PM Tech - Gerenciamento de Projetos

 

« Volta  |  Home » Casos » Casos de Consultoria » Caso Sefaz

Caso SEFAZ - Projeto Cota Base Zero

A Secretaria da Fazenda do RS contratou a PM Tech para desenvolver o planejamento e assessorar a implantação do projeto Cota Base Zero (CBZ)

O Cota Base Zero (CBZ)  é uma metodologia que visa a aumentar o alinhamento estratégico dos gastos de custeio. A partir do escopo organizacional do órgão (visão, missão e propósitos), busca identificar oportunidades de racionalização, converter gastos meios em gastos fins e aprimorar o orçamento.

Em exercícios anteriores, importantes resultados foram atingidos com a implantação do CBZ nas Secretarias do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, da Educação, da Saúde e do Meio Ambiente. Em outubro de 2009, um grupo, com representação dos departamentos e supervisões da SEFAZ, iniciou o trabalho de elaboração do projeto de implantação na SEFAZ

O trabalho iniciou com visitas estratégicas visando conhecer os principais processos de trabalho e discutir como o CBZ poderia auxiliar cada área. Após essas reuniões, foram realizadas visitas operacionais em algumas divisões indicadas. As equipes dessas unidades discutiram prioridades e forneceram informações sobre seus fluxos de trabalho, sua estrutura de despesas de custeio, sua sistemática de gerenciamento do orçamento e demais dados importantes para o projeto.

A partir desse diagnóstico, foram efetuadas análises orçamentária e do gasto, sempre levando em conta o planejamento estratégico da SEFAZ. O resultado prático foi a proposição de uma lista de projetos/atividades para o orçamento do ano seguinte e de um relatório apontando oportunidades de racionalização e alinhamento do gasto.

PM Tech Capacitação em Projetos | Telefone de Contato: (51) 3084-3122 | E-mail:
© PM Tech 2016.
Todos os direitos reservados.
PM Tech é marca registrada da PM Tech Capacitação em Projetos.
PMI, PMP, CAPM, PMI-ACP, PMI-RMP, PgMP, PMBOK e o logotipo PMI
Registered Education Provider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc
PMI
Siga nos: Facebook   Twitter   LinkedIn   Google+   Flickr