PM Tech - Gerenciamento de Projetos

361 depoimentos de alunos
da PM Tech aprovados nos exames PMP
® e CAPM®

 

Caneca "Eu sou PMP"

Os alunos da PM Tech aprovados no exame de certificação ganham uma
caneca "Eu sou PMP"!

 


 
 Lições aprendidas ao fazer
o exame também podem
ser encontradas no
blog da PM Tech




« Volta  |  PMP » Aprovados » Recentes

Depoimentos dos Aprovados

 

Ontem fiz minha a prova para a certificação PMP e passei! Gostaria de agradecer a PM Tech pois os simulados que adquiri dos Senhores, foram essenciais para que eu conseguisse passar na prova. De coração meu "Muito Obrigado"! Um material de qualidade fantástica com um custo beneficio sem comparação.
Joel de Souza Felicio - 27/07/2016

Com objetivo de contribui ao grupo PM Tech, trago meu feedback sobre a prova que realizei dia em Curitiba-PR (prova digital).  Passei, mas confesso que achei bem difícil o teste!  Comecei lendo o livro Use a cabeça PMP, o livro é bem interessante, com uma leitura muito fácil e quase divertida sobre as principais práticas e técnicas para passar no exame, com exercícios e muitas ilustrações. Depois, li o PMbok “de cabo a rabo”, gostei da leitura, é muito proveitosa para quem é GP, mas se torna cansativa quando se lê progressivamente (não foi elaborado com esse propósito) devido as repetições de entradas e saídas. Após a leitura, comecei a fazer os simulados da PM Tech com objetivo a média 8,5. Os simulados são fundamentais para o estudos e te fornecem um feedback por área, podendo assim, verificar suas fraquezas.  Obs: o Polígrafo da PM Tech ajuda muito quando já se tem uma bagagem de conhecimento. Tem diversas dicas e frisa pontos importantes, além de ser uma leitura rápida. O teste teve 95% das perguntas com 3 a 5 frases, sendo necessário ler mais de uma vez a pergunta, pois não ficava claro sobre qual área era a questão. Lembro de 01 questão de VME, e 4 questões de VA. O restante eram de questões situacionais onde sempre há uma dúvida sobre a mais correta. Muitas questões sobre o Termo de abertura, documentos do projeto e Business case. Terminei as primeiras 100 questões com 2h03 (atrasado) e depois as outras com 1h40, o que me sobraram 17 minutos para verificar as questões marcadas. O teste é uma etapa importante para o aprendizado. Ele te leva a estudar a fundo o PMbok e refletir bastante sobre técnicas/práticas que podem ser utilizadas no trabalho e talvez em seu dia a dia, para quem é mais sistêmico. Aconselho seguir a proposta da PM Tech sobre o estudo. Evite buscar métodos tidos como mais fáceis.
Renato Thimmig - 05/07/2016

Gostaria de agradecer muito pela forma como conduziram o processo de certificação pelo qual eu passei, do início ao fim. Digo do início ao fim pois, confesso que em minha cabeça na hora da prova, ouvia nitidamente os ensinamentos passados pelo professor Mauro Sotille, fazendo com que eu respondesse as questões da maneira mais pratica e correta possível. Desde o início, o ambiente proporcionado para o aprendizado e os cuidados com o conforto e satisfação dos alunos, foram muito bem planejados. O conteúdo conciso e passado de forma clara e de acordo com o prometido. Como lições aprendidas deixo o conselho para que façam os simulados exaustivamente, colem em suas paredes os processos, suas entradas, ferramentas e saídas. e daqui para frente esperem muitas questões sobre Partes Interessadas. (muitas situacionais). Sinto-me muito feliz por te alcançado a Certificação PMP e muito grato por ter escolhido, de forma muito sensata, a PM Tech para me auxiliar nessa empreitada. Com orgulho digo “Agora sou PMP” e só estará completo o ciclo quanto estiver sentado em minha cadeira tomando um café com a caneta tão aguardada. Diego Londero - 01/07/2016

Quero deixar aqui meus agradecimentos pelo excelente curso da PM Tech que com certeza foi de grande ajuda para esta conquista.Deixando o feedback da prova: muitas questões envolvendo o engajamento de stakeholders, conduzir e encerrar aquisições e validação de escopo. Objetivo conquistado!
Gabriel David De Nes - 21/06/2016

