PM Tech - Gerenciamento de Projetos

 

 

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Centro de Treinamento Oficial

 

 

 

 

 


CURSO DE CAPACITAÇÃO EM
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
 

 

Curso para empresas, com 36 horas

O Curso tem por objetivo capacitar o aluno em Gerenciamento de Projetos através de um curso completo que aborda todo o conteúdo do Guia PMBOK® do PMI®, incluindo o desenvolvimento de um projeto completo, além de outros exemplos e casos, além de abordar a implantação de Escritórios de Projetos.

Este curso não tem foco na preparação para certificações, embora a base teórica seja a mesma.

 Serão apresentadas técnicas e ferramentas mais adequadas para desenvolver escopo, motivar equipes, alocar e gerenciar recursos de modo a gerar maior produtividade, para que os profissionais possam atuar com eficácia no gerenciamento de seus projetos.

Por que realizar este treinamento?

  • Entender os conceitos fundamentais de gerenciamento de projetos
  • Conhecer as ferramentas e técnicas usadas para gerenciar efetivamente os aspectos organizacionais e operacionais do gerenciamento de projetos.
  • Conhecer os conceitos de iniciação de projetos, incluindo critérios de seleção de projeto
  • Realizar planejamento, incluindo os conceitos de Estrutura Analítica de Projeto, estimativa de duração de atividades, metodologias de diagramas e outras ferramentas de gerenciamento do tempo
  • Executar projetos, incluindo técnicas para comunicação efetiva e gerenciamento da informação,
  • Controlar e encerrar projetos, podendo aplicar  os novos conhecimentos para planejar projetos reais.

Objetivos

  • Municiar o aluno com informações dos procedimentos relacionados com a definição dos objetivos do projeto e das atividades e recursos necessários para realizá-los;
  • Alertar sobre riscos inerentes ao desenvolvimento de um projeto;
  • Introduzir ferramentas gerenciais que permitam o gerenciamento eficaz de um projeto;
  • Dar subsídios para o entendimento da importância do planejamento e da integração entre os processos de gerência de um projeto;
  • Municiar o aluno com uma metodologia de vanguarda para o planejamento, documentação, acompanhamento e gerenciamento de projetos em geral, objetivando a concretização das metas definidas no escopo do projeto em consonância com o cumprimento de prazos/custos acordados.

Público Alvo

Profissionais que atuam gerenciando projetos, uma carteira de projetos ou programas em suas organizações ou que desejem conhecer a metodologia de Gerenciamento de Projetos do PMI. Organizações que desejam preparar seu pessoal para atuar em um ambiente de projetos ou organizar um escritório de projetos.
 

Metodologia

  • O treinamento tem como referência maior em seu escopo o Guia PMBOK® (Um Guia Para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos), quinta edição do PMI®, a mais importante referência no mundo sobre gerenciamento de projetos. O programa não é estritamente focado no conteúdo abordado pelo guia, porém o utiliza como referência padrão.

  • O curso constará de teoria, exercícios práticos e análise de casos. Durante o curso os alunos terão a oportunidade de acompanhar um projeto completo, desde sua concepção até seu encerramento, passando pelo tratamento das mudanças no mesmo. Além do projeto exemplo, os alunos terão oportunidade de realizar exercícios com projetos próprios.

  • Eventualmente, caso o cliente deseje, poderão ser utilizados exemplos, modelos e ferramentas da própria empresa, como forma dos alunos verificarem a aplicabilidade prática do treinamento junto aos processos atuais da organização.

  • Embora o curso não necessite computador, será disponibilizado material eletrônico com formulários em Word, além de diversos exemplos prontos que o aluno pode utilizar.  O material contém diversas ferramentas de software (cópias demonstrativas ou ferramentas livres), como WBS Schedule Pro, MS Project, ProjectLibre, Mapas Mentais, análise de risco, etc., que o aluno terá a oportunidade de instalar, caso tenha acesso a computador

