PM Tech - Gerenciamento de Projetos

 

« Volta  |  Home » Certificação » Manter a Certificação

Como manter a sua certificação do PMI®
- Professional Development Units (PDUs)

O s profissionais certificados junto ao PMI são responsáveis por reportar suas atividades para manter sua credencial. Isso é feito através do acúmulo de Unidades de Desenvolvimento Profissional, conhecidas como PDUs (Professional Development Units).

  • Certificação PMP®, PgMP®, PfMP®, PMI-PBA®  ̶  60 PDUs a cada 3 anos
  • Certificação PMI-ACP®, PMI-RMP®, PMI-SP®  ̶  30 PDUs a cada 3 anos
  • Certificação CAPM®  ̶  não necessita PDUs. A exigência é refazer o exame dentro de 5 anos
 

O que é PDU?

PDU (Professional Development Unit) é a unidade de medida utilizada para quantificar atividades aprovadas de serviço profissional e aprendizagem. O PMI utiliza as PDUs para quantificar os cursos aprovados e atividades profissionais exercidas pelas pessoas certificadas, buscando garantir a manutenção das certificações.

Uma PDU é obtida para cada hora gasta em uma atividade ou experiência de aprendizagem. Estas atividades devem ter um mínimo 1 hora, podendo ser reportadas frações de 0,25 PDU a partir da primeira hora. São permitidos dez minutos de intervalo para cada hora em programas que excedam uma hora de duração (conceito de hora-aula).

Existem várias maneiras de se obter PDUs. A participação em cursos e seminários é um meio. Além disso, muitas atividades que você exerce também podem ser contabilizadas como PDUs.

 

Requisitos para a continuidade da certificação

Conforme o programa de Requisitos de Continuidade de Certificação (Continuing Certification Requirements - CCR), as categorias de PDUs são divididas em dois grupos:

  • Categorias de Educação: sem limite de PDUs no ciclo de 3 anos
  • Categorias de Contribuição com a Profissão: limite de 25 PDUs por ciclo de 3 anos

Nas categorias educacionais (sem limite no número de PDUs obtidas)

As PDUs Educacionais são organizadas em 3 áreas: Gerenciamento Técnico de Projetos, Liderança e Gestão Estratégica e de Negócios, conforme o Triângulo do Talento do PMI.

  • Matricular-se em cursos que tenham ligação com o tema gerenciamento de projetos, como Escritório de Projetos, de Portfólio, Melhores Práticas, ferramentas (como MS Project), Negociação, Liderança, Scrum, etc. Uma (1) hora de curso é igual a um (1) PDU.
  • Cursos acadêmicos, oferecidos por uma Universidade ou Faculdade.
  • Congressos: as palestras às quais você comparece dão direito a PDUs.
  • Eventos dos chapters do PMI.
  • Auto estudo pela internet.
  • Auto-aprendizado: Obter PDUs compartilhando os conhecimentos de gerenciamento de projetos com os seus colegas. Estas atividades podem ser discussões, sessões de coaching com colegas ou clientes utilizando materiais informativos tais como CD-ROMs, artigos, livros, vídeos, manuais de instrução. (OBS: o profissional pode obter no máximo 30 PDUs para estas atividades durante um ciclo CCR).

Nas categorias de contribuição com a profissão (limite de 25 PDUs por ciclo)

  • Atividades profissionais: Somente por exercer sua atividade como gerente de projetos você pode juntar 8 PDUs por ciclo.
  • Criação de novos conhecimentos em gerenciamento de projetos: Envolve autoria de livros ou artigos (mesmo que seja na newsletter de sua empresa), apresentação de palestras, cursos, seminários, podcasts, webinars ou mesmo ser o moderador de um painel ou discussão. (OBS: Tanto o tempo necessário para preparar ou criar este conhecimento, quanto o tempo para apresentá-lo, contam PDUs).
  • Serviço voluntário: Pode ser junto ao PMI (como diretor junto a um chapter ou membro de um comitê, nos eventos promovidos pelos chapters, nos grupos de revisão dos guias, etc.), em outra organização ligada a  gerenciamento de projetos, prestando serviços voluntários como gerente de projetos para a comunidade ou para um grupo de caridade.

Como devem ser reportadas as atividades?

O ciclo de 3 anos inicia no dia em que você passa no exame. Se após esse período você não tiver cadastrado as 60 PDUs e pago a taxa de renovação, sua credencial é "suspensa". Um ano depois, se os requisitos não forem atendidos , a credencial expira e você vai ter de fazer o exame novamente.

Os profissionais certificados são responsáveis por reportar as atividades conforme elas ocorrem. O melhor modo para reportar é entrar no site www.pmi.org e acessar o Continuing Certification Requirements System, clicando em "View PDUs" (https://ccrs.pmi.org/). Neste site (em Inglês) será mostrado um resumo das PDUs aceitas e será possível cadastrar novas.

OBS: Se você tiver mais PDUs que o necessário para completar seu ciclo CCR, você pode aproveitar até 20 PDUs obtidas no último ano do seu ciclo atual, para o próximo ciclo!

Clique aqui e saiba como cadastrar PDUs dos cursos da PM Tech

 

Auditoria

Algumas pessoas são aleatóriamente auditadas. Quem solicita PDUs deve manter um arquivo com as evidências, certificados, notas e datas das discussões ou leituras, cartas, agendas de cursos, publicações ou outros documentos relativos às atividades reportadas por até 18 meses após o final do Ciclo CCR.
 

Taxas

Para cadastrar os PDUs não é necessário pagar nada. No entanto, ao final do ciclo de 3 anos há uma taxa de renovação de US$ 60 para os filiados ao PMI e de US$ 150 para os não filiados.

Próximo da data de sua renovação você irá receber um e-mail do PMI com instruções.
 

Múltiplas Certificações

As PDUs usadas para manter outras certificações (como PMI-ACP, PMI-RMP, etc.) podem ser utilizadas para manter a certificação PMP, e vice-versa.
 

Mais informações

Há outras formas de obter PDUs. Maiores informações podem ser encontradas:

No blog da PM Tech

No website do PMI

PM Tech Capacitação em Projetos | Telefone de Contato: (51) 3084-3122 | E-mail:
© PM Tech 2016.
Todos os direitos reservados.
PM Tech é marca registrada da PM Tech Capacitação em Projetos.
PMI, PMP, CAPM, PMI-ACP, PMI-RMP, PgMP, PMBOK e o logotipo PMI
Registered Education Provider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc
PMI
Siga nos: Facebook   Twitter   LinkedIn   Google+   Flickr