« Volta  |  Home » Curso de Gerenciamento de Projetos e Preparação PMP / CAPM » Dúvidas Frequentes

Cursos de Capacitação em Gerenciamento de Projetos
e Preparação para as Certificações PMP® e CAPM®

Dúvidas Frequentes

 

1. Qual o nível do curso de Capacitação em Gerenciamento de Projetos?

O nível do curso é introdutório, não há pré-requisitos.

2. Eu não quero fazer certificação. Posso fazer o curso?

O curso é focado em capacitar o aluno para que ele saiba tudo o que é preciso sobre gerenciamento de projetos em seu dia-a-dia profissional. Ele então pode decidir se quer fazer o exame.

3. O curso prepara somente para a Certificação PMP® ou também para a certificação CAPM®?

Embora o objetivo principal seja fornecer o subsídio para para se qualificar para o exame PMP, os aluno vai conhecer os processos, as técnicas, fórmulas, gráficos e teorias de gerenciamento de projetos que serão úteis caso deseje realizar o exame de certificação CAPM.

4. Eu só quero me preparar para o exame. Esse curso é adequado?

Aqueles que desejam fazer a certificação PMP® ou CAPM®, encontrarão todos os subsídios para fazer o exame. Somos orgulhosos de conseguir um bom balanço entre a educação em gerenciamento de projetos e o apoio integral àqueles que desejam fazer o exame.

É importante notar que o exame PMP é situacional, assim é necessário revisar e garantir o conhecimento de todo o conteúdo teórico, sem focar em decorar. Além disso é importante fazer exercícios práticos para responder corretamente questões como "o que você faria nessa situação".

Para mais informações sobre certificação acesse http://www.pmtech.com.br/pmp.html

5. A PM Tech é certificada a fornecer as 35 horas de contato requeridas pelo PMI?

A PM Tech é uma empresa certificada como Registered Education Provider (Provedor de Educação Registrado) do PMI e pode fornecer as horas de treinamento e contato solicitadas pelo PMI.

Para mais informações sobre R.E.P. acesse http://www.pmtech.com.br/rep.html

6. Eu recebi propaganda de um curso mais barato. Por que deveria fazer esse?

Você viu quem é o instrutor? O Curso de Capacitação em Gerenciamento de Projetos da PM Tech é ministrado por Mauro Sotille. O Mauro formou centenas de PMPs e ministrou o curso cerca de 200 vezes no Brasil e no exterior. Ele é PMP há mais de 20 anos, atuou junto ao PMI® como Presidente de Chapter, Mentor Regional para o Brasil e é membro de diversos comitês junto ao PMI. Além disso, já fez parte da equipe que desenvolveu o guia referência da área (Guia PMBOK®).
Você prefere ter treinamento com quem leu o guia ou com quem faz o guia?

A PM Tech é uma empresa de treinamento autorizada.  A PM Tech é uma empresa Registered Education Provider do Project Management Institute (PMI)®. Isso quer dizer que nossos treinamentos foram avaliados pelo PMI e cumprem seus rigorosos padrões de qualidade.

Centro de Treinamento Oficial

Você verificou qual o foco da empresa? A PM Tech dedica-se exclusivamente ao Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio. O aprendizado obtido nas consultorias realizadas a grandes e pequenas empresas é transferido integralmente aos alunos.

Você verificou os materiais? O Curso de Capacitação em Gerenciamento de Projetos da PM Tech fornece

  • Treinamento alinhado à versão mais atual do guia oficial do PMI em Português (Guia PMBOK® - Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos)
  • Um sistema exclusivo (desenvolvido pela PM Tech), que simula a prova de certificação e contém 3200 questões similares às dos exames
  • Conteúdo desenvolvido pela PM Tech que pode ser baixado da internet, contendo ferramentas, modelos, formulários, literatura adicional, etc.
  • Apostila completa
  • Cadernos de exercícios
  • Guia de orientação para fazer o exame
  • Guia com dicas para passar no exame
  • Planos de projeto-exemplo
  • Mapas de processos para que o aluno acompanhe o curso
  • Certificado de curso reconhecido e auditado pelo PMI.