Programa

1. VISÃO GERAL

  • PMI e o Guia PMBOK®
  • Auto avaliação de capacitação
  • Definição e exemplos de projeto
  • Subprojetos
  • Gerenciamento de Programa
  • Gerenciamento de Portfólio
  • Seleção e priorização de projetos
  • Análise de viabilidade de projetos
  • Problemas típicos de projetos
  • Gerenciamento de projetos
  • Metodologias de GP
  • Áreas de Conhecimento
  • Processos do gerenciamento
  • Ciclos de vida e etapas
2. INICIAÇÃO DO PROJETO
  • Anteprojeto
  • Termo de abertura
  • Objetivos gerais e específicos
  • Estruturas organizacionais
  • O Gerente de projeto e suas responsabilidades
  • Competências do GP
  • Habilidades gerenciais chave
  • O desafio da mudança de papel
  • Ética e Conduta Profissional
  • O patrocinador
  • Identificação das partes interessadas
  • Lista de verificação da iniciação

3. PLANEJAMENTO DO PROJETO

  • O plano de gerenciamento do projeto
  • Escopo
  •   Levantamento de requisitos
  •   Escopo do produto e do projeto
  •   Entregas, restrições e premissas
  •   Decomposição do escopo
  •   EAP – Estrutura Analítica do Projeto
  •   Dicionário da EAP
  • Prazo
  •   Definição de atividades
  •   Dependências
  •   Sequenciamento das atividades
  •   Esperas e Antecipações
  •   Diagramas de rede (PERT)
  •   Estimativa de recursos e de duração
  •   Caminho crítico e folgas
  •   Nivelamento de Recursos
  •   Método da Corrente Crítica
  •   Desenvolvimento do cronograma
  •   Compressão do Cronograma
  •   Softwares (MS Project, OpenProj, etc)
  • Custos
  •   Estimativa de custos
  •   Montagem do orçamento
  • Riscos
  •   Identificação e análise de riscos
  •   Respostas aos riscos
  • Qualidade
  •    Planejamento da qualidade
  •   Prevenção x Inspeção
  •   Custo da qualidade
  • Comunicações
  •   Planejamento das comunicações
  •   Tecnologias de comunicação
  •   Fatores que afetam a comunicação
  •   Planejamento de reuniões
  • Aquisições
  •   Gerenciamento das Aquisições
  •    Subcontratação e contratos
  •   Documentos de Aquisição
  • RH
  •   Gerenciamento de RH
  •   Atribuição de responsabilidades
  •   Montagem da equipe
  • Lista de verificação do planejamento
4. EXECUÇÃO DO PROJETO
  • Reunião de partida
  • Desenvolvimento de equipe
  • Gerenciamento de stakeholders
  • Liderança Situacional
  • Tipos de Poder
  • Administração de conflitos
  • Teorias Motivacionais
  • Métodos de comunicação
  • Auditoria de qualidade
  • Lista de verificação da execução
5. CONTROLE DO PROJETO
  • Controle do trabalho
  • Análise de desempenho e previsões
  • Relatórios de desempenho
  • Ferramentas de Controle da qualidade
  • Fluxogramas, Espinha de peixe, Pareto, gráficos de controle
  • Controle e monitoração de riscos
  • Administração das Aquisições
  • Controle de mudanças
  • Lista de verificação do controle
6. ENCERRAMENTO DO PROJETO
  • Procedimentos administrativos
  • Documentação e arquivos
  • Termo de recebimento
  • Lições aprendidas
  • Pesquisa de satisfação
  • Operação Assistida
  • Passo-a-passo
  • Lista de verificação do encerramento
EXTRA: ESCRITÓRIO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
  • Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio
  • Serviços e valor do PMO
  • Modelos de Escritórios de Projetos
  • Modelos de maturidade

Exercícios Práticos

Os seguintes exercícios práticos serão desenvolvidos durante o treinamento: 

 

  • Seleção e priorização de projeto
  • Identificação das partes interessadas
  • Levantamento de requisitos
  • Desenvolvimento da declaração de escopo do projeto
  • Criação da EAP
  • Dicionário da EAP
  • Construção de diagrama de rede
  • Construção do cronograma
  • Identificação de riscos
  • Planejamento de respostas aos riscos
  • Matriz de comunicação
  • Dinâmica de comunicação
  • Desenvolvimento da Matriz de Responsabilidades
  • Desenvolvimento de relatório
  • Análise do valor agregado
  • Solicitação de mudança
  • Termo de encerramento

Observações

  • Não há pré-requisitos.
  • Não é necessário o uso de computador, embora quem desejar possa levar notebook, uma vez que são fornecidas cópias em meio eletrônico dos formulários utilizados em aula.
  • Embora não seja seu objetivo principal, o Curso de Capacitação em Gerenciamento de Projeto de 36 horas da PM TECH é reconhecido pelo PMI® como um treinamento válido para cumprir as horas de educação em Gerenciamento de Projetos exigidas pelo PMI® para se obter a Certificação Profissional PMP®.

