos fins de semana. Construí um mapa mental com XMIND que ajudou muito na memorização e organização do estudo.
A prova tinham questões longas, mas a maioria era com enunciado curto.  Muitas de valor agregado com cálculos ou gráficos simples e muitas respostas estavam no próprio enunciado. Em muitos casos bastava interpretar o gráfico para encontrar a resposta, Pareto apareceu varias vezes como a ferramenta da qualidade usada em varias situações diferentes. EAP(WBS) apareceu diversas vezes como entrada de vários processos. Solicitações de mudanças eram muito exploradas: quem podia aprovar, quando, qual o processo especifico de aprovação, situações relacionadas a solicitações de clientes. Não foi necessário levar nada, na sala tinha lápis, borracha, calculadora, folhas de rascunhos. Todas as instruções dadas pelo monitor da prova foram em inglês.,
Antônio C. Manganelli de Sá - 06/12/2014

Na prova caiu bastante coisa do simulado e questões que foram primordiais. Muito feliz!!
 Felipe Vieira Goloni - Niterói - 02/12/2014

Fiz ontem a prova de certificação e passei!!! Vou querer a minha caneca, hehe. Queria dizer que usei apenas o teu material, li e re-li a apostila e fiz os 7 simulados do CD, fiz os primeiros 3 por área depois de estudar com a apostila e os outros 4 fiz inteiros como preparativo para a prova. Depois de fazer cada simulado completo, pegava os erros e revisava as áreas que ia pior e as questões que eu errava, as quais as respostas do simulado ajudavam muito. Enfim, queria te dar esse case, pois pelo que vi é um pouco diferente do normal, não li o PMBOK e nem usei nenhum livro de apoio, apenas o material da PM TECH.
Mariano Benincasa - 20/11/2014

Bom dia pessoal! Obtive meu PMP.Tenho direito a famosa caneca?
Luis Gustavo Araujo Ferreira - 10/11/2014

Fiz a prova em SP. Fui aprovado, sou PMP! Vou ter que buscar a caneca!
Fábio Henrique de Souza - 04/11/2014

Gostaria de avisar que passei na prova de PMP. Grato pela excelente aula que tive e que me ajudou muito.
Leandro Farinati - 16/10/2014

Congratulations, you have obtained the PMP® Credential
Henrique Thormann - 02/10/2014

Prestei o exame PMP no dia 13/09 e hoje obtive a confirmação da aprovação! Agradeço ao Mauro pelo suporte desde o início do curso e durante toda a preparação.
Lucas G. Ferreira -  30/09/2014
Leia aqui o depoimento completo

É com muita satisfação que comunico que o curso deu resultado. Está aí, com proficient em todos os domínios. Fiz a prova online em SP. Como todos já sabem a prova é difícil, mas nada muito diferente do que você irá vivenciar nos simulados da PM Tech em termos de tipos/formatos de questões.
Jáder Costa - 25/09/2014

Leia aqui o depoimento completo

Passei!!! Nunca uns segundos passaram tão devagar...Achei a prova fácil em comparação com os simulados. Obrigado pela instrução e parceria no processo.
Carlo Turk - 07/08/2014

Hoje recebi o e-mail do PMI informando que obtive a certificação PMP. Obrigado e parabéns por sua didática e vasto material disponibilizado.
Felipe Tadeu Fróes Silva - 27/06/2014

É com muita alegria que venho compartilhar que também recebi o e-mail da aprovação hoje! Fiz a prova em papel em Porto Alegre. Levei as 4 horas para fazer a prova, e assim foi para a maioria da turma que estava naquele dia. Durante o único simulado completo que fiz em casa, realizei a prova em menos tempo, e por isso achei que teria tempo de sair para tomar água, mas acabou não sendo possível. Li a prova com muito mais atenção do que durante os estudos, e por isso gastei todo o tempo. No final da primeira hora, vi que não havia completado 1/4 da prova, e por isso acelerei. Controlei o horário, e comecei a passar as respostas para a folha nos últimos 30 minutos, e assim consegui revisar as cerca de 6 questões que eu havia assinalado com dúvidas. É preciso estar atento e centrado, para ler até o final os enunciados, pois nas questões que pareciam de cálculo muitas vezes os resultados já estavam expostos, e a resposta da questão era simplesmente a análise sobre os números. Além disso, houveram no mínimo 2 questões em que a tradução não estava clara, e por isso foi melhor ler em inglês. Eu fiz o curso da PM TECH, quando comecei a me interessar pelo Gerenciamento de Projetos. A partir dali, resolvi fazer um MBA. Para me preparar para a prova, li o PMBOK, coletei diversas dicas do site da PMT ECH, e fiz cartazes com os processos, utilizando post-its para treinar a localização dos mesmos. Agora, quero muito a minha caneca! 
Mariah Klüsener Pinheiro - 14/06/2014

Fiz a prova e acabei de receber a confirmação de que fui aprovado! Para o pessoal que está se preparando para a prova: Eu havia feito há uns 5 anos o curso da PM TECH e decidi refazê-lo agora. Decisão acertada, pois além de a versão do PMBOK ter mudado eu pude me focar muito mais dessa vez. Comprei o livro da Heldman. Gostei bastante do approach dela, dividindo os assuntos por grupos de processo e não por áreas, e também por ela sempre dar uma visão prática. Fica como alternativa para o livro da Rita. Exercícios e mais Exercícios. Fiz todos os simulados da PM TECH e os dos livros. Na hora da prova tu acabas levando muito mais tempo do que esperas. Eu levava 3h20min nos simulados e na hora terminei faltando 1 min para o fim da prova (e tive que correr muito no final). Cuidado com a tradução para o português. Tem alguns termos que eles traduziram de forma estranha e que me confundiram. Por exemplo, em uma questão traduziram a palavra Supplier como VENDEDOR em uma das alternativas e como FORNECEDOR nas outras, sabe-se lá por que motivo! Em outra questão sobre Sunk Costs eles não usaram o termo Custos Afundados como eu conhecia. Das questões em si: 4 questões só sobre Pareto, 3 questões de Folga, sendo que uma delas (do tamanho de uma página) se tu ler a ultima linha da pergunta que era “Qual a folga livre do Caminho Crítico” tu nem precisava ler todo o restante da questão nem calcular nada. Tem que ter uma leitura crítica da pergunta para não perder tempo com os enunciados longos. Várias questões de cálculo com IDC e IDP, muitas bem simples. Umas 2 ou 3 que já te davam o índice e só exigiam que tu soubesses se o projeto estava acima ou abaixo do orçamento e acima ou abaixo do prazo. Tente fazer alguns simulados sob pressão (sem tempo e com leitura rápida da questão). Caiu uma questão sobre “Gestão de Projetos por Walk Around”. Nunca suei tanto para ganhar uma caneca!
Roberto Saltz Rosenfeld - 14/06/2014