Ainda posso ganhar a caneca "Eu Sou PMP" ? Eu fiz o curso em 2014 mas só fiz a certificação esse ano.
Gustavo Schaab - 21/06/2016

Bom Pessoal, gostaria de compartilhar um pouco da preparação para a prova. Fiz o curso da PM Tech em março deste ano. Nas duas semanas que antecederam a prova voltei a estudar, principalmente a apostila do curso.  Fiz muitos dos simulados da PM Tech neste período. Anotando as questões com dúvida e verificando os erros e acertos. Planejei o estudo por área de conhecimento, fazendo os simulados logo após a revisão do material. Não li o PMBOK, porém já o havia consultado inúmeras vezes durante o MBA e durante o trabalho, pois atuo como GP. Indico que para quem não atue na área é importante ler pelo menos uma vez, mas mais importante é entender os processos. Fiz a prova em papel (PBT) no Holliday Inn em Porto Alegre. A prova foi aplicada por duas brasileiras, porém a comunicação formal era em inglês. Colocaram um relógio na sala de provas e pedi que me avisassem a cada hora que passasse. É muito importante controlar o tempo. Não deixaram usar as folhas de rascunho durante a explicação da prova, então passar qualquer fórmulas para o papel, somente depois do início. As marcações na folha são todas a lápis. Sobre a prova, praticamente todas as questões eram longas, então o tempo é realmente curto. Não consegui revisar nenhuma questão. Fui marcando na folha de respostas logo após fazer a questão. Mesmo que não tivesse certeza, ou ficasse em dúvida marquei assim mesmo, pois sabia que não haveria tempo para revisar. A maioria das questões foram situacionais do tipo marque a melhor opção ou o que você faria primeiro e envolvendo os processos (entradas, saídas, ferramentas e técnicas). Tiveram algumas questões de cálculo, porém cálculos bem simples. Também questões de qualidade, então é importante saber bem o nome das ferramentas e técnicas de qualidade indicadas no PMBOK ou na apostila PM Tech. É importantíssimo entender os processos e a forma que eles se relacionam, pois são questões situacionais e não puramente técnicas (os processos em si não estão explícitos na questão). Façam os simulados e bom estudo!Rafael Fehlberg - 21/06/2016

Acabei de sair da prova de PMP. Passei!!
Gisele Liperte - 06/06/2016

Que honra viver e aproveitar cada oportunidade p/ fazer algo melhor. Valeram os esforços desmedidos nessa maratona de preparação p/ alcançar esse sonho. Valeu o suporte excepcional da Equipe PM Tech do Mauro Sotille.
Thaís Evangelista Travi - 30/04/2016

Só tenho a agradecer pelos ensinamentos, fui  aluno na turma semanal de março, hoje fiz a prova e sou PMP!
Vinicius Gehlen - 26/04/2016

Fui aprovado no exame. Leonardo Verona Tavares  - 29/03/2016

Escrevo para agradecer pelas dicas e material didático fornecidos no curso de Gerenciamento de Projeto. O simulado de vocês é fantástico, estudei apenas através dele e do PMBok e não tive dificuldades para responder as questões da prova.
Gabriel Dick - 28/03/2016

Hoje recebi o email reportando a minha aprovação no exame PMP que prestei em papel. Estou muito contente e gostaria de reconhecer e agradecer pelo serviço prestado por vocês na PM Tech. Embora eu já tivesse experiência profissional e MBA em gerenciamento de projetos, o curso e recursos da PM Tech foram fundamentais para eu alcançar nível de adesão às práticas e ser bem sucedido no exame. As dicas e recomendações também foram muito importantes.
João Henrique Mine - 12/03/2016

