Gerenciador de Exames Simulados PM Tech

Suporte

 

1. Informações Gerais
2. Apoio à instalação - Resolução de problemas
3. Apoio à operação - Resolução de problemas
 

1. Informações Gerais

1.1 Em qual sistema operacional o Gerenciador de Exames opera?

 

O Gerenciador de Exames é um aplicativo Windows.

1.2 O Gerenciador de Exames funciona no Mac?

 

O Gerenciador de Exames é um aplicativo Windows. O Windows pode ser instalado no Apple Mac utilizando-se o Assistente do Boot Camp incluído no Mac ou uma máquina virtual, como Parallels, VMWare Fusion, Virtual Box, etc.  

A vantagem de uma máquina virtual como o Parallels, é que esta não exige reiniciar o Mac para usar o Windows e também roda em Macs que não têm o chip Intel (como os M1, M2, etc.). Já o Boot Camp (incluído no Mac) requer um Mac com processador Intel.

Acesse aqui um arquivo Word com dicas e orientações sobre como obter uma máquina virtual para o Mac e instalar o Windows.

1.3 Posso copiar o sistema para outra máquina?

 

O sistema, uma vez instalado, não pode ser copiado para outra máquina. A simples cópia de arquivos não habilitará o sistema a operar em outro equipamento. Exceções serão tratadas caso a caso, pois será necessário emitir nova licença de instalação.

1.4 Por quanto tempo o sistema funciona?

 

O sistema funciona por 1 ano após sua instalação (versões especiais podem ter duração diferente, previamente informada).

1.5 Qual a diferença entre a data de expiração da licença de instalação e a data de validade do sistema?

 

A licença de instalação expira em poucos dias, em data que lhe foi informada. O sistema, uma vez instalado, funciona por 1 ano (versões especiais podem expirar em uma data fixa, informada no sistema).

1.6 Se eu instalar uma nova versão, eu perco meu histórico?

 

Se você é usuário de versão anterior do sistema, recomendamos desinstalar a versão anterior. Seu histórico será preservado.

1.7 Em quantas máquinas o sistema pode ser instalado?

 

Cada licença é registrada em nossa base de dados e associada a um usuário, o qual é autorizado a uma instalação da versão atual do sistema.

1.8 Como obtenho atualizações do sistema?

 

A instalação do sistema não habilita o usuário a instalar as futuras versões comerciais do mesmo, as quais deverão ser adquiridas junto à PM Tech.

 

2. Apoio à Instalação

2.1 Após a inclusão do código, o botão "próximo" permanece inacessível. O que posso fazer?

 
  • Verifique se não passou a data de expiração do código, a qual lhe foi informada
  • Verifique se você está inserindo todo o código, o qual tem cerca de 100 caracteres, iniciando com #S# e encerrando com #E#
  • Verifique a data no calendário de sua máquina

2.2 A instalação não se completou. O que posso fazer?

 

Se o ícone do sistema não aparecer em sua área de trabalho, provavelmente a instalação não se completou adequadamente. Faça a reinstalação do sistema.

É necessário que o usuário tenha privilégios de administrador do computador, de modo a garantir a correta instalação e operação do sistema. Se necessário, clique com o botão direito e selecione "Executar como Administrador".

Pode ser também que seu anti-vírus tenha se equivocado e impedido a instalação. Desative seu anti-vírus temporariamente e faça a reinstalação do sistema.

2.3 Ao executar o “Gerenciador.exe” apareceu a mensagem: “Este programa necessita uma licença. Se você possui uma, selecione OK para digitá-la”. A seguir apareceu uma tela solicitando “Nome” e “Licença”. O que devo digitar neste campo?