Passei no exame de certificação do PMP. Realizei a prova em Curitiba!!! Estou muito feliz e agradeço o conhecimento adquirido no curso.
Natália Medeiros - 13/06/2014

É com satisfação que venho lhe informar que fui aprovado no exame de Certificação PMP. QUERO MINHA CANECA!!!!! Aproveito para manifestar e registrar a importância e contribuição que o seu curso e o material disponibilizado (apostila e simulados) para que eu tivesse o sucesso no exame de certificação. Acredito que a PM Tech teve importância  decisiva em meu sucesso! Muito obrigado!
Fernando Botelho de Andrade - 27/05/2014

Fiz minha certificação e passei!!! Agora quero minha caneca!
Rita Tomilin - 07/05/2014

Gostaria de informá-los que realizei a prova de PMP nessa segunda e consegui a aprovação. 
Christyanne Thomaz Martinkovics - 30/04/2014

Venho através desta notificar a minha aprovação no PMP. Peço  a tão sonhada caneca.
 Daniel Morais da Silva. - 15/03/2014

Obrigado pelas dicas.Hoje consegui minha certificação PMP (quero minha caneca, hehehehe)
Hamilton Saulo Moreira Brandão - 24/02/2014

Gostaria de informar que fiz a prova e fui aprovado!!! Sou mais um para as estatísticas positivas da PM Tech!! As dicas da apostila e os simulados foram essenciais para passar na prova.
Renato Luis Makoto Hirata - 22/02/2014

Escrevo para informar-lhes que na última sexta obtive minha aprovação no exame PMP. Agora quero minha caneca! Um abraço e muito obrigado pela ajuda.
José Dechandt Neto - 29/11/2013

Muito bom poder escrever para vocês hoje! O simulado de vocês me ajudou muito, inclusive com a referencia ao PMBOK, possibilitando o estudo das questões. E tiveram questões similares no exame...Tiveram questões de gráfico referente a Valor agregado. muitas questões de calculo e formulas inversas (davam o valor do IDC, ENT e perguntavam o valor de ONT, por exemplo). Trabalhei muitos os simulados, corrigindo as questões que errava. Deu certo! Mas é so um começo.
Jane Stopanovski - 25/11/2013

Passei no exame hoje em Curitiba. Quero agradecer pois sou PMP agora, GRAÇAS À PM TECH. São duas credenciais das quais tenho orgulho.... PMP e PM TECH!
Tiago Paixão Pereira - 04/11/2013

Obrigado pelo apoio e pelas dicas!
Marcos Pavlick Abech - 29/10/2013

É com muita satisfação que encaminho o mail de aprovação na prova do PMP. Muito obrigado pelas aulas e dicas.
Danilo Oshiro - 28/10/2013

Acabei de passar na prova, fiz em Curitiba! Estou muito feliz.. Estudei durante cerca de 6 meses, cerca de 2h por dia. Foi mais cansativo do que eu pensava que seria! Apesar de eu estar simulando as 200 questões há algumas semanas... e o local da prova ser bem confortável.
. Muitas questões envolvendo Valor Agregado! Estude bastante! Várias questões grandes, demandando tempo de leitura umas 2 ou 3 vezes Poucas questões objetivas envolvendo conhecimento puro de ITTO's Questões de Stakeholder Mgmt foram relativamente fáceis...  Várias questões envolvendo Procurement Mngmt. Estude bastante Qualidade Muitas questões situacionais envolvendo Risk Mngmt
. Apesar de ter estudado bastante, ainda encontrei uma questão que não tive a MINIMA idéia do que poderia ser (hahaha) então não se abale... topou com uma dessas, MARK FOR REVIEW e bola pra frente!
 Rafael Netto - 30/09/2013

Acabei de receber uma ótima notícia! Recebi o resultado da prova de certificação e parece que deu tudo certo! Obrigado pelas dicas...foram de grande ajuda!!! Agora também quero uma caneca da PM Tech.
Samuel Rocha - 25/09/2013

Fiz a prova em Curitiba e passei. Fiz a prova já para a versão 5 - versão online. Como faço pra receber a famosa Caneca? (fiz o curso a MUITO tempo atrás..."em 2006 eu acho"....). Sobre a prova: pelos os relatos das provas anteriores e dos simulados, permanece a mesma coisa... Algumas pontos que funcionaram para mim: Concentre o estudo em simulados e exercícios, como muitos já comentaram: faz toda a diferença; Se ficar em dúvida sobre o entendimento da questão traduzida - leia a versão original em inglês, me lembro de duas questões que a versão traduzida não fazia sentido para as respostas possíveis; Caiu bastante valor agregado, mas a maioria cálculos bem simples; Caminho crítico; Olho no relógio (usei praticamente todo o tempo para responder as 200 questões); Questões que parecem muito trabalhosas (longo enunciado, caminho critico com muitos nodos, etc...) Leia a questão até o final e as alternativas de resposta: a resposta acaba sendo simples. perdi algum tempo não fazendo isso
Luis Gustavo Furlan - 20/09/2013