Fiz e passei no exame PMP! Agora quero meu caneco! A prova é bastante extensa, cansativa e difícil. Usei todas as 4h e consegui revisar somente 2 questões antes de acabar, por isso, sugiro fazer o exame online mesmo. Muitas questões sobre termo de abertura (entradas, pra que serve, referência para resolver questões, etc); encerramento também (entradas, o que fazer primeiro, etc) Duas questões sobre oportunidades (risco), não eram difíceis. Várias perguntas de valor agregado, em geral todas de conta simples e rápida. Achei bem distribuídas as perguntas entre os processos. As dicas do prof Sotille foram muito úteis. Memory dump funciona mesmo na prova online, há um tutorial de 15min mas é possível fazer em 4min, sobrando tempo para escrever tudo que está na cabeça. Vale a pena fazer o tutorial pra pegar as dicas de como marcar o texto, riscar opções e fazer a revisão. Pular as questões de diagrama e deixar para o final: caíram 2 e levei um tempo pra fazer. Em geral ficava em dúvida entre 2 respostas, tinha que ler de novo a pergunta em busca de ‘pistas’, por isso leva-se mais tempo. Sobre o método de estudo, estudei cada processo separadamente fazendo 4 simulados sobre o capítulo em questão e no fim separei 2 dias para revisar o todo e fazer conexões entre os assuntos, pra reforçar a visão geral; não consegui fazer todos os simulados e nenhum de início ao fim, mas recomendo fazer todos para pegar o estilo e ‘timing’ da prova.
Jean Orengo - 27/01/2016

Consegui passar na prova! como posso fazer para ter a famosa caneca?! Muito obrigado.
Pasquale Carotenuto - 21/01/2016

Participei do curso de preparação para prova do PMI com o Mauro. Gostaria de saber como posso solicitar meu brinde (caneca), pois obtive a certificação para PMP. Antônio C. C. Valente - 20/01/2016

Também posso dizer que depois de muita dedicação e estudo, consegui meu objetivo: a certificação PMP. Não subestimei a regra do professor Mauro Sotille: “alcancem +- 80% de acertos para fazerem a prova!”. Sobre a prova, que fiz em Curitiba, foram várias questões de custos, qualidade e riscos, mas tudo o que vimos no curso.  Agradeço a PM Tech pelo excelente curso.  E agora, aguardo a caneca! Hehe.
Fabiano Ruas - 12/01/2016

Realizei a prova para a certificação PMP no centro Prometric de Curitiba e obtive sucesso! Realizei a prova por duas vezes sendo que a primeira acabei não dedicando o tempo suficiente para estudos após a conclusão do treinamento da PM Tech além de estar envolvidos em atividades de projeto que me exigiram muito no dia a dia prejudicando os estudos.
Jaques Hubler - 11/01/2016

Aprovado na certificação PMP. Gostaria de agradecer à equipe do PM Tech pelo excelente material e simulador de exame. Definitivamente eles foram fundamentais em minha aprovação para o PMP.Muito obrigado a toda equipe
Eduardo Taniguchi - 11/12/2015

Passei no PMP em Novembro e gostaria de receber a caneca!!!!
Maurício da Silva Viegas - Nov/2015

Eu lutei bastante para conseguir estar aqui cobrando a minha caneca e agora posso dizer: SOU PMP! Primeiramente, gostaria de agradecer ao professor Mauro Sotille. Os ensinamentos foram muito importantes para essa conquista! O professor disse: não façam a prova sem ter 80%. Comprovei o que ele falou. Após 5 meses de estudo, sendo os 2 últimos de estudo diário e exaustivo, fiz 6 simulados de 4 horas. Os três últimos com média de 70%. Optei em fazer a prova em SP, no computador e não me arrependo. Muito mas muitas questões envolvendo termo de abertura do projeto. Caíram uma 4 questões grandes envolvendo diagrama de rede, Muitas de riscos e algumas mais de valor agregado. Sobre qualidade, devorem as 7 ferramentas básicas. Várias questões perguntavam o que fazer com elas. Também haviam perguntas sobre auditoria. Estudem essa parte. O tempo foi corrido... Terminei faltando 20 segundos. Questões grandes tiveram que ser puladas e tratadas no fim. Eu estava com 16 minutos sobrando e, depois de umas 3 questões grandes, esse tempo se foi ficando negativo. Daí virou correria... Felizmente, consegui!
Luiz Santos - 11/11/2015