 

 

Isso quer dizer que uma das seguintes situações ocorreu:

a) O programa não foi corretamente instalado.
A senha que a PM Tech disponibiliza é para executar o instalador, o qual se encarrega desta licença interna solicitada pelo programa. Se o programa está corretamente instalado essa mensagem não aparece.
Solução: Não digite sua senha nessa tela. Ela é de uso interno do sistema de simulados. Execute novamente o instalador do sistema, com privilégios de administrador, e digite sua senha no programa instalador.

b) Os arquivos, uma vez instalados, foram copiados para outra máquina.
Solução: O sistema, uma vez instalado, não pode ser copiado para outra máquina. A simples cópia de arquivos não habilitará o sistema a operar em outro equipamento. Execute o instalador do sistema.

2.4 O Windows exibe uma mensagem, informando que o “Windows SmartScreen impediu a execução desse aplicativo” ou "O Windows protegeu seu PC impedindo a execução desse aplicativo potencialmente malicioso". O que fazer?

Como desbloquear programas no Windows SmartScreen:

1. Se a tela abaixo for exibida, clique em “Mais informações“.
 


 

2. Em seguida, clique em “Executar assim mesmo” para abrir o programa.
 


 

Uma característica interessante do Windows SmartScreen é que ele memoriza as decisões. Portanto, você não precisa desbloquear o arquivo toda vez, da próxima vez a janela do SmartScreen não será mais exibida.

Como desbloquear permanentemente o Windows SmartScreen:

1. Abra o menu Iniciar, pesquise por SmartScreen (ou pressione a tecla Windows + Q) e clique em "Alterar configurações SmartScreen".
2. No lado direito, clique em Configurações de proteção com base em reputação (Reputation Based Protection Settings) na opção Proteção com base em reputação (Reputation Based Protection).


 

3. Desligue a opção Verificar aplicativos e arquivos (Check Apps and files)
OBSERVAÇÃO: Clique em Sim no prompt do UAC para continuar.

4. Se desejar, você também pode desativar o SmartScreen para o navegador Edge e para apps da Microsoft Store.

5. É isso. Feche a janela de Segurança do Windows.

2.5 Você recebeu a mensagem “O aplicativo que você está tentando instalar não é um aplicativo verificado pela Microsoft”. O que fazer?

 

O que isto significa? Significa simplesmente que o aplicativo veio de algum lugar diferente da Microsoft Store.

O que fazer
Se você recebeu a mensagem “Instalar mesmo assim”, basta clicar no botão e a instalação irá prosseguir.

Se você não recebeu o botão "Instalar mesmo assim":

A) PRIMEIRO VERIFIQUE SE O WINDOWS NÃO ESTÁ NO MODO S

O Windows no modo S é uma versão do Windows simplificada. Para aumentar a segurança, ele permite apenas aplicativos da Microsoft Store e requer o Microsoft Edge para navegação segura

Saindo do modo S no Windows 10:

1. No seu computador com Windows 10 no modo S, abra Configurações > Atualização e segurança > Ativação.
2. Encontre a seção Alternar para o Windows 10 Home ou Alternar para o Windows 10 Pro e selecione o link Ir para a Store.
Observação: Não selecione o link em Atualizar sua edição do Windows. Esse é um outro processo que manterá você no modo S.
3. Na página que aparece na Microsoft Store (Sair do modo S ou uma página semelhante), selecione o botão Obter. Depois de confirmar essa ação, você poderá instalar aplicativos de fora da Microsoft Store.

Saindo do modo S no Windows 11:

1. No computador que executa o Windows 11 no modo S, abra Configurações > Sistema > Ativação.
2. Encontre a seção Alternar para o Windows 11 Pro e selecione o link Ir para a Store.
Observação: Não selecione o link em Atualizar sua edição do Windows. Esse é um outro processo que manterá você no modo S.
3. Na página que aparece na Microsoft Store (Sair do modo S ou uma página semelhante), selecione o botão Obter. Depois de confirmar essa ação, você poderá instalar aplicativos de fora da Microsoft Store.