É com grande satisfação que conto que fui aprovada no PMI. Quero agradecer o apoio, aos muitos e-mails que mandei que sempre foram respondidos. A prova não é fácil, mas também não é impossível. Com dedicação e foco todo mundo consegue.Pra mim o que funcionou foi estar sempre olhando o material, entre um intervalo e outro olhava os resumos. O material que a internet disponibiliza também faz a diferença, hoje podemos encontrar vídeos específicos de cada assunto e vídeos-aula . O material da PM TECH também é muito bom, estudar um conteúdo e depois olhar os exemplos ajuda a fixar. E fazer os simulados para se habituar com o tempo é fundamental. Mas o que faz a diferença mesmo é unicamente e exclusivamente você. Se isso for sua prioridade você vai encontrar a melhor maneira de aprender e vai passar na prova. Minha dica para o dia da prova é ficar calmo e à medida que for respondendo vai passando a resposta para a grade, pois não terá tempo para revisão.
Lisiane E. Kopf - 14/09/2013

Consegui minha certificação PMP, no teste realizado em Porto Alegre.Quero minha caneca!!
Ezequiel R. Foscarini - 14/09/2013

No último dia 30, no apagar das luzes do PMBOK 4ª Edição, realizei meu exame para a Certificação PMP.
Acredito que o fundamental para o sucesso na preparação para a certificação seja o comprometimento, as metas claramente definidas e disciplina. Com certeza a disciplina foi fundamental. Defini um plano de estudo realizável, o qual segui "religiosamente". O fechamento dos recursos para a capacitação tem um componente adicional fundamental - Simulado PM Tech do Mauro Sotille. O nível de dificuldade deste simulado é muito semelhante ao real, diria que muitas questões com maior nível de dificuldade, gerando um maior desafio. Fazer os simulados é mandatório, principalmente o de 4 horas, nos testa a capacidade de concentração, observação e entendimento das questões situacionais. De novo, disciplina é a chave para a conquista. Desejo a todos os pretendentes a certificação, sucesso, é gratificante o resultado.
Dirceu Teixeira Polacchini - 30/07/2013

Consegui obter minha certificação PMP. Gostaria de agradecer novamente a disponibilização do Gerenciador de Exames PMP da PM TECH e dizer que a utilização dessa ferramenta foi fundamental para que eu obtivesse êxito no exame. A leitura do Guia PMBOK e outras bibliográficas é imprescindível, mas se não realizarmos os simulados, muitos simulados, as chances de passar no exame ficam mais reduzidas.  Como sugestão para quem busca a certificação, eu diria que é importante um planejamento de no mínimo dois meses de estudos. Efetuar a leitura de cada capitulo do PMBOK, material do curso preparatório da PM Tech, bibliografia complementar e realizar os simulados. Depois seguir para o próximo capítulo e assim sucessivamente. Por fim, realizar uma leitura do PMBOK para fixar os conceitos e a partir daí realizar somente simulados, revisitando o material de apoio para esclarecimentos de dúvidas. O período de mais de dois meses de estudo é para que sejam realizadas pausas em alguns dias, ou reduzir um pouco o ritmo de estudos visto que o conteúdo é bastante extenso.
Ricardo Weizemann - 25/07/2013

Quero a minha caneca...Fiz a prova e passei. Observo que o material que propiciou no curso foi insumo para meus estudos. Li o PMBOK uma vez, a apostila da PM Tech duas vezes e realizei todos os simulados 2 vezes cada um deles. Além disso, observo que fiz um resumo de uma folha, reproduzindo 2 vezes para memorização. Saliento que os simulados merecem destaque e atenção, uma vez que são estruturados de forma bastante semelhante à prova e tratam de situações pontuais que podem ficar de lado nas leituras do material de apoio.
Thiago dos Santos Rossoni - 24/07/2013

Gostaria de compartilhar com todos a minha experiência ao fazer a prova de certificação PMP. Fiz a prova em Curitiba e PASSEI!!! A prova é longa, cansativa e exige muita atenção. Escolhi como estratégia fazer uma parada de pouco menos de 10 minutos na centésima questão. Essa parada me ajudou muito para manter o foco na outra metade da prova.  Minha preparação foi em um período de 45 dias, estudando todos os dias de 4 a 6 horas, incluindo finais de semana. Foquei meu estudo no material do curso da PM Tech (apostila e simulado) e PMBOK. O material preparado pelo Mauro é excelente, contempla as principais informações. Os simulados fazem toda diferença, as questões estão alinhadas com a prova.Por isso, caso tenhas pouco tempo de estudo, priorize os simulados. O PMBOK li apenas uma vez, porém fazendo um resumo dos pontos principais. Minha prova foi muito equilibrada, destaco questões sobre formação de equipe, tempo, qualidade e muitos cálculos de VA. É importante ter boas noções de entradas, saídas e ferramentas/técnicas. Conseguir "pensar" os 42 processos facilita a compreensão do que é questionado e escolher a alternativa mais adequada. As questões são situacionais e evolvem interpretar como um GP deve agir nos contextos apresentados. Em fim, Mauro, como faço para tomar um café na minha CANECA?!?!
Ricardo Sebrão - 24/07/2013

É com  grande satisfação (e alívio!!) que informo que PASSEI no exame PMP!! Realizei a prova na Alumni (em SP). Começou as 18h. Terminei a prova faltando apenas 7min (com direito a revisão, é claro). A sensação de ler o “Pass” após a interminável pesquisa é simplesmente única! De forma geral, posso dizer que a prova NÃO é um bicho de 7 cabeças! Estudei durante um período de uns 45 dias, entre 4~6 horas por dia, com descansos nos sábados ou domingos.  De material, li o seguinte: 1. PMP USE A CABEÇA! - Recomendo muito para aqueles que não querem começar direto pelo PMBOK.  Tem uma leitura mais agradável, mais direta e com exemplos. Gostei muito do livro!! – recomendação do Sotille!! Deu uma boa visão de GP na visão do PMI sem ter que passar pelas leitura do técnico PMBOK; 2. RITA – Fui no conselho de muitos e li Rita. Ela é bastante “dura” com o aluno, te joga na cara que não conseguirá passar e tal. 3. CURSO + APOSTILA PMTECH – Excelente material! O Mauro organizou muito bem o material. Está resumido sem faltar qualquer informação. Os simulados estão na medida!! Com certeza, após fazer os simulados, a prova parecerá beeeem mais fácil e amigável (como disse.. não achei um bixo de sete cabeças e essa sensação com certeza foi devido aos excelentes simulados da PmTech). 4. PMBOK – Por incrível que possa parecer.. fiz muitas poucas pesquisas ao PMBOK. O material acima contempla ele perfeitamente. Só li o PMBOK uma vez, no início do ano, de forma resumida e superficial. Sobre a prova, caíram muitas questões sobre formação de equipe (Tuckman!) e de habilidades do GP. Questões de cálculo foram simples e diretas (sem necessidade de uso de calculadora). Sobre tempo caíram algumas também simples e sem necessidades extremas. Muitas questões sobre entradas, saídas e técnicas (ou seja, foi essencial saber os 42 processos.. não necessita decoreba do que é entrada e saída... mas tem que conseguir encaixar as coisas).  É isso aí!!! No final você tem que entender o que é ser um Gerente de Projeto para o PMI! Isso sim é muito importante!! Agora... a frase que treinei tanto: “Eu quero a minha caneca!!!”. Hehe!! Abraços e boa sorte a todos que farão a prova!
Tiago Blomker - 23/07/2013