Você verificou se o curso tem práticas utilizando ferramentas? Os alunos do Curso de Capacitação em Gerenciamento de Projetos (44h), vão além da certificação, desenvolvendo em aula um projeto-exemplo completo, fazendo uso das ferramentas mais populares da área e formulários.

Você verificou os benefícios? O Curso da PM Tech fornece desconto na assinatura da melhor revista de gerenciamento de projetos editada no Brasil (Mundo PM), desconto para aquisição de livros da editora Brasport e 7% de desconto no MBA em Gerenciamento de Projetos da Decision/FGVRS. Assim seu curso sai de graça!

Você verificou se pode recuperar aulas?  Nas turmas ministradas na nossa base de Porto Alegre, o curso da PM Tech lhe dá o direito de recuperar módulos que você perdeu, sem pagar mais nada (se você tiver feito o curso a muito tempo talvez queira adquirir somente uma versão nova da apostila). Assim você pode inscrever-se com a tranquilidade de poder faltar aulas, se necessário, e recuperar nas próximas turmas. E as turmas em Porto Alegre são mensais (em alguns meses temos duas turmas), de modo que você não precisa se preocupar em perder conteúdo. Somente é necessário fazer reserva prévia (sujeito à disponibilidade de vagas na turma).

Você verificou se pode continuar aprendendo, recebendo ofertas de emprego e se mantendo atualizado após o curso? Os alunos da PM Tech são incluídos em um fórum de discussão que tem cerca de 3000 participantes, onde você terá acesso a informações, ofertas de emprego por mês, discussões, networking, troca de idéias e materiais,  e você pode fazer parte da lista para sempre, não somente enquanto estiver no curso

Além disso, o repositório eletrônico de materiais é constantemente atualizado com as últimas novidades da área.

O aluno também pode participar do grupo da PM Tech no LinkedIn e acessar o blog da PM Tech e o blog Dicas PMP.

Você verificou se pode continuar recebendo consultoria? Os consultores da PM Tech estão disponíveis para, informalmente, prestar apoio aos ex-alunos, sempre que estes necessitarem de auxílio.

Você verificou onde o curso é ministrado? Os cursos da PM Tech na base de Porto Alegre são ministrados em confortáveis e climatizadas. Há rede wi-fi (wireless) e diversos pontos de energia em todas as salas.

Você verificou se o curso tem continuidade? A PM Tech completou quinze anos e além de continuar ministrando e aprimorando este curso, oferece uma série de cursos avançados e de aperfeiçoamento adicional. Além disso regularmente são oferecidas palestras e cursos rápidos de atualização, exclusivamente aos ex-alunos.

Você falou com ex-alunos? Faça isso então. Temos certeza que ouvirá uma boa recomendação.

7. Eu recebi propaganda de um curso mais caro em SP ou RJ. Por que o da PM Tech é mais barato?

A qualidade dos cursos da PM Tech em geral é igual ou superior a de cursos similares oferecidos na região Sudeste.

É inegável, porém, que o mercado no Sul do Brasil pratica um patamar de preços diferenciado em relação à região Sudeste. Isso se deve a fatores como custo de vida e porte do mercado. Já houve inclusive casos de nossos cursos serem contratados por empresas de SP ou RJ que os repassam a um cliente final pelo dobro do preço. Você pode tirar vantagem disso, levando para sua empresa um curso de excelência, por um preço bem mais em conta.

8. Por que algumas turmas têm aulas em dias variados da semana?

Sempre que possível, buscamos fazer o curso com certo intervalo entre as aulas. Isto ocorre devido ao curso ser longo, o que faz necessário alguns dias sem aula de modo a permitir ao aluno revisar conteúdo, fazer exercícios e questões, internalizar os conteúdos e voltar à aula com dúvidas de modo a debater com os colegas e o instrutor.

Nos cursos em Porto Alegre, se você acredita que alguma das aulas ocorre em um dia no qual você não pode participar, não se preocupe, na próxima turma a mesma aula em geral ocorre em outro dia da semana, e você pode fazer o módulo que você faltou, sem maiores problemas (mediante reserva prévia).

9. A carga do Curso de Capacitação em Gerenciamento de Projetos vale como comprovação de horas  para o exame CAPM?

Sim, o curso serve tanto o exame PMP (exigência mínima de 35 h de treinamento) , quanto para o exame CAPM (exigência mínima de 23 h de treinamento), a qual é destinada a profissionais sem experiência prática em gerenciamento de projetos.

