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Segurança

Como Mantemos as Aulas Online ao Vivo Seguras e Protegidas.

Sobre o Zoom

Há algumas semanas - embora pareça uma vida inteira - o Zoom não era uma opção conhecida de conferência virtual no espaço corporativo. Da noite para o dia, no entanto, devido a sua praticidade e facilidade de uso, tornou-se a plataforma mais adotada realizar aulas, reuniões de negócios e discussões.

Ao longo de 2020, a empresa adicionou 2,2 milhões de novos usuários mensais. Na área de educação, o Zoom é utilizado por universidades de prestígio, como Harvard, Princeton e Yale nos EUA e a Fundação Getúlio Vargas no Brasil.

Em 18 de abril a versão 5.0 do Zoom com criptografia AES de 256 bits GCM foi lançada, solucionando os problemas de segurança anteriormente detectados que permitiam que pessoas indevidas tivessem acesso a conferências privadas. Além disso, o Zoom tomou outras providências para garantir a segurança das reuniões:

  • Senhas randômicas foram habilitadas por padrão;
  • Houve mudança no local onde os dados são armazenados, não havendo mais roteamento através de servidores na China (é possível também ativar ou desativar regiões específicas do data center);
  • Agora a ferramenta possibilita bloquear reuniões rapidamente, remover participantes e restringir o compartilhamento de tela e o bate-papo nas reuniões;
  • Para impedir a entrada de pessoas indevidas, os números de identificação das reuniões não são mais exibidos nas barras de endereços.

Com essas medidas o Zoom se tornou até mais seguro que seus concorrentes, como mostra a avaliação de 30/abril da organização de defesa do consumidor Consumer Reports.  Isso explica por que o Zoom chegou a 300 milhões de usuários diários - 100 milhões a mais do que tinha no início de abril e um aumento extraordinário em relação aos 10 milhões de usuários do final do ano passado.

Como a PM Tech mantém suas aulas seguras

À medida que foram surgindo soluções de segurança, sempre garantimos estar utilizando a versão mais recente. E, além das medidas do Zoom, a PM Tech toma as seguintes medidas para manter a segurança de nossos treinamentos:

1. AULAS PROTEGIDAS POR SENHA

Esse é o primeiro passo para impedir a entrada de participantes indesejados. As senhas são definidas no nível individual da reunião para todas as sessões. Todos os participantes precisam da senha para ingressar na reunião.

2. ALUNOS PREVIAMENTE CADASTRADOS NA AULA

Esse é o segundo passo para impedir a entrada de participantes indesejados. Em nossos cursos é permitida apenas a participação de alunos previamente cadastrados no curso e aprovados por nossa equipe.

3. OS ALUNOS NÃO PRECISAM CRIAR UMA CONTA NO ZOOM

Embora os alunos tenham de se cadastrar junto à PM Tech para a aula, não precisam criar uma conta no Zoom, nem instalar o Zoom ou qualquer outro aplicativo. O acesso às aulas pode ser feito totalmente pela internet, mesmo pelo smartfone.

4. É PROIBIDA A ENTRADA ANTES DO INSTRUTOR

Não é permitido que os alunos entrem na aula antes do instrutor

5. AS AULAS SÃO BLOQUEADAS

Assim que os alunos cadastrados ingressam na aula, a aula é bloqueada e só reaberta mediante permissão e controle do instrutor. Isso impede que outras pessoas ingressem, mesmo que, por acaso ou divulgação indevida, o ID da aula o os detalhes de acesso tenham vazado.

6. A TELA DOS PARTICIPANTES É DESLIGADA

A capacidade de os participantes da reunião compartilharem suas telas fica obrigatoriamente desligada até que o instrutor forneça permissão para ligá-la, uma vez que a relação com cada aluno tenha sido estabelecida.

7. O ID DA AULA É GERADO RANDOMICAMENTE

É escolhido um ID gerado aleatoriamente para cada nova aula. Além disso, nossa identificação pessoal não é divulgada publicamente, nossos instrutores usam a autenticação de dois fatores no endereço de e-mail e a nunca reutilizam senhas.

8. UTILIZAMOS A SALA DE ESPERA

O recurso Sala de Espera é uma maneira de rastrear os alunos antes que eles possam entrar em uma reunião, oferecendo isso também oferece ao instrutor maior controle sobre a segurança da sessão.

9. É EVITADA A PARTILHA DE ARQUIVOS VIA ZOOM

Buscamos evitar o compartilhamento de arquivos das reuniões. Em vez disso, compartilhamos material usando um serviço confiável de compartilhamento de dados, externo ao Zoom, cujo acesso é fornecido aos alunos antes do início do curso.

10. PROIBIÇÃO DE ACESSO A USUÁRIOS DETERMINADOS

Nunca ocorreu, mas caso algum aluno esteja sendo inconveniente, seu acesso a recursos de voz, imagem e texto pode ser totalmente bloqueado pelo instrutor. Em um caso extremo, podemos garantir que não possa voltar a participar, sendo definitivamente removido.

Embora o Zoom seja nossa ferramenta de escolha, nossos instrutores estão habilitados para usar outras ferramentas, como Webex, Teams, GoToMeeting ou Google Meet em turmas fechadas (in-company), caso esta seja a preferência da empresa.

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