Agora também sou PMP! Fiz a prova em Curitiba e foi bem tranquilo, muito semelhante aos simulados da PM Tech, inclusive achei a prova mais fácil do que os simulados, demorei 03:20 para responder todas as questões e tive tempo de revisar. No meu teste algumas questões apresentaram problemas na tradução, em português tinham duas alternativas idênticas mas nas alternativas em inglês eram diferentes. Meus estudos foram baseados em uma leitura completa do PMBOK e uma do livro da Rita, depois disto foquei na apostila da PM Tech (Mauro Sotille) e simulados. Bom, agora eu quero a minha caneca!
Amanda Pires - 23/07/2013

É com muita alegria que compartilho com os prezados minha certificação em PMP que foi confirmada ontem após prova realizada no Rio de Janeiro! Meu plano de estudos foi implementado em 2 meses, estudando todos os dias, de seg-sex a noite, e finais de semana (sab, dom e feriado) direto. Utilizei o PMBOK, todo material da PMTech, foi muito corrido, pra dois meses só a noite, nesse periodo todo ainda, ficou a ultima semana só pra simulados! Minha prova numa ordem decrescente que eu me lembro foi o seguinte: Aquisições (muitas questões), Riscos, Qualidade (bem pesado), Tempo ...e demais! Havia cerca de 25 questões com cálculos, sendo a maioria com diagrama de rede, e em segundo lugar valor agregado.  Fica aqui o meu muito obrigado à você - Mauro, que ministrou um treinamento de GP para uma turma fechada da Construtora Andrade Gutierrez la em Paulínia, SP, porém devido às indas e vindas de projetos, não tinha conseguido dedicar tempo de verdade para me preparar e estudar para a prova. Enfim, consegui e venci! Mas por diversas vezes me lembrei das suas dicas e truques, durante os estudos, mesmo depois de tanto tempo! Termino aqui proclamando a velha frase (e tão esperada): "Mauro, quero minha caneca!"
Willian Martins - 18/07/2013

Fiz o exame hoje e passei.Os simulados são muito parecidos com a prova.
Rafael de Morais - 10/07/2013

Passei na prova, como faço para ganhar a caneca?
Rodrigo Paines - 09/07/2013

Obrigado pelas dicas no curso. Passei na prova de PMP agora quero o troféu maior (a caneca) Fiz no computador no RJ e sobrou mais de hora para revisar. Aos avessos a riscos a é muito melhor fazer no PC.
Rodrigo Paines - 06/07/2013

Também gostaria de compartilhar minha felicidade com relação a confirmação da minha certificação. Fiz a prova em São Paulo, e deu tudo certo!! Achei um tanto tensa porque embora seja 4 horas de prova,  o tempo é curto para ler e responder com tranquilidade as 200 questões. Exercitar simulados realmente faz a diferença para ter maior agilidade nesse momento.  Eu fiz o curso há alguns anos atrás, e decidi fazer a prova no dia 21/6, e então tive somente 1 mês para estudar. Portanto, foquei somente no material do Curso Preparatório da PM TECH e nos simulados.  Sobre a prova, aquisições realmente foi bem pesada e várias questões de estrutura e integração também.  Bom.. eu também preciso declamar a conhecida frase: QUERO MINHA CANECA!! :)
 Lia Bandeira - 21/06/2013

Gostaria de \dar o retorno sobre minha aprovação no exame PMP. Fui APROVADO, e com certeza vocês me ajudaram muito com o simulador! Quero agradecer a atenção e parabenizar pelo trabalho de vocês!
Luís Carlos G. Alberto - 17/062013

 Não fiz todas as questões porque perdi muito tempo em algumas. Aconselho a fazerem primeiro as de enunciado pequeno. Se tiverem dúvida, assinalem a questão para voltarem a ela no final. Marquem direto na grade, evita perda de tempo. O preenchimento da grade é a lápis e pode ser apagado, se necessário. Se tiverem dúvidas, olhem na versão da questão em inglês.  Havia uma questão que tinha duas alternativas: “cronograma de projeto” e “cronograma do projeto”. Na versão em inglês ficava evidente a diferença entre as alternativas. Mas lembro que precisei fazer a consulta em pelo menos mais uma questão...Achei que a prova focou bastante na parte de aquisições e RH, mais do que eu esperava. Várias vezes percebi que estava perdendo concentração nas 4 horas de prova. Dormir bem nas noites anteriores é importante. Vale a pena acordar um pouco mais cedo no dia e dar uma rápida olhada nas fórmulas que envolvem prazo e custo de projeto. Sabendo-se elas se faz várias questões. Se passei, elas ajudaram muito. Também não consegui me dedicar como eu queria. Não consegui ler o PMBOK completo nenhuma vez, fui só pelo curso e por algumas questões de simulados. O curso da PM Tech realmente ajuda. Parabéns ao Mauro. Grande número de questões de interpretação. Teve questões sobre o Diagrama de Venn e sobre entendimento de Visão e Missão. As questões sobre as ferramentas de qualidade também são fáceis, porque envolvem pouca interpretação. Vale a pena uma rápida olhada antes da prova, caso não lembrem o objetivo delas.
Fernando Boschin - 15/06/2013