Passei ontem na prova de PMP, que fiz no Rio de Janeiro. Não achei uma prova fácil. Ao longo deste projeto de 200 questões notei que meu IDP estava lentamente ficando menor, estando inclusive até abaixo de 1 em determinado instante. A moral da equipe também estava ficando abalada tendo em vista a possível falha no projeto quando então resolvi técnicas para incentivar o time bem como otimizar o tempo, usando para isto técnicas de compressão de tempo e algumas vezes utilizando também o método dos Cálculos Hipotéticos Usando Técnicas de Estimativa. Ao final do projeto consegui reverter a situação incrementando o IDP levemente para um valor superior a 1, o que permitiu a execução de algumas ações de Controle de Qualidade com a inspeção das respostas.  Como eram muitas as respostas que precisavam ser inspecionadas tive então que realizar a ação apenas sobre uma pequena amostra da população total. Ao apertar o último dos últimos botões e esperar intermináveis segundos veio a resposta de “Congratulations!” Sobre a prova: Muitas perguntas de contextualização:Depois disto acontecer, o que você faria em seguida? Muito PMI-ismo onde a melhor resposta parece ser a resposta mais “politicamente correta”. Aconselho que saibam na ponta da língua todas as definições e a ordem em que acontecem. Quanto um fato acontece, deve-se primeiro atualizar a lista de riscos ou pode se ir diretamente para a solicitação de mudança? Muitas perguntas sobre Qualidade. Algumas perguntas sobre índices de desempenho e algumas sobre diagramas de Pert e caminho crítico. Estas questões sobre PERT foram fáceis, mas demoram muito tempo para serem respondidas pois as informações são dadas não em um diagrama pronto, mas em uma tabela. Assim é preciso primeiramente construir o seu próprio diagrama para então poder fazer as análises. Em uma pergunta vinha um enorme diagrama pronto mega complexo com muitas setas se cruzando para lá e para cá. Assustador! Mas a pergunta era: Qual a folga do caminho crítico? Sobre RH me lembro de uma pergunta que perguntava em qual fase da Escada de Tuckman (9.3.2.3) aconteciam os conflitos? Formação, Conflito, Acordo, Desempenho ou Dispersão? (na verdade não me lembro exatamente do enunciado, só das respostas) Uma das respostas era “Conflito” o que achei que era pegadinha... Mas como a mesma resposta em Inglês era “Storming” (não tão óbvia), então fui nesta mesmo.
Erik Bronger - 06/11/2015

Ontem tive o prazer de realizar a prova de certificação e receber minha aprovação. Sobre a prova, eu a classificaria como uma avaliação que foca na tomada de decisão. São questões circunstanciais que exigem conhecimento em todo o processo. Deve ter caído pelo menos 5 questões nos indicadores de desempenho (IDC, IDP, etc), usar estes caras no meu dia a dia deu uma boa vantagem. Não tive nenhuma surpresa na prova, portanto o curso na PM Tech e o estudo completo do PMBOK (2 meses para ler o livro inteiro, reler a parte de integração, fazer um simulado e reler nas áreas em que eu estava fraco) foram suficientes para me ajudar na Certificação. Obs.: Não decorem o PMBOK, não serve para nada na prova. O Mauro Sotille está correto em afirmar sobre o entendimento dos processos ser mais válido que a decoreba.Estou indo atrás da CANECA.
Ricardo Carmo de Souza - 03/11/2015

Quero compartilhar com vocês minha alegria pela aprovação no Exame PMP! Agradeço ao Mauro Sottile pelas dicas  e pelas aulas na capacitação. Fiz em computador, no Rio de Janeiro. Utilizei quase as 4 horas para fazer a prova, tive tempo de revisar questões marcadas também. A maior pressão foi o tempo, pois tem que dar uma olhadinha de vez em quando para que ele não escape. :-) Caíram muitas questões de Qualidade e Risco e, claro, bastante de IDP, IDC, VPR e ENT. Caíram umas três com diagrama de rede e mais umas três sobre canais de comunicação (situações em que canais foram adicionados). Meu estudo iniciou com a leitura do PMBOK e, a cada área lida eu já fazia um resumo escrito. Isso me ajudou muito a fixar o conteúdo e foi aí que as peças se encaixaram. Também fui registrando o tempo de estudo numa planilha e isso me deu mais consciência do andamento, parece que o estudo está se concretizando. Depois, passei a fazer simulados. Há questões com pequenos detalhes e muitos conceitos. Por fim, foquei nas questões que exigiam fórmulas. Durante os últimos dias de estudo, passei a reescrever algumas fórmulas numa folha e fazia isso todos os dias. A dica de chegar e já passar as fórmulas para o papel dá uma tranquilidade durante a prova. Também quero a minha CANECA Mauro! Quero utilizá-la com muito orgulho! Para aqueles que estão no caminho, digo que tenham consistência no estudo e que foquem na compreensão dos conteúdos. Acreditem em si mesmos!
Daniela Stiebe - 30/10/2015