B) AGORA ALTERE O PADRÃO DA CONFIGURAÇÃO DA MICROSOFT STORE

1. Toque em Iniciar, Configurações e selecione Aplicativos (em Inglês: Start --> Settings --> Apps)
2. No painel de configurações em Aplicativos e Recursos (Apps & Features), encontre Escolher de onde baixar os aplicativos (Choose where to get apps)
3. Altere a configuração para De qualquer lugar (Anywhere).

2.6 A lista de exames está vazia e o botão "iniciar' não funciona. O que fazer?


 

Quando o usuário que instala o sistema não têm privilégios de “Administrador”, o sistema pode não conseguir armazenar o caminho dos exames. 

Opções:

a) Reinstalar o sistema clicando com o botão direito no mouse no arquivo Gerenciador_de_Exames.exe e escolhendo a opção “Executar como Administrador”

 ou

b)  Adicionar os caminhos para os exames manualmente, da seguinte maneira:

  • Acesse a opção Arquivo > Adicionar no menu do sistema.
  • Acesse a pasta C:\Program Files (x86)\PM Tech\ (onde estão os exames PMP, em arquivos que finalizam com .exm). No caso de outros simulados os exames estarão em subdiretórios, com outra terminação (.cap, .sp, etc.).
  • Clique em cada exame e pressione o botão “Abrir”.
  • Repetir o processo para cada um dos exames.

Isso deve incluir os exames na lista.

2.7 O sistema informa que o arquivo .exm não pode ser encontrado. O que fazer?


 

O sistema se instala no diretório padrão de programas do computador (por exemplo, C:\Program Files (x86)\PM Tech\) ou em outro diretório que o usuário escolha durante a instalação. Essa localização é mantida internamente no sistema, mesmo que o usuário mova os arquivos. 

Caso os arquivos sejam movidos para outro diretório, o sistema não vai encontrar os exames. Nesse caso, há três opções:

a) Mover os arquivos de volta para o diretório original escolhido na instalação;

b) Reinstalar o sistema, informando o novo diretório na instalação (assim o sistema saberá automaticamente onde os arquivos estão);

c) Acrescentar os arquivos de exame manualmente acessando a opção Arquivo > Adicionar no menu do sistema. Nesse caso os apontamentos para os exames que não estavam sendo encontrados podem ser excluídos.

2.8 O seguinte erro é gerado: Failed to execute target process (error code 5).

 

 
Este erro é raro e pode aparecer quando você tentar copiar determinados arquivos de uma pasta para outra pasta, ou quando você está tentando fazer o download de determinados arquivos e armazená-los em seu computador e a opção Data Execution Prevention (DEP) está configurada em seu Windows. Para resolver:

  • Abra o Windows Explorer arquivo pressionando as teclas 'Windows + E' simultaneamente.
     
  • Localize o arquivo executável que está gerando a mensagem de erro 5. Para a maioria dos programas, o executável será localizado no subdiretório 'Nome do programa/arquivos de programa' da unidade local do seu computador (por exemplo, 'Gerenciador.exe' na pasta 'PM Tech' nos Arquivos de Programas).
     
  • Clique com o botão direito no arquivo executável que está gerando o erro.
     
  • Abra o menu de 'Propriedades' do programa, clique na guia 'Geral' e veja se aparece a seção 'Segurança', que mostra um texto informando que "este arquivo pode ter vindo de outro computador e pode estar bloqueado para ajudar a proteger este computador". Esta seção só aparece se o arquivo está bloqueado!
     
  • Clique no botão do menu de 'Desbloquear' que está localizado sob o guia do menu 'Avançado', seguido do botão 'Aplicar'. Agora a mensagem de erro 5 já não será gerada ao tentar abrir ou executar o arquivo.
     

2.9 Aparece o erro: 'Este aplicativo não pode ser executado em seu PC'. Para localizar uma versão para seu PC, consulte o fornecedor do software. O que fazer?