Mais uma vez obrigado, realmente o curso foi o diferencial para a aprovação, muito Obrigado..... Essa certamente foi a caneca mais dificil de conseguir em minha vida..
Cleiton Alves Brandão - 15/06/2013

Certificado!  Acabei de receber o e-mail. prova executada em POA. MUITO obrigado!!!!
Gustavo Buchle - 16/06/2013

Consegui a minha certificação ... sou mais um PMP no mundo SAP.
Ivan F. Spellmeier - 15/06/2013

Missão cumprida, consegui a certificação PMP. Fiz a prova em papel, e tranquilamente foi a prova mais apertada da minha vida, o tempo foi um adversário bastante difícil. Durante prova deixei para fazer no final 4 questões com o enunciado muito longo, focando nas menores. Conforme a dica, muito valiosa, preenchi a grade a cada 50 questões, mas terminei a primeira hora com 20 minutos de atraso, que tive que buscar. no final da terceira hora já estava no prazo.  As últimas 25 questões fui marcando prova e grade simultaneamente. Ficaram para trás aquelas 4 questões, 2 muito simples, apesar do longo enunciado, as outras 2 exigiam mais reflexão, naquele momento da prova o cansaço já estava cobrando o seu preço, assim estas chutei. Valeram os simulados, valeu muito a apostila do curso. Com relação aos simulados, fui economizando eles, achando que eram poucos, mas chegou a data da prova e 2 simulados inteiros nem toquei, assim não economizem simulados :) Valeu,um grande abraço e obrigado.
Julio Gulias - 15/06/2013

 Pessoal, fiz o curso preparatório da PM Tech e prestei o exame on line no Rio de Janeiro. Meu plano de estudo consistiu em aproximadamente 3 horas por dia. Minha rotina de estudos foi basicamente uma leitura do PMBOK, durante o curso, e revisão diária da apostila do mesmo, refazendo todas as questões de teste, com foco principal em compreender o chart de processos do Mauro (usei isso no meu brain dump), fiz também um primeiro simulado completo, após as primeiras aulas do curso e sempre a cada semana realizava simulados dos modulos vistos durante a semana sendo que ao final do curso realizei um segundo simulado completo. Como esclarecimento somente em um dos modulos (na aula) e no primeiro simulado completo obtive nota inferior a 70 sendo que nos demais sempre entre 75 e 85. Após o final do curso segui com a maratona pela manhã e a noite diariamente, revisando toda a apostila do curso e fazendo simulados pois no meu entender além do chart de processos, a pratica com os simulados é chave para passar na certificação. No final de semana anterior á certificação me concentrei em preparar o brain dump e repeti um dos simulados encerrando a preparação 3 dias antes da data do exame. No dia do exame eu levantei cedo (o exame estava marcado para as 9AM) e ás 8AM eu ja estava no centro prometric onde fiz uma ultima revisão do meu brain dump e principalmente do process chart. Qto ao exame posso dizer que foi muito cansativo e notei (não sei se foi impressão minha) uma grande quantidade de questões de cálculo. Só notei a falta de pegadinhas (exceto, não fazer). Precisei usar todo o tempo do exame para a primeira passagem tendo inclusive que assumir a resposta das ultima 3 questões por pura falta de tempo, em resumo, muito embora tenha marcado algumas questões para revisão não pude revsá-las. Mas graças a preparação e das dicas do Mauro, após um survey do PMI qto ás condições de teste da prometric veio o tão esperado resultado: "Congratulations on passing the PMP examination". Quero agradecer e parabenizar pela qualidade do treinamento e do instrutor !! Detalhe, os simulados realmente são a chave para passar, lógico que com dedicação.
Marcelo Jesuino de Almeida- 13/06/2013

Hoje recebi minha aprovação do PMI para a credencial em PMP, assim compartilho as lições aprendidas no processo da obtenção. 1° Realize os simulados: a prática é indispensável para fixação do conteúdo teórico; 2° Utilize "REALMENTE" a leitura complementar, indicada no PMBOK; 3° Entre neste projeto de cabeça, hora diária de estudo é recomendável; 4° Leia sobre como os Americanos entendem a prática dos "contratos nos negócios"; 5° Lembre-se o tempo é fundamental. Segue a confirmação de meu credenciamento em PMP, mas o meu objetivo principal era a obtenção da caneca
Marcos Leandro Pereira - 08/06/2013

Gostaria de agradecer pelo curso de preparação para PMP,fui aprovado e  tenho certeza que mesmo com toda a experiência que tenho  na área de projetos não conseguiria se não tivesse participado do curso,e seguido as diretrizes. Recomendo a todos aqueles que tenham intenção de  se credenciar sejam em PMP ou CAPM que  façam o curso da PM Tech. Achei a prova bem difícil,o tempo deve ser uma preocupação,mas o essencial é fazer os simulados e seguir as dicas do Mauro Sotille no curso da PM Tech.
Roberto Grandi - 08/06/2013

Queria compartilhar  a minha experiência nesta jornada mais que emocionante que é no fim das contas, receber o aprovado do PMI via e-mail! (eu fiz a prova no papel) Fiz o curso da PM Tech em março de 2012 e comecei, nesse momento, a minha preparação para à prova. Fiz os simulados da PM Tech, avaliei cada área de conhecimento nas quais não atendia pelo menos 75% e fazia uma análise das minhas principais dificuldades, todo isto foi três meses de estudo de pelo menos 3 horas por dia, os finais de semana eram para realizar simulados (4 horas cada simulado), sempre utilizando o cronômetro para sentir a pressão do tempo voando! Depois de ter atingido uma média de 85% nos simulados fui para à prova e o resultado obtido foi a aprovação! Na prova tinha um número interessante de questões sobre risco e valor monetário esperado, as de cálculo foram bem parecidas com os simulados da PM Tech, e tinha duas questões de caminho crítico. Cuidem as palavras chaves, é muito importante, já que muda completamente o sentido da resposta a ser escolhida. Descansem muito bem no dia anterior (não é fácil a ansiedade é muito grande)e tomem um café de amanhã bem nutritivo! já que quando chega 11:30 a fome começa a se sentir, neste momento com certeza vocês estarão na questão 120 e com muita vontade de finalizar a prova logo!!! Quando estiverem sentindo o cansaço da prova, e muito importante parar um minuto e respirar bem fundo para recuperar as energias, esta dica é muito importante!!!
Mariela Aranda - 08/06/2013