10. Ao final do curso há um exame?

Não. Os exames para certificação são ministrados através de processo específico. As empresas que ministram treinamento não podem ministrar o exame, que é feito em centros especializados Pearson Vue. Embora o exame possa ser feito totalmente em Português, a inscrição e o processo seletivo são conduzidos em Inglês. A PM Tech orienta os alunos em cada passo do processo de inscrição e elegibilidade.

11. Qual o índice de aprovação dos alunos do curso?

Dos últimos 500 alunos que nos reportaram terem feito o exame, 19 reportaram não terem sido aprovados na primeira tentativa, o que resulta em um índice de aprovação na primeira tentativa de 96%.

OBS: O último índice mundial reportado pelo PMI (hoje eles não reportam mais) de alunos aprovados na primeira tentativa estava por volta de 70%.

12. Existe algum compromisso com a aprovação do aluno?

Embora 96% de nossos alunos passem no exame na primeira tentativa, não existe nenhum compromisso, uma vez que a aprovação depende de um esforço pessoal do aluno. É recomendado que o aluno faça o exame somente quando estiver obtendo nota 8,0 nos simulados. Veja depoimentos dos alunos aprovados em http://www.pmtech.com.br/aprovados.html.

13. Que facilidades apresenta o local das aulas?

Para os cursos realizados em nossa base de Porto Alegre disponibilizamos: a) Estacionamento junto ao local das aulas, com segurança b) Disponibilizar coffe-break próximo a sala de aula c) Hotel próximo para os alunos que se deslocam de outras cidades d) Facilidade de acesso aos alunos oriundos da Grande Porto Alegre e) Rede sem fio e pontos de energia.

14. O curso pode ser ministrado em minha empresa ou chapter?

Sim, em formato intensivo o curso de Capacitação em GP pode ser ministrado nas instalações do cliente quanto em instalações disponibilizadas pela PM Tech. Há formatos de cursos de 8, 16, 20, 24, 32, 48, 64 e 72 horas-aula. Veja nossa lista com alguns de nossos clientes. A PM Tech tem sido escolhida para fornecer treinamentos corporativos para algumas das maiores empresas brasileiras.

15. O curso usa computadores?

O curso baseia-se em aulas teóricas, dinâmicas e exercícios práticos que não necessitam computador. No curso de Capacitação de 44 horas são apresentadas, a título de demonstração, algumas ferramentas de software, como WBS Schedule Pro e MS Project, por exemplo, possibilitando que os alunos façam uma instalação orientada das versões demonstrativas fornecidas, em seus próprios notebooks e conduzam alguns exercícios dessa forma opcional.

16. É providenciado material/Simulados preparadores da prova?

É fornecido um sistema com 10 simulados completos PMP e 8 simulados completos CAPM em português, com todas as respostas explicadas. Informações sobre o sistema são encontradas em http://www.pmtech.com.br/simulado_pmp.html.

17. Terei o contato do instrutor para enviar possíveis dúvidas/questionamentos após o curso?

O Instrutor da turma é o Mauro Sotille, PMP desde 1998. Ele está sempre à disposição para responder dúvidas e auxiliar os alunos, antes e depois do curso. Ele dedica várias horas por semana a fazer isso.
Informações sobre o Mauro podem ser encontradas em http://www.pmtech.com.br/Sotille.html.

18. O que é uma hora-aula?

Hora-aula é a medida que serve de parâmetro para instituições de ensino estabelecerem a duração de uma aula, é um conceitos importantes para sacramentar a noção de que aula não se resume apenas à preleção em sala. De acordo com nossa proposta pedagógica, a hora-aula é de 50 a 55 minutos.

PM Tech Capacitação em Projetos | Telefone de Contato: (51) 3084-3122 | E-mail:
© PM Tech 2020.
Todos os direitos reservados.
PM Tech é marca registrada da PM Tech Capacitação em Projetos.
PMI, PMP, CAPM, PMI-ACP, PMI-RMP, PgMP, PMBOK e o logotipo PMI
Registered Education Provider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc
PMI
Siga nos: Facebook   Twitter   LinkedIn   Instagram   Flickr   YouTube