Artigos
Ferramentas  Gerenciamento
Modelos e Guias
Downloads
Livros
Newsletter
Comunidades
Mauro Sotille

51 3084 3122

 Ética e Conduta Profissional

O Código de Ética do PMI


Agir de modo ético é importante na área de gerenciamento de projetos, uma vez que os profissionais têm de enfrentar diversos dilemas éticos durante suas carreiras, agora mais do que nunca. Nem sempre é claro o melhor curso de ação quando se enfrenta um dilema ético.

O PMI® Board of Directors aprovou um novo Código de Ética e Conduta profissional para o PMI®, efetivo desde 1o de Janeiro de 2007. Este código substituiu os padrões de conduta ética anteriores. Este também substitui os antigos códigos de conduta das credenciais Project Management Professional (PMP®) e Certified Associate in Project Management (CAPM®).

Esta é a primeira vez desde o final dos anos 80 que o PMI® tem um código de ética que se aplica a todo o Instituto e aos indivíduos que este certifica. O novo Código de Ética e Conduta Profissional foi publicado na edição de dezembro/06 do informativo do Instituto, PMI Today®

Uma seção no site PMI.org dedicada ao tópico "Ética" fornece links para ferramentas e recursos que podem auxiliar no julgamento do que fazer quando questões éticas surgem.

Não roube, não engane e não minta. Esta sentença curta pode ser utilizada para resumir o Código de Conduta Ética e Profissional  do PMI®. Este descreve as expectativas que nós temos de nós mesmos e de nossos colegas de profissão na comunidade de gerenciamento de projetos. Este articula os ideais que aspiramos, bem como os padrões de conduta obrigatórios em nossos papéis profissionais e como voluntários. O propósito do código é fornecer confiabilidade à profissão de gerente de projetos e auxiliar os indivíduos a se tornarem melhores profissionais .

O código inclui provisões obrigatórias para  todos os voluntários e candidatos à certificação e contem provisões que vão levar ao avanço ético da profissão. Além disso, o código contém provisões detalhadas relacionadas a conflitos de interesse, os quais as partes interessadas dizem ser o maior problema na profissão. Incluído no código está um glossário de termos para apoiar o entendimento consistente da aplicação do código.

Entre os membros do Ethics Standards Development Committee (ESDC), que desenvolveu este trabalho, incluem-se pessoas da África, Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul. O Board do PMI adotou o  código após se certificar que o ESDC havia implementado um processo para garantir a participação global de membros do PMI e candidatos à certificação.

As partes interessadas do PMI ao redor do globo vão se beneficiam individualmente e coletivamente deste código. Este marca um alto padrão e inspira membros da comunidade mundial de gerenciamento de projetos a fazer o seu melhor no trabalho, em casa e no serviço de sua profissão. O código incrementa a reputação da profissão do gerente de projetos como alguém de confiança, correto e honrado.

Baixe aqui a transcrição completa do código - 53 Kb
 


PM Tech Capacitação em Projetos | Telefone de Contato: (51) 3084-3122 | E-mail: pmtech@pmtech.com.br
© PM Tech 2009. Todos os direitos reservados