"Passei ontem no exame PMP, em Belo Horizonte. Os simulados da PM Tech foram fundamentais para meu aprendizado. Sendo assim, venho agradecer pelo excelente conteúdo."
Thiago Starling - 08/10/2015

É com imensa felicidade que comunico que agora Eu Também Sou PMP! Fiz a prova em um centro Prometric em Brasília. A prova é realmente muito exaustiva. Mesmo assim, terminei em 3 horas e ainda tirei uma pausa na metade da prova para ir ao banheiro e beber água. A questão aquela que pedia para calcular o numero de canais de comunicação contendo uma parte interessada trabalhando em tempo parcial caiu em minha prova também; Muitas questões que envolviam solicitações de mudança; Caíram muitas questões de Riscos; Caíram muitas questões perguntando sobre a melhor ferramenta/técnica de um processo e também sobre entradas e saídas; Todas as questões que envolviam cálculo de custos eram muito fáceis; Utilizei a técnica do braindump. Muito boa :) Todas as questões que envolviam cronograma eram simples. Tinha uma que montava um enorme diagrama de rede e perguntava a folga do caminho crítico. Claro que nem precisou calcular, pois como não tinha restrições de data fim do diagrama a resposta era 0; Caiu para mim uma questão pedindo pra calcular o caminho crítico de um diagrama com a notação "atividade na flecha".
Filipe Hoffmeister - 07/10/2015

Passei na prova no PMP. Obrigada por tudo! O treinamento foi muito útil e o material da PM Tech ajudou muito.
Graziele Inacio - 05/10/2015

Mauro, quero agradecer pelo auxílio que o Curso de Preparação me deu para conseguir me certificar. Os simulados também foram fundamentais e muito coerentes com a prova. Um abraço e aguardo ansioso pela caneca!
Felipe Massari Pereira - 25/09/2015

Consegui minha cerficação PMP! Agradeço muito a você a toda a equipe do PM Tech pelo apoio com o Gerenciador de Exames! Ele foi fundamental para minha aprovação! Mais uma vez, muito obrigado!
Eurico Nicacio - Rio de Janeiro/RJ - 27/08/2015

Muito obrigado pelos esclarecimentos de dúvidas. Fiz o exame ontem em Curitiba e fui aprovado.
Emerson Hauser - 06/08/2015

Fui aprovado no último exame PMP. Como faço para receber a caneca? :)
Jean Michel - 23/06/2015

Passei na prova! As aulas, materiais e dicas ajudaram muito. Bem desgastante a prova, usei as 4 horas. Os simulados ajudaram muito, mas na hora da prova a pressão te deixa em dúvida até do sobrenome!
Lucas Krauspenhar - 23/06/2015

Fiz o exame no último dia 6 de junho e recebi ontem o comunicado da minha aprovação. Foi a primeira vez que fiz a prova. Não fosse pelo curso, não acredito que teria passado. Obrigado.
Marcio Cassol - 23/06/2015

Mais um PMP. Obrigado pela ajuda em todos os momentos.
Mauro Spader - 23/06/2015

Chegou finalmente o resultado!! Sou oficialmente PMP. Aconteceu de tudo, inscrição, cair em auditoria, validar tudo e mandar para os Estados Unidos enfim… uma história que contou com o apoio de muitos e que tem agora um final feliz
Luis Sudhir - 23/06/2015

Pode separar a caneca que a certificação é minha!!!! recebi o email com o resultado da prova em papel que fiz em POA. O curso e as técnicas aprendidas foram essenciais para atingir esta conquista, consegui preparar um braindump de uma página que me ajudou muito e agilizou a performance, terminei a prova 30min antes do final e tive tempo para revisar as questões mais "encardidas".
Renan Fávero da Silva - 23/06/2015