Realizei o curso de preparação com a PM Tech (Mauro Sotille) em janeiro de 2012. Ao longo do ano, fui me preparando para a prova, porém sem o devido foco em função de outras obrigações. No começo deste ano realizei a prova, e como era de se esperar, não consegui passar. Foi uma lição! Marquei nova prova, e dessa vez foquei forte nos estudos. Realizei muitos simulados da PM Tech, e posso dizer que estes foram o diferencial! Me deram não apenas mais agilidade para compreender as questões, mas me ajudaram a me acostumar com a própria linguagem da prova, os termos mais usados, e foram fundamentais para manter a calma no dia da prova. Sobre a prova em si, algumas dicas: tenham um controle de tempo constante, e deixem pelo menos 45 minutos para transcrever as respostas para a grade. Vi gente desesperada no dia da prova, pois não conseguiram transcrever todas as respostas para a grade a tempo. Muito obrigado pelo conhecimento compartilhado e apoio nessa preparação, mestre. Fez a diferença!
Cristiano Wesolowski Molina - 08/06/2013

Pessoal, com muita satisfação e realização recebi também a confirmação de minha aprovação! As dicas do Mauro durante o curso e fazer os simulados, na minha opinião, foram de mais ajuda no meu processo. Usei como estratégia dividir a prova em blocos de 50 questões - responder, revisar, passar para grade respostas e controlar o tempo. Além de conhecimento teórico, realmente tem que ter experiência, lógica e raciocínio de GP. Parabéns a todos os aprovados e boa sorte aos próximos a fazerem a prova !
Eliani Rosa - 08/06/2013

Hoje recebi do PMI a aprovação no exame PMP. O curso da PM Tech foi muito importante no processo. As dicas do Mauro no curso realizado em março/13, o conteúdo das aulas, os materiais auxiliares do CD e os simulados são o caminho para um bom desempenho na prova. Fiz o seguinte plano de estudos: leitura da apostila, leitura do PMBOK, realização dos simulados CAPM e PMP individuais por Área, leitura da apostila novamente, leitura do PMBOK novamente, realização de um simulado completo PMP (4 horas), na última semana revisei os pontos de atenção anotados durante o simulado completo e uma leitura mais incisiva nas Entradas e Saídas. As atividades acima resultaram em aproximadamente 150 horas. Fiz a prova no papel em três horas e quarenta minutos, preenchendo a grade e a anotando as questões com dúvidas. Nos últimos vinte minutos respondi essas questões. O tempo realmente é o maior inimigo. Deve-se montar uma boa estratégia de resolução de questões por hora, sendo que os primeiros quinze minutos são de tensão. Ponto de atenção: entender ao máximo as entradas e saídas.  Agora é comemorar!!!
Gustavo Walter  - 08/06/2013

Esta semana está sendo de muita alegria!  A cabo de receber a confirmação de que obtive a certificação "PMP Professional". Tenho me preparado para isso a anos e dedicado bastante tempo de estudo para esta certificação e por isso estou muito contente. Agradeço a todos que contribuíram para a minha formação! Vocês tem muita participação nesta conquista!
Cairo Henrique Bueno - 08/06/2013

Também passei nessa prova ... PMP!
Anderson Donnas - 08/06/2013

Acabei de receber a confirmação da minha aprovação na prova de certificação PMP. Posso garantir que o curso que fiz com o Mauro Sotille é um diferencial para a prova, principalmente os simulados. Muito obrigada pelos teus ensinamentos no curso preparatório. Mesmo a gente atuando na área, a prova é bastante específica e os teus simulados apresentam a realidade das questões da prova.
Sandra Teresinha Miorelli - 08/06/2013

Fiz o curso preparatório para a certificação PMP em Abril e consegui passar na prova. As aulas do Sotille e o material disponibilizado no curso foram fundamentais para que eu conseguisse essa certificação.
Leonardo Nunes Alegre - 08/06/2013

Também recebi hoje a notícia da minha aprovação na prova do PMP. E quero a minha caneca!!!
Cristiane Souza - 08/06/2013

Eu sou CAPM, quero a minha caneca!
Fernanda Gomes  - 04/06/2013

Tenho o prazer de informar que sou o mais novo ganhador da CANECA "Eu sou PMP", fui aprovado no exame PMP. Reforço a dica do Mauro, de fazer os simulados até atingir o mínimo de 80% de acerto. Pratiquem também o tempo de prova (4:00), na minha opinião, esta é a pior parte do exame. As questões foram muito parecidas com as dos simulados e as que exigiam fórmulas eram bem simples "ponto fácil :). Meu esquema de estudo foi simples, porém, "duro"! Após o treinamento (24/04), me dediquei a fazer os simulados disponibilizados pela PM Tech, a ideia era identificar o que eu tinha absorvido das aulas com o Mauro. Fiz os simulados sem o tempo rodando e identificando se a resposta estava correta logo em seguida, focando nas explicações que justificavam as respostas certas. Identifiquei as seções que tive mais dificuldade e direcionei meus estudos no PMBOK a estas seções. Após ter feito 5 dos 7 simulados conforme descrito acima e já chegando a 80% de respostas corretas, pratiquei o tempo de prova com os dois últimos simulados, para saber como estava o meu tempo de resposta. Acreditem, na primeira vez eu me "estrepei", o tempo passa que você nem percebe e quando se da conta, tem que correr com as questões restantes e acaba não tendo a atenção necessária aos detalhes. na segunda tentativa consegui terminar com 15 min para o fim e com status de aprovado. Me senti preparado e marquei o exame. No dia do exame cheguei ao Rio as 8:00 e as 9:30 já estava de frente para o computador com o papel disponibilizado pelo Centro à mão e fazendo o "download" das fórmulas. Até a questão 72 eu estava super confiante e o tempo estava conforme o meu treino, mas de repente, falta luz no Centro Prometric Vinte minutos depois, nada de pânico, a prova estava de volta na mesma questão e pude dar continuidade. Como o Mauro havia mencionado no treinamento, as questões com fórmulas são bacanas porque você consegue ter a certeza se acertou na hora, diferente de algumas que ainda rola uma dúvida. Minha estratégia para as fórmulas foi levá-las comigo até o último momento antes de entrar na sala de exame. Todas as questões que exigiam fórmulas foram bem simples (canais de comunicação, PERT, IDC, IDP, VC e VPR) e acredito que fizeram a diferença no resultado final.
Carlos Roberto Costa - 22/05/2013

