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Análise de Negócios
na estratégia organizacional

 
Conheça as principais técnicas de Análise de Negócios para apoiar a definição e avaliação da estratégia organizacional ou de um negócio específico


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Em um cenário de grandes incertezas decorrentes de expressivas e cada vez mais frequentes mudanças a nível global e regional, o desenvolvimento da competência para a análise estratégica torna-se crucial.

Durante o curso os participantes irão desenvolver a definição de estratégia para um negócio utilizando o Lean Business Model Canvas (Lean BMC) e o Balanced Scorecard (BSC), familiarizando-se com estas e outras técnicas de Análise de Negócio.

Explore as técnicas de visualização de análise e desenvolvimento de estratégia, aplique as principais técnicas e ferramentas para qualificar tais estratégias, utilizando boas práticas e exemplos de mercado.
 

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Público Alvo

Analistas de negócios que trabalham em projetos e programas, gerentes de projetos e programas que realizam análises de negócios como parte de seu trabalho, gestores de produto, responsáveis por análise funcional, patrocinadores (executivos), membros de equipes de gestão de projetos, profissionais que pretendam obter a certificação PMI-PBA.
 

Programa

1. O conceito de estratégia e sua aplicação

  • O atual contexto de mudanças radicais e cada vez mais rápidas
  • O desafio das organizações de sobreviver no atual contexto
  • O Balanced Scorecard (BSC)
  • O CANVAS como instrumento de comunicação e integração
  • O BMC e o Lean BMC

2. Montagem e avaliação do mapa estratégico

3. Estabelecendo o consenso em torno do problema ou oportunidade

  • Contextualizando
  • Identificação das Partes interessadas
  • Investigando o problema ou oportunidade
  • Análise Causa Raiz (RCA)
  • Obtendo aprovação e consenso das partes interessadas quanto ao problema ou oportunidade

4. Avaliando a atual situação e status da organização

  • Visão e Missão
  • Fatores que tem sido chave no sucesso
  • Análise SMART
  • Análise SWOT
  • Modelo McKinsey 7S
  • Critério Relevante

5. Identificação das competências/capacidades necessárias para endereçar a situação

  • 5 forças - Porter
  • Diagramas de afinidade
  • Tabela de competências organizacionais
  • Cadeia de valor
  • Modelo Kano
  • Benchmarking

6. Avaliação da estrutura e arquitetura atuais da organização 

  • Fluxo de processos
  • Arquiteturas organizacionais e de negócio
  • Estrutura de competências organizacionais
  • Matriz BCG (ciclo produto)
  • Matriz Ansoff (organização e ambiente)
  • Análise campo de força - Kurt Lewin

7. Identificação dos GAPs nas competências organizacionais

8. Definindo as ações necessárias para endereçar as necessidades de negócio

  • Abordagem em alto nível para adicionar as competências requeridas
  • Avaliação de alternativas para satisfazer as necessidades identificadas
  • Verificar as premissas, restrições e riscos de cada alternativa
  • Avaliar a viabilidade e os impactos organizacionais de cada alternativa
  • Recomendação da alternativa mais viável

9. Montagem do Business Case ou Business Plan

  • Certificação PMI-PBA®
  • O IIBA, certificações CBAP® e CCBA® e o BABOK® 3
  • PBA Guide x BABOK3

Objetivos

O curso visa prover os participantes com as ferramentas, práticas e melhor abordagem para definir e avaliar propostas de estratégia organizacional ou de um negócio específico.
 

Metodologia

O curso usa uma abordagem didática baseada em estudo de problemas (PBL – Problem Based Learning), um método de instrução caracterizado pelo uso de problemas da vida real para estimular o desenvolvimento de pensamento crítico e habilidades de solução de problemas e a aprendizagem de conceitos fundamentais da área de conhecimento em questão.

Vem em resposta à insatisfação dos treinandos frente ao grande volume de conhecimentos percebidos como irrelevantes à prática. Como um método de aprendizagem e instrução, O PBL está pautado no pressuposto de que o conhecimento prévio com relação a um assunto – ativado nesta abordagem durante a análise inicial do problema – determina a natureza e a quantidade de conhecimentos novos que podem ser processados.

O PBL se apoia na psicologia cognitiva quando pressupõe que a forma como os conhecimentos são estruturados na memória torna-os mais ou menos acessíveis. Este pressuposto seria facilitado nesta abordagem por intermédio da reestruturação, por parte dos alunos, dos conhecimentos aprendidos para que se ajustem ao problema proposto. Isto é alcançado por meio de discussões em grupo antes e depois de novos conhecimentos serem aprendidos por meio de aplicação em exercícios. Neste treinamento, é feita uma breve apresentação inicial das informações para em seguida realizar as discussões e oficinas.
 

Certificação Professional in Business Analysis (PMI-PBA)®

A certificação PMI-PBA dá destaque a seus conhecimentos em análise de negócios, enfocando sua habilidade de trabalhar efetivamente com as partes interessadas para definir os requisitos do negócio, moldar o resultado de projetos e conduzir os resultados de negócios ao sucesso

Clique aqui e saiba mais sobre a Certificação PMI-PBA®

O curso complementa as horas de treinamento necessárias para obter essa certificação.

PDUs

Para os já certificados o curso oferece 16 PDUs de educação no domínio Strategic and Business Management, conforme a nova versão do PMI’s Continuing Certification Requirements (CCR). Cabe lembrar que o profissional certificado precisa acumular no mínimo 8 PDU’s de educação neste domínio para poder renovar a sua credencial profissional.
 

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Exclusivo

Todos os alunos serão inscritos na Comunidade Virtual PM Tech - Fórum de discussão na internet exclusivo para os alunos dos cursos e que visa a troca de informações, conhecimento e oportunidades de atuação em projetos.

Leve o curso para a sua empresa

Faça como o Aeroporto de Viracopos, AG2,  AGCO, Andrade Gutierrez, Arezzo, Banco do Nordeste, Banco Topázio, Banrisul, Camargo-Correa, CDL, Comil, Dell, DHB,  Ecossis, Eletronorte, Embraer, Embratec, Gerdau, Grendene, Infraero, John Deere, JPTE, JTI, Mectron, Mendes Junior, Oi, SEFAZ, SPM, TNT Mercurio, Petrobrás, Stefanini,  Springer, Schweitzer, TRE, TRT, Unimed, Yara e outras. Ligue para a gente.
 

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