O que o aluno recebe

  • Apostila contendo cópia das transparências utilizadas em aula
  • Apostila de exercícios contendo modelos de formulários
  • Diagramas: Processos do Guia PMBOK, Fluxo de Processos e Fluxo Resumido de Processos
  • Pasta, caneta, bloco personalizados PM Tech
  • Instrutor certificado PMP®
  • Material em meio eletrônico contendo
    • Ferramentas
    • Formulários e Modelos
    • Artigos
    • Plano de projeto modelo
    • Cronogramas
    • Cópias demonstrativas das ferramentas mais populares utilizadas na área
    • Extensa bibliografia
    • Guia passo-a-passo para se implementar projetos nas organizações
    • Consultoria continuada via e-mail
  • Desconto na assinatura da Revista MundoPM - A revista do gerente de projetos.

Exclusivo

Todos os alunos serão inscritos na Comunidade Virtual PM Tech - Fórum de discussão na internet exclusivo para os alunos dos cursos e que visa a troca de informações, conhecimento e oportunidades de atuação em projetos.
 
Centro de Treinamento Oficial

A PM Tech é um Registered Education Provider do Project Management Institute (PMI®), Nossos treinamentos foram avaliados e cumprem rigorosos padrões de qualidade.

Local disponível para o curso (caso não deseje fazer na sua empresa)

Swan Tower  - Av. Cristovão Colombo, 3192 - Bairro Higienópolis  - Porto Alegre - RS.

Estacionamento no local - Sala com rede sem fio (wireless)

Clique aqui para conhecer a sala de aula, saber como chegar e ver o mapa
 

Coordenador do Curso

Mauro Sotille , MBA, PMP, PMI-RMP, ITIL

Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade Nacional de Rosário, Mestr. pela UFRGS, Especialista em Administração de Empresas e em Ciências da Computação. Bacharel em Informática e Engenheiro pela UFRGS. Possui certificação Project Management Professional (PMP) desde 1998 e certificado PMI Risk Management Professional. Fundador e ex-Presidente do Project Management Institute (PMI) RS. Membro do PMI Strategic Alignement Program Review Comitee do PMI. Representante da América Latina junto ao PMI Community Development Member Advisory Group (CDMAG). Membro do PMI Community Development Group. Diretor do PMI-ISSIG para a América Latina. Uníco Brasileiro escolhido para o PMI Masters Class em 2008 nos EUA. Diretor da SUCESU-RS. Certificado ITIL Foundations pelo EXIM. Filiado à Global Association of Risk Professionals (GARP). Membro da Comissão Especial da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sobre as Normas de Gestão de Riscos. Especialista em gerenciamento de projetos, participou do desenvolvimento do Guia PMBOK. Participa do grupo que está desenvolvendo o Modelo de Maturidade em Gerenciamento de Projetos do PMI (OPM3). Professor junto à Fundação Getúlio Vargas (FGV), PUC-RS e outras instituições. Participa do corpo editorial da Revista MundoPM. Tem orientado profissionais na capacitação em práticas de gerenciamento de projetos e em cursos visando as certificações PMP e CAPM. Coautor dos livros "Como se Tornar um Profissional em Gerenciamento de Projetos: livro base de preparação para certificação PMP", "Gestão do Escopo em Projetos" e “PMO – Escritório de Projetos”. Treinou e implantou Escritório de Projetos e Metodologias de Gerenciamento por Projetos em diversas empresas. Atuou profissionalmente em organizações como Dana Corp. (EUA) e Saab-Scania AB (Suécia). Como gerente de Parcerias e Contratos da Hewlett-Packard, divisão de Consultoria, por 14 anos atuou como gerente sênior de projetos e desenvolveu atividades relativas à alianças, aquisições e relacionamento com fornecedores, além de participar da implementação de CMMI. Instrutor junto ao MPS.BR. Diretor da PM Tech Capacitação em Projetos.
 

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Gerenciamento de Projetos e Preparação para a Certificação PMP Baixe o programa e informações adicionais em .pdf (48 KB)

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