O simulador definitivamente complementou meus estudos e consegui ser aprovado hoje no exame PMP com alta proficiência. Abraços e muito obrigado por ter respondido minhas dúvidas!
Fabio Bilatto - 20/05/2013

Não posso deixar de agradecer  a PM Tech pelas preciosas dicas, este mês consegui obter a certificação PMP. Já ouvi de muitos aprovados que esta prova era difícil colocando um certo peso nesta colocação. Informo que a prova não é fácil mesmo, mas não é um Bicho de sete cabeças OK !, então, estuda e confia que você consegue. Antes havia dado muita ênfase no material completo da Rita, não desmerecendo, pois tem boa qualidade, mas serve apenas como um apoio, então, indico somente ler o livro. Dei ênfase no PMBOK, principalmente no ENTENDIMENTO de todas as entradas, ferramentas e saídas. Peguei  TODAS as dicas do site PM Tech e do Blog PM Tech. Para ajudar fiz vários simulados (dicas no próprio Blog da Pmtech) e por fim,  fiz algumas vezes o simulado da Pmtech até atingir uma média 80% ou mais,  sinceramente achei muito bom, pois somente neste simulado consegui perceber aonde estavam meus pontos fracos  que fez toda a diferença na hora da prova,  recomendo. No simulado terminava os testes em média 3:15hrs, porém no dia da prova tentei tomar muito cuidado no entendimento das perguntas e terminei faltando apenas 10 minutos para revisar algumas questões.
Viviane - 18/05/2013

Passei na prova do PMP. Como moro no interior do Paraná as opções de curso são limitadas. Estudei durante 3 meses e utilizei os simulados da PMTech para avaliação. Os simulados foram de extrema importância para que esse objetivo fosse alcançado. Após os estudos fiz os simulados para ter uma noção de como seria a prova e do meu nível. Passei em todas as simulações e consegui fazer em torno de 3h30m sobrando os 30m finais para revisão das questões. Indico o simulado pois a primeira impressão é de que não vai dar tempo, depois tu se acostuma e fica mais fácil. Outra coisa importante é analisar os motivos das questões erradas e certas também, algumas dicas foram importantes para ‘entender’ a maneira do PMI de pensar. Como na simulação terminei todas as questões em 3h30m sobrando os 30min conforme previsto.
Adroaldo De Grandi Segundo -15/05/2013

Passei na prova! Abração!
Lia Oliveira -15/05/2013

Obrigado por toda ajuda e orientação! 3 meses de estudos, auditoria e viagem a Floripa foram recompesados nesta manhã com o email de aprovação.
Renato Doldán - 02/05/2013

É com alegria que compartilho contigo minha satisfação na aprovação da Certificação PMP. Realizei a prova em Florianópolis. Foram basicamente dois meses e meio de estudos. Em Janeiro fazendo o curso na PM Tech e em Março/Abril me dedicando com mais afinco, lendo os livros e fazendo os simulados. Como trabalho durante o dia tive a penas o turno da noite para estudar... Enfim, parece que a estratégia deu certo, risos. Agradeço por todas as dicas e, principalmente, ao suporte prestado durante os estudos. Sempre me senti “amparado” pelo seu vasto conhecimento mesmo nos momentos de dúvidas durante os estudos pós curso. Vale ressaltar a importância dos simulados, foram essenciais nessa empreitada, ele quem baliza o conhecimento, aponta GAPs e identifica os pontos a serem trabalhados.
PS.: Como eu não podia deixar de ser diferente... Quero minha caneca!
Eduardo Viana - 13/04/2013

Consegui obter êxito nas duas (CAPM e PMP) através do curso da PM Tech, seu material fornecido e dicas durante aula.  Fico muito feliz e agradecido pelos ensinamentos, sucesso para PM Tech.
Arthur Broilo - 26/04/2013

Recebi o mail "Congratulations, you have obtained the PMP® Credential". Consegui passar com o grau Proficiente na maioria dos domínios. Recomendo fortemente fazer os simulados até atingir um % superior ao necessário. Nesses simulados a gente começa a ter melhor noção do tipo de pergunta que é feita na prova. Como a prova é longa, eu fiz simulados parciais com duração aproximada de 1h. Alguns dias antes da prova eu fiz dois simulados completos. As aulas, material, exercícios e dicas do Sotille ajudaram bastante, principalmente naquilo que o PMBOK não cobre. Estudar o PMBOK é um pouco cansativo mas também ajuda.
Carlos Becker - 28/03/2013

Fiz o exame PMP e fui aprovado. O curso preparatório da PM Tech, os simulados e principalmente as dicas foram fundamentais.
Jonatas Campos Martins - 16/03/2013

Pode mandar minha caneca! Quero aproveitar para parabenizar o curso. Estou aproveitando muito para o meu trabalho e difundindo para os colegas. O curso é realmente muito bom, estou recomendando.
Mariana Pereira P. Molina - 16/03/2013

Sou PMP!!!! Ganhei uma caneca!!!
Gilberto Terner - 16/03/2013

Foi uma prova muito difícil, as questões muito parecidas com os simulados (TEM QUE FAZER OS SIMULADOS), sem tempo para respirar, 200 questões em 4 horas, não levantei nem para tomar água e nem para ir ao banheiro, uma luta contra o relógio, eu chutei as últimas 2 questões porque não deu tempo... e sai muito triste achando que não tinha passado. Foi uma enorme surpresa receber o e-mail do PMI com o resultado.. foi um sentimento de que valeu a pena todo o esforço!
Alessandra Dutra - 16/03/2013