   

Solução 1 - Desative temporariamente o anti-vírus

Seu anti-vírus pode se confundir e interromper a execução do instalador. Desative seu anti-vírus temporariamente e faça a reinstalação do sistema. Lembre de, depois do sistema estar executando, reativar o anti-vírus.
 

Solução 2 - Download corrompido

Ao fazer um download, o arquivo baixado pode ter sido corrompido e isso pode ser a causa do erro ao tentar executar o programa. Nesse caso, é necessário limpar o cache do seu navegador, baixar e instalar o programa novamente. Depois, execute o aplicativo para ver se o problema foi resolvido.


Solução 3 - Programa precisa de privilégios de administrador para ser executado

Outra possibilidade está na questão das permissões de execução. Pode acontecer de você tentar executar o programa, e não ter as permissões necessárias para a execução. Para saber se esse é o problema, faça login com sua conta de administrador e execute o programa.

Caso não queira fazer login como administrador, clique com o botão direito sobre o executável do aplicativo e selecione a opção “Executar como Administrador”.


 

Solução 4 - Compatibilidade

Embora o sistema execute sem problemas em todas as versões do Windows, pode estar ocorrendo uma situação especial em seu PC. Tente executar o sistema no modo de compatibilidade do Windows 7. Clique com o botão direito do mouse no instalador ë selecione "Solucionar problemas de compatibilidade". Escolha Windows 7.
 

Solução 5 - O atalho não é o suficiente?

Caso o erro esteja acontecendo ao usar o atalho do programa, experimente acessar a pasta de aplicativo e veja se consegue iniciá-lo, clicando no seu arquivo executável (.exe).
 

Solução 6 - Desative o SmartScreen

A execução do programa também pode ter sido interrompida pelo recurso SmartScreen. Portanto, experimente desativar o recurso temporariamente.

1. Abra o menu Iniciar, pesquise por SmartScreen (ou pressione a tecla Windows + Q)  e clique em "Alterar configurações SmartScreen" (se não abrir, quer dizer que o SmartScreen não está ativo em seu computador).
2. Clique na opção "Alterar as configurações do Windows SmartScreen" exibida do lado esquerdo.
3. Por fim, selecione a opção "Não fazer nada (desligar o Windows SmartScreen)" e clique em "OK".


Solução 7 - Ative o sideloading para poder instalar aplicativos

Se a sua versão do Windows não permite que você execute e instale aplicativos sem usar a Windows Store, então ative o Sideload para concluir a instalação.

 

Solução 8- Use a inicialização em modo de segurança

Uma opção para executar o programa, seria o uso de uma inicialização limpa do sistema. Isso pode ser feito através da remoção de programas que iniciam junto com o sistema, ou escolhendo a opção “modo de segurança”.

Inicie o sistema e tente executar o programa. Se conseguir, então você terá que identificar manualmente e eliminar o processo ofensivo que está bloqueando o Windows de executar o aplicativo na inicialização normal. Assim que você encontrar esse processo, lembre-se de sair do modo de segurança.


Solução 9 - Criar uma nova conta de administrador

Se esse problema persistir, pode ser devido a um problema com sua conta de usuário e, para corrigir esse problema, talvez seja necessário que você crie uma nova conta de administrador. Para fazer isso, siga estas etapas:

  • Abra o aplicativo Configurações e vá para Contas > Família e outras pessoas
  • Navegue até a seção Outras pessoas e clique em Adicionar outra pessoa a este PC
  • Escolha Não tenho as informações de entrada desta pessoa
  • Agora, selecione Adicionar um usuário sem uma conta da Microsoft
  • Digite o nome e a senha da nova conta de administrador
  • Você deve ver a nova conta disponível na seção Outros usuários
  • Selecione a nova conta e clique no botão Alterar tipo de conta.
  • Deixe habilitada a opção de Administrador.
  • Confirme com OK para finalizar.
  • Faça Logoff da conta atual e ingresse na nova.

Se o problema for resolvido, você precisará mover seus arquivos e pastas pessoais para esta conta e usá-la em vez de sua conta antiga.

