PM Tech - Gerenciamento de Projetos

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PMI Registered Education Provider

A PM Tech é um Registered Education Provider (R.E.P) do Project Management Institute (PMI)®. Os certificados de nossas palestras oferecem créditos (PDUs) visando a manutenção da certificação para aqueles que as detêm.

 

As palestras também podem ser feitas em Inglês ou Espanhol.




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Palestras

 

 

Algumas sugestões de apresentações:

A Importância do Gerenciamento de Projetos

Apresentação sobre as boas práticas em gerenciamento de projetos baseadas nos conceitos do Guia PMBOK® (Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos) do PMI® (Project Management Institute). Nessa apresentação discutiremos as tendências na área, o que é um projeto, as origens do gerenciamento de projetos, por que gerenciar projetos, o PMI e os padrões, o modelo organizacional e o alinhamento à estratégia, gerenciamento de projetos, programas e portfólio, porque os projetos falham, casos de projetos bem-sucedidos, as áreas de conhecimento, o profissional de gerenciamento de projetos, como desenvolver as competências profissionais necessárias ao gerente de projetos, certificação, o papel do patrocinador e escritórios de Projetos e suas funções.

Aumento da Competitividade Através do Gerenciamento por Projetos

Nessa era de globalização e mudanças rápidas as organizações têm perguntado “Como incrementar a efetividade da minha organização na implementação de Gerenciamento de Projetos?” Quem tem essa resposta é o Project Management Institute (PMI), que através de suas modernas metodologias e práticas nos mostra que o Gerenciamento de projetos é o princípio organizacional para o século 21. Essa palestra nos mostra que mais do que gerenciar projetos, uma opção das organizações é gerenciar POR projetos.

Desafios na Implementação de Escritórios de Gerenciamento de Projetos

Um Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO) é a chave para assegurar que todos os projetos sejam gerenciados eficientemente e seu benefício é a assimilação gradual da Gerência de Projetos na organização como um todo. Nessa apresentação vamos discutir a Implantação de um escritório de projetos, ferramentas, indicadores, PMO Canvas, seleção e priorização de projetos e avaliação da maturidade organizacional em gerenciamento de projetos.

O PMO que entrega valor para a organização

Enquanto o PMO pensa quais funções devemos oferecer”, o cliente pensa “quais benefícios e resultados interessam para mim e para a organização”. A solução então é falar a mesma linguagem dos clientes: Benefícios e Resultados. Nessa apresentação vamos conhecer o PMO Value Ring, uma ferramenta de benchmarking para criar, avaliar e gerenciar seu PMO desenvolvida pela PMO Global Alliance.

Gestão de Projetos no Setor Público

Vamos conhecer o gerenciamento de projetos e as diferenças entre conduzir projetos na área privada versus projetos no setor público.

Fazendo as mudanças funcionarem – como gerenciar as mudanças nos seus projetos e na sua organização

Nessa palestra vamos apresentar o novo guia do PMI: Managing Change in Organizations, um recurso para o gerenciamento eficaz de mudanças no gerenciamento de projetos e programas. Vamos debater o que é uma mudança, a importância do gerenciamento das mudanças, fatores que afetam as mudanças organizacionais e como gerenciá-los eficazmente. Além disso vamos listar as competências necessárias para gerenciar mudanças e o que cada um de nós deve fazer para garantir sua implantação bem-sucedida.

Gerenciamento de Projetos Grandes e Complexos

Esta apresentação mostra por que a execução de projetos grandes e complexos é fundamentalmente diferente da execução de projetos simples e quais as habilidades necessárias para gerenciar esses projetos.

Gerenciamento ágil de projetos: quebrando antigos paradigmas

O gerenciamento ágil de projetos está se tornando uma alternativa ao gerenciamento tradicional de projetos. Ágil é disciplinado e inovador: Isso torna sua equipe mais confiável e responsiva. Vamos conversar sobre o que são os métodos ágeis, quais são os paradigmas de gerenciamento de projetos que estamos quebrando com o desenvolvimento ágil, como você chega ao ágil, como isso muda o “dia-a-vida” de um gerente de projetos e quais ferramentas e recursos estão disponíveis.