Comecei estudando cada capitulo utilizando a apostila do Mauro juntamente com o livro Use a Cabeça. Usei o próprio Guia PMBOK para revisar as entradas, saídas e as ferramentas. Devo ter feito esse processo ao todo umas duas vezes. Fiz também todos os simulados da PM Tech, também umas duas vezes. Cada capitulo que eu finalizava, eu realizava questões do capitulo para fixar. Ao passar por todos os capítulos, eu realizei vários simulados com questões de todos os capítulos. Eu fiz apenas uma vez um simulado com todas as 200 questões juntas. Foi bem importante fazer isso para ter uma ideia de quanto tempo eu levaria para fazer elas. Com relação a prova,  varias questões com erros de tradução. Eu lia a questão em português e as vezes não fazia sentido, Quando acontecia isso, eu ia para a questão em inglês. Questões longas e com cenários complexos e muitas variáveis. Achei bem mais difícil fazer a prova em papel, principalmente porque tem que marcar as respostas na folha de respostas. Isso toma muito tempo. Se tu não toma cuidado com isso, pode acabar se perdendo. Com relação ao tempo, acabei usando as 4h. Fiz a prova em um pouco mais de 3h, mas ainda tive que marcar as respostas na folha. Sobrou pouco tempo para revisar, acredito que uns 20 minutos. Agora eu também posso dizer: Eu quero minha caneca!!
Sergio Cristiano - 16/03/2013

Fui aprovado e estou muito contente. Foi muito importante usar o material do curso, em especial as dicas do Mauro, ler atentamente e criticamente o PMBOK pois a prova testa o entendimento dos conceitos pelo candidato, e não adianta decorar conceitos, é necessário entender a ligação entre os mesmos. Percebi que as questões possuem muitos "pega-ratões", pois o enunciado começa dando a entender que a questão é, por exemplo, sobre escopo, mas na verdade está tratando de um conteúdo de qualidade, e assim por diante. Preparem-se e não se assustem com os enunciados longos, que servem apenas para distrair e testar o candidato.  Recomendo atingir pontuação 80 para cima nos simulados do curso PM Tech. Prestei muita atenção nos enunciados e respondi as questões a partir de um conhecimento que extrapolou a "decoreba".
André Miranda - 16/03/2013

Com imensa satisfação informo que obtive a certificação PMP. As dicas do Sotille foram fundamentais no exame, principalmente nos PMI-ismos e na visão americana de GP do PMI. Dei uma passada novamente em todos os slides da apostila, usei o PMBOK em paralelo para verificar os detalhes de cada entrada, ferramenta, e saída. Depois realizei os três primeiros simulados PMP do CD PM TECH. Fiz o mesmo processo usando a apostila mais o PMBOK novamente, na sequencia os próximos três simulados. Anotei minhas deficiências indicadas nos simulados realizados, e desenvolvi um estudo direcionado nestes pontos. Depois realizei o último simulado PMP e mais os dois CAPM disponíveis no CD. Fiz o exame na versão escrita. Achei a prova com complexidade semelhante aos simulados. Não caiu nada a respeito dos gurus da qualidade, muitas questões de PERT (teóricas e exercícios), umas 5 questões de MCC (sendo 3 com diagramas para descobrir IMT e TMT), muitas questões sobre Fast Tracking, lembro também de umas 5 questões de GVA (muito mais simples do que as do simulado).  Umas 20 questões de "decoreba", perguntando sobre entradas, saídas, ferramentas, processos, fases, etc.  Perguntas específicas sobre estrutura organizacional, fases de projeto e grupos de processos. Muitas, muitas questões situacionais, longas com mais de 5 linhas de enunciado, as vezes envolvendo questões éticas. Não achei necessário usar calculadora na prova, tão pouco o rascunho disponível. É importante controlar o tempo do exame. Fica a dica de quebrar a prova em quatro tempos de 55 min, fazendo 50 questões por vez, já passando as respostas para o cartão neste tempo. Sugiro não deixar para passar para a grade por último, no dia da prova a monitora foi pontual e tirou a grade de um rapaz que ainda estava preenchendo.
Alexandre Maia - 16/03/2013

Passei na prova para PMP.Li apenas uma vez o PMBOK, Mas li a sua apostila 3 vezes, fiz resumo geral e todas as simulações, Claro que valeu também a grande experiência na área. Obrigado à PM TECH
Ivan Pertile - 16/03/2013

Acabei de fazer minha certificação,  APROVADO!!!! O que caiu de conteúdo, isto é o que eu lembro, dada a incidência de questões!. PERT, em várias questões precisei aplicar a fórmula, o que mais utilizei de formula.. Valor agregado, várias questões, mas cálculo simples de IDC e IDP, talvez uma ou duas com ONT. Caminho crítico, cai algumas, as monstrinhas, não eram difíceis, mas eram grandes, dava medo de olhar para elas e para o relógio, deixa para resolver no final. Tipo de contrato, várias. Garantia da Qualidade, várias acho que foi o que mais caiu, pois estava em vários contextos. Ferramentas da qualidade, várias, principalmente gráfico de controle. Resolução de conflitos. várias. Liderança situacional e formação equipe, algumas. Entrada/Saída de processo, algumas, neste caso vc decora ou entende. Lembro-me que caiu uma pedindo uma saída do processo de Definir Escopo, obviamente tinha entre as opções a EAP, só para sacanear. Se você não entender o processo, bingo! Vai na EAP erra feio. Termo de abertura, algumas. Teve várias coisas que estudei e não caiu! Mas isto não significa que não venha a cair em sua prova. Então, estude!!! Faça muitos simulados, tenha a resposta das perguntas básicas na ponta da língua! Isto vai te dar confiança na hora da prova.
Luciano Rodrigues - 28/02/2013

Segue como dica...... A cabine de provas da Prometic de Belo Horizonte possui um ar condicionado gigantesco  e após uma hora de prova a sala congela. Não adianta pedir para desligar, pois como a sala de provas não tem janelas, o resultado seria inverso (uma sauna)... Ou seja, vale a pena aconselhar os candidatos a levarem uma blusa de frio....
Vladimir Catarina - 19/02/2013

Passei na prova para PMP. Tanto o curso quanto a apostila me foram de grande utilidade.
Marlon Régis Schmitz - 09/01/2013

 

«Mais Recentes

Mais Antigos»