PM Tech - Gerenciamento de Projetos

 

« Volta  |  Home » Certificação » PMP®

Certificação Project Management Professional (PMP)® do PMI®

A Certificação Project Management Professional (PMP do Project Management Institute (PMI)® é a credencial em Gerenciamento de Projetos mais reconhecida e respeitada do mundo.

Você pode encontrar PMPs em quase todos os países e, ao contrário de outras certificações que se concentram em uma determinada geografia ou domínio, a PMP é verdadeiramente global.

Quem obtém esta certificação comprova o seu conhecimento sobre as técnicas e práticas de Gerenciamento de Projetos,  obtendo um grande diferencial para a sua carreira profissional.

  • Há mais de 800 mil certificados no mundo e mais de 16 mil no Brasil
  • Pesquisas mostram que a certificação PMP paga os maiores salários, podendo adicionar uma média de +14% aos salários dos profissionais

Benefícios

Ser PMP pode fornecer uma vantagem significativa quando se trata de salário e potencial de ganhos. Entre os entrevistados na Pesquisa de Salários do PMI, aqueles com uma certificação PMP recebem um salário mais alto (20% a mais em média) do que aqueles sem uma certificação PMP.

Os empregadores também se beneficiam. Quando mais de um terço de seus gerentes de projeto são certificados pelo PMP, as organizações concluem mais de seus projetos no prazo, dentro do orçamento e atingindo as metas originais. (Estudo Pulse of the Profession®, PMI, 2015.)

Ser PMP significa que você fala e entende a linguagem global do gerenciamento de projetos e conecta você a uma comunidade de profissionais, organizações e especialistas em todo o mundo.
 

Setores de atuação

Como um PMP, você pode trabalhar em praticamente qualquer setor, com qualquer metodologia e em qualquer local.

Os setores que mais empregam PMPs são Aeroespacial, Serviços comerciais (publicidade, marketing, pessoal, etc.), Construção, Consultoria, Engenharia, Serviços financeiros, Alimentos e Bebidas, Governo, Cuidados de Saúde, Tecnologia da informação, Seguro, Legal, Fabricação, Farmacêutica, Imóveis, Recursos (Agricultura, Mineração, Carvão, Gás, Petróleo), Telecomunicações, Treinamento / Educação, Utilidade entre outros.
 

Elegibilidade

O gerente de projetos  que visa a certificação PMP deve ter experiência na iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento de pelo menos um projeto, devendo estar familiarizado com os objetivos do projeto, bem como o papel e função de cada membro da equipe, tendo coordenado a equipe.

Para realizar o exame PMP o profissional deve ter:

  • 35 horas de educação formal em gerenciamento de projetos
  • Experiência de 36 meses (4500 horas) atuando em projetos (para quem tem 3º grau completo), ou experiência de 60 meses (7500 horas) atuando em projetos (para quem tem somente 2º grau completo)

Apenas 10% dos candidatos passam por auditoria, que consiste em enviar ao PMI cópia dos certificados
de educação e obter o abono de um colega na experiência informada pelo próprio candidato

  
  • Caso você não atenda os critérios para o exame PMP, talvez você tenha interesse na certificação CAPM

Auditoria

Apenas 10% dos candidatos passam por auditoria aleatória. Esta consiste em coletar a assinatura de um colega em um formulário fornecido pelo PMI com os dados da inscrição, abonando que o que foi afirmado pelo candidato é verdade e enviar ao PMI, juntamente com cópia dos certificados de educação. Não é necessário nenhum outro documento.

 

Exame

O exame pode ser feito em Português. São respondidas 200 questões objetivas, com 4 alternativas cada, em até 4 horas. Os candidatos devem acertar 106 questões para serem aprovados. Ocorre que 25 das questões do exame não são consideradas para a nota final (porém não se sabe quais quais são estas questões), assim o ideal é acertar 106 + 25 = 131 questões para garantir aprovação (nota 6,6).

Em Curitiba, São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte e Recife é possível realizar o exame on-line, nos centros da Prometric, em qualquer dia. Veja aqui os endereços e os telefones.

Os exames também podem ser feitos em papel em Porto Alegre, Fortaleza e Manaus em 4 datas anuais pré-definidas.

 

Custo do Exame

O exame custa USD 405 para filiados ao PMI e USD 555 para quem não é filiado.

 

Preparação

O exame de certificação envolve iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento de projetos.

Para ser aprovado no exame é fundamental um estudo bem estruturado, contando com o apoio de instrutores experientes, material didático de alta qualidade e uma intensa prática com simulados.

Os alunos da PM Tech tem acesso a um sistema exclusivo que simula o ambiente da prova, contando com cerca de 3000 questões constantemente atualizadas.

 


Presente exclusivo para os alunos PM Tech que são aprovados no exame

Guias

 
Roteiro para o exame de certificação PMP Planilha de apoio inscrição PMP
 

Links

PM Tech Capacitação em Projetos | Telefone de Contato: (51) 3084-3122 | E-mail:
© PM Tech 2018.
Todos os direitos reservados.
PM Tech é marca registrada da PM Tech Capacitação em Projetos.
PMI, PMP, CAPM, PMI-ACP, PMI-RMP, PgMP, PMBOK e o logotipo PMI
Registered Education Provider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc
PMI
Siga nos: Facebook   Twitter   LinkedIn   Google+   Flickr