Fiz o curso de Capacitação em Gerenciamento de Projetos com a PM Tech e  me certifiquei como PMP. Optei por fazer a prova digital em Curitiba. Além do curso, adquiri também o livro "Gerência de Projetos - Guia para o exame oficial do PMI" da autora Kim Heldman, que considerei muito bom. Para os estudos utilizei a técnica de criação de resumos, primeiro da apostila da PM Tech e posteriormente do livro da Kim Heldman, além é claro dos excelentes simulados fornecidos no CD do Curso. Vale a pena fazer cada um deles e criar resumos com as questões que você errou, assim como sugerido na técnica do braindump do Mauro.
Utilizei ainda Post-Its para listar os processos nos quais tive mais erros nos simulados. Todos os dias eu dava uma lida nesta representação. Optei pela prova digital: Vale a pena o custo adicional, principalmente se você, assim como eu, não é muito rápido na interpretação das questões. Só o fato de não ter que transcrever as respostas já aumenta o tempo médio por questão de 50 para 72 segundos, ou 50 questões por hora. Não é permitida a entrada com nenhum objeto na sala de prova, nem mesmo chicletes, balas ou água. Todos os itens devem ser deixados do lado de fora. Há ainda um rigoroso protocolo de entrada e saída que toma um certo tempo nas idas ao banheiro - logo, vale a dica de não se hidratar em excesso nas horas próximas à prova.
Ficou claro que o PMI não é adepto de "decoreba" e que as questões muitas das vezes englobam mais de um assunto, o que em alguns casos chega até a facilitar o raciocínio associativo, principalmente se você associar com experiências vividas, mas ao mesmo tempo requer mais atenção na análise das respostas.
Outro ponto bem interessante é em relação as questões relativas à Ética: é essencial ter ter certeza que você está "pensando como o PMI" neste assunto.
José Mário de Coimbra Leão - 19/04/2015

Informo que passei na prova de certificação feita em Porto Alegre agora em março, onde o curso de capacitação do Sotille ajudou muito!
Alex Rosa - 09/04/2015

Realizei a prova de certificação PMP no RIO e consegui aprovação. Gostaria de agradecer ao Mauro Sotille, que foi o grande incentivador da minha carreira de GP e também para PM Tech, que sempre proporcionou materiais atualizados e de ótima qualidade. Sobre a prova, posso confirmar que todas as 4 horas são necessárias e que a experiência e raciocínio contam muito, além é claro de muitos estudos. Foram mais de 20 questões envolvendo cálculos, principalmente VA, IDC e IDP, portanto é muito importante dominar estes pontos e usar o raciocínio para responder. Haviam muitas questões com foco em Escopo e Risco. Não haviam muitas questões diretas ou que pudessem ser consideradas fáceis. Espero que ainda possa receber minha CANECA, objeto de desejo de todos os GPs.
Cesar Beck - 31/03/2015

Gostaria de pedir a caneca “Eu sou PMP”.
Dennis Yonashiro Bocuzzi - 09/03/2015

Fiz a prova em papel em POA no dia 07/Mar e fui aprovado - recebi o resultado sexta-feira passada. O reporte que recebi apenas indicou meu desempenho nas fases IPECE. O curso preparou muito bem mesmo, parabéns. Abraços e obrigado pelo apoio.
Alexandre Feijó - 07/03/2015

O Curso de Preparação para a Certificação PMP foi essencial para que eu conseguisse a certificação. O curso é ótimo.  Valeu o investimento!
Elaine Jesus - 10/02/2015

É com prazer que informo que fui aprovado no exame para PMP ontem, em Curitiba. Agradeço a vocês pelo apoio, as dicas e simulados. Agora quero a minha caneca eheheheh
Mauro Pires - 28/01/2015

Façam o curso do Mauro, anotem e perguntem muito, olhem as referências. Façam muitas vezes os simulados anotando os erros e buscando no PMBOK. Leiam a apostila do curso e façam simulados com 03 áreas, assim o simulado fica menos cansativo e você consegue absorver mais conteúdo;  Faça muitos exercicios que usem as fórmulas elas são muito usadas na prova. Durma bem no dia anterior a prova e fique tranquilo. Marque questões que tiver dúvidas e revise se sobrar tempo.
Cassiano Ricardo Neubauer Moralles - 12/01/2015

 

Mais Depoimentos »