 

2.10 Após a instalação, clico no ícone em minha tela e o instalador reinicia.


 

Se você colocou o instalador do sistema em sua área de trabalho, ele também vai ter um ícone. Verifique se você não está clicando no ícone incorreto em sua área de trabalho.

 

2.11 Meu problema não está relacionado à nenhuma das opções anteriores. O que posso fazer?

 
  • Pode ter havido algum erro na baixa ou descompactação do programa. Favor baixar o arquivo do sistema novamente de nosso website e reinstalar.
  • Seu sistema pode exigir que programas sejam executados somente por administradores. Nesse caso, clique com o botão direito no ícone do programa e escolha a opção de executar como administrador
  • Verifique se seu anti-vírus pode estar causando algum problema. Desative seu anti-vírus temporariamente e faça a reinstalação do sistema.
  • Se o computador for de sua empresa, talvez eles não lhe permitam instalar programas. Nesse caso, solicite ao pessoal de TI da empresa que libere a instalação.
  • Caso as informações dessa página não tenham resolvido seu problema, entre em contato conosco.

 

 

3. Apoio à Operação

3.1 Após instalado, é possível paralisar a execução de um simulado e continuar posteriormente?

 

A opção "pausa" paralisa o relógio (timer) possibilitando continuar a execução do simulado sem fechar a tela.

3.2 Como refazer simulados?

 

Os simulados podem ser refeitos quantas vezes o usuário desejar, dentro do período de validade do sistema, utilizando-se o histórico de simulados salvos feitos anteriormente.

3.3 O sistema mostra a mensagem “O relógio do sistema aparentemente foi atrasado, o que ativou o sistema de segurança neste programa. Por favor, corrija o relógio do seu sistema antes de tentar executar o programa novamente”.

 
  • O Gerenciador de Exames possui um sofisticado conjunto de testes para garantir que o relógio do computador não tenha sido alterado para uma data passada, o que pode configurar uma tentativa de burlar as restrições de licença do programa. Se o usuário altera o relógio para uma data mais cedo que o presente, recebe a mensagem acima. O Gerenciador de Exames não vai ser executado até que a data seja retornada para a data presente novamente.
     
  • É possível que o sistema de detecção de alteração da data do Gerenciador de Exames tenha sido acionado por acidente, por exemplo, alterando a data do relógio do computador para uma data futura e então novamente alterando novamente para o presente. Se isto acontecer, a única forma de fazer o sistema voltar a operar será através do uso de uma chave especial, a qual deve ser solicitada à PM Tech através da página de contato.

3.4 Como inserir a chave de correção do relógio do sistema.

 
  • Execute o programa e ao receber a mensagem de erro “O relógio do sistema aparentemente foi atrasado..." mantenha pressionada a tecla Shift enquanto clica no botão OK; isso abrirá uma a janela onde você poderá inserir a chave para correção do relógio.
     
  • Se o relógio do sistema agora estiver correto, isso corrigirá o sistema. O usuário receberá um relatório informando se o sistema foi corrigido. Em alguns casos extremamente raros, pode ser necessário reiniciar o sistema e tentar uma segunda vez.
     
  • A chave é válida apenas por alguns dias. Uma vez utilizada com êxito, a chave é invalidada e se você alterar a data novamente deverá nos contatar para obter uma nova chave.

3.5 O histórico dos exames realizados não é gravado.

 

É necessário que o usuário tenha privilégios de administrador do computador, de modo a garantir que o histórico seja gravado. Se necessário, reinstale o sistema, clicando com o botão direito e selecionando "Executar como Administrador".

PM Tech Capacitação em Projetos | Telefone de Contato: (51) 3084-3122 | E-mail:
© PM Tech 2024.
Todos os direitos reservados.
PM Tech® é marca registrada da PM Tech Capacitação em Projetos.
 
Siga nos: Facebook   Twitter   LinkedIn   Instagram   Flickr   YouTube