Os Padrões do Project Management Institute (PMI) – Entendendo seu propósito

Nossa cultura, em geral, envolve informalidade e improviso. O PMI oferece padrões que fornecem diretrizes, regras e características para o tópico que está tratando e boas práticas que podem ser transferidas para processos ou metodologias orientadas aos clientes. Nessa apresentação vamos conhecer as cinco categorias de padrões que o Instituto oferece: Projetos, Programas, Pessoas, Organizações e para o Profissional, com exemplos de uso dos guias práticos. Além disso, vamos conhecer os maiores equívocos no uso dos padrões e dicas para a introdução bem sucedida de gestão de Projetos na organização.

As Certificações do PMI

Vamos conhecer o gerenciamento de projetos e as diferenças entre conduzir projetos na área Nessa apresentação vamos conhecer mais sobre as credenciais do Project Management Institute: Project Management Professional (PMP®), Certified Associate in Project Management (CAPM®), Program Management Professional (PgMP®), Portfolio Management Professional (PfMP®), PMI Agile Certified Practitioner (PMI-ACP®), PMI Professional in Business Analysis (PMI-PBA®) , PMI Risk Management Professional (PMI-RMP®), PMI Scheduling Professional (PMI-SP®).

Impacto do Guia PMBOK® 6ª edição na gestão de projetos e nas certificações do PMI

Nesta apresentação apresentamos as principais diferenças entre a quinta e a sexta edições do Guia PMBOK®. Será comentada a cobertura expandida de métodos ágeis e outras práticas adaptativas e iterativas, as considerações de adaptação, descrevendo aspectos do projeto ou do ambiente a considerar no planejamento de cada projeto diferente, o capítulo dedicado ao papel e às competências do gerente de projeto, os novos processos e comenta sobre as novidades em cada uma das outras áreas, que juntas apresentam o total de 49 processos, dois a mais que na quinta edição do Guia. Além disso, serão apresentadas informações sobre os exames de certificação baseados nessa nova edição.

Gerenciamento de Programas e Portfólio

Nessa apresentação o foco é o alinhamento do gerenciamento de projetos à estratégia de negócios de sua empresa.

Habilidades Interpessoais

Habilidades interpessoais e de comunicação para gerentes de projetos, programas, portfólio e analistas de negócios. Essas habilidades permitem que você seja eficaz em lidar com as pessoas. Vamos conversar sobre comunicação, resolução de problemas, elogios, transmissão de notícias e outros aspectos que envolva a inteligência emocional. Vamos também fazer uma dinâmica que visa identificar e classificar a personalidade de cada participante.

Gerenciamento do Escopo em Projetos

Quando você vai gerenciar um projeto, um grande desafio é definir claramente os produtos e serviços, relacionados aos objetivos do projeto, que serão entregues ao cliente, estabelecendo o escopo do trabalho que deve ser realizado pela equipe do projeto para a geração dos mesmos. O gerenciamento do escopo garante que o projeto inclui todo o trabalho necessário. Nessa apresentação vamos conhecer as técnicas e padrões para definir, planejar, detalhar, verificar e gerenciar o escopo em projetos.

Gerenciamento de Riscos em Projetos

Gerenciar riscos envolve minimizar as ameaças e maximizar as oportunidades. Nessa palestra vamos conversar sobre como gerenciar riscos em projetos, identificando, analisando e desenvolvendo uma eficiente resposta aos riscos, analisando as ameaças e oportunidades, usando as melhores técnicas e ferramentas. Também serão fornecidas informações para quem busca a certificação Risk Management Professional (PMI-RMP®) do PMI®.

Apresentações sobre áreas específicas em gerenciamento de projetos

Apresentações sobre uma ou mais das áreas de conhecimento a seguir:

  • Gerenciamento da Integração
  • Gerenciamento do Conhecimento
  • Gerenciamento do Escopo
  • Gerenciamento do Cronograma
  • Gerenciamento dos Custos
  • Gerenciamento do Valor Agregado
  • Gerenciamento da Qualidade
  • Gerenciamento dos Recursos
  • Gerenciamento das Comunicações
  • Gerenciamento dos Riscos
  • Gerenciamento das Aquisições
  • Gerenciamento das Partes Interessadas
  • Ética e Conduta Profissional