Dicas do Exame de Certificação PMP do PMI Dicas do Exame
Questões Sobre o Exame de Certificação PMP do PMI Questões do Exame
Ética e Conduta Profissional Ética e Conduta Profissional
Curso de Preparação para o Exame Curso de Preparação
Aprovados PMP Depoimentos
Como manter a certificação PMP (PDUs) Como Manter a Certificação
Questões Frequentes sobre certificados para Gerente de Projetos Questões Freqüentes
Certificação PMP
Newsletter PM Tech Newsletter

51 3330 8495

 Questões Gerenciamento de Projetos

Todos os meses uma novo conjunto de questões sobre uma área gerenciamento de projetos, preparadas por Mauro Sotille, para você conferir como andam seus conhecimentos.

Tópico do mês: Gerenciamento do Tempo

 

 
1. Um diagrama de rede mostra as seguintes atividades e durações em dois caminhos:
    Caminho 1 - Início (0 dia), A (3 dias), B (2 dias), C (4dias), D (1 dia), Fim (0 dia)
    Caminho 2 - Início (0 dia), A (3 dias), B (2 dias), E (2 dias), F (2 dias), D (1 dia), Fim (0 dia)
    Se você necessita reduzir o projeto em um dia, que atividade você escolheria para aplicar compressão?

A) Atividade D

B) Atividade B ou atividade C

C) Atividade A ou atividade B

D) Atividade E ou atividade F

Resposta: C. Ambos os caminhos são críticos, assim devem ser comprimidas as atividades que são comuns a ambos, como A, B e D. No entanto, se você reduzir a atividade D em um dia sua duração para zero, o que não é possível. Assim você deve comprimir a atividade A ou a atividade D.
 

 
2.  Seu projeto tem uma atividade que consiste de colocar os móveis em um novo escritório. Esta atividade depende da colocação do carpete e desse modo a colocação dos móveis é uma atividade sucessora à colocação do carpete, no diagrama de rede do projeto. Ocorre, porém, que os móveis somente poderão ser colocados depois que a cola do carpete esteja seca, o que ocorrerá dois dias após o término da atividade de colocação do carpete. Que modificação no relacionamento lógico está ocorrendo neste caso?

A) Espera, visando retardar a atividade sucessora

B) Antecipação ou avanço, visando adiantar a atividade predecessora

C) Flutuação

D) Folga

Resposta: A. A espera ou atraso leva a um retardo da atividade sucessora. Por exemplo, para compensar um período de cura do concreto de dez dias, seria possível usar um atraso de dez dias em um relacionamento do tipo término para início, o que significa que a atividade sucessora não poderá ser iniciada antes de dez dias após o término da predecessora. Folga ou flutuação é a quantia de tempo que uma atividade pode ser atrasada sem atrasar o projeto como um todo ou violar uma restrição do cronograma.
 

 
3. Um membro da equipe de pesquisa e desenvolvimento deve produzir desenhos detalhados de um novo produto e lhe informa que seu trabalho é demasiadamente criativo para lhe fornecer uma estimativa de duração determinada para a atividade. Vocês então decidem utilizar o número médio de horas gastas em cada desenho em projetos passados multiplicado pelo número de desenhos a serem desenvolvidos, para prever o futuro. Este é um exemplo de:

A) Estimativa paramétrica

B) Estimativa de três pontos

C) Estimativa análoga

D) Análise de Monte Carlo

Resposta: A. A estimativa paramétrica usa relacionamento estatístico entre dados históricos e outras variáveis características (ou parâmetros) do projeto em um modelo matemático para prever a duração do projeto (o número médio de horas gastas em cada desenho em projetos passados multiplicado pelo número de desenhos a serem desenvolvidos). Quanto mais sofisticados os dados e o modelo utilizado, mais preciso o resultado. Já a estimativa análoga, também chamada top-down, usa o custo de projetos prévios, similares, como uma base para estimar a duração do projeto corrente. Essa estimativa usa informações históricas e parecer dos peritos, sendo mais barata, porém menos precisa. É freqüentemente utilizada para estimar o custo TOTAL do projeto, quando há uma quantia limitada de informação detalhada, em geral nas fases iniciais do projeto. Assim não se aplica neste caso. Também não temos dados para uma estimativa de três pontos ou análise de Monte Carlo.


Voltar



PM Tech Capacitação em Projetos | Telefone de Contato: (51) 3330-8495 | E-mail: pmtech@pmtech.com.br
© PM Tech 2009. Todos